Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Lançamentos da White Wolf: O “Brasil” e Seres Supernos

Teoricamente, ontem, dia 15 de abril, deveriam ter sido lançados os novos livros da White Wolf, no caso: Ancient Mysteries, Ancient Bloodlines (ambos para Vampiro: O Réquiem), Summoners (de Mago: o Despertar). Ainda que muitas lojas tenham recebido o mesmo, a Amazon parece ainda retê-los como pré-venda.

Conforme as pessoas foram recebendo os seus, detalhes sobre o primeiro livro começam a aparecer no fórum oficial da editora. Como já anunciado aqui, Ancient Myteries é um livro sobre os Anciões da sociedade vampírica, sobre a história da mesma e os mistérios que a circundam. O livro é de capa dura e inteiramente colorido (um pouco da arte exposta no preview está ilustrando o artigo), e aparentemente, todos os livros da linha Réquiem seguiram esse padrão de hoje em diante.

ancientmysteriesart2O Suplemento possui cerca de 200 páginas e é dividido em quatro capítulos. O primeiro se chama Perfurando a Neblina da Eternidade (Piercing the Fog of Eternity), que se resume a uma grande discussão sobre a Neblina das Eras, um dos maiores problemas da condição vampírica. Seus efeitos são discutidos com minúcias, assim como os métodos que os vampiro se utilizam para abranda-lo.

O Capítulo Dois: Libertos do Tempo (Unstuck From Time), é o que detalha os anciões. Como eles lidam com o despertar nas eras modernas (incluindo tentativas de doutrinar anciões confusos por parte dos mais jovens), e como cria-los como personagens jogadores. Aqui encontramos também méritos, fraquezas e Devoções poderosas. Assim como novas habilidades (História) e uma tabela completa de criação de personagem.
O Capítulo Três: Relíquias do Passado (Relics of the Past), é inteiramente dedicado à apresentação de NPCs. Todos anciões advindos das diversas eras e regiões cobertas no livro. Nada de fora do normal aqui, ainda que geralmente estes capítulos sejam os últimos.

Por fim, no Capítulo Quatro: Flashes na História (Flashpoints in History) temos diversos pontos cruciais da história vampírica, descritos com ampla descrição. Cada um deles ganha cerca de oito páginas e apresenta eventos ou personagens importantes tanto para os mortais, quanto para os amaldiçoados. Os Flashpoints apresentados são:

A Primeira Guerra Mundial(1914-1918)
A corrida do Ouro estadunidense (1839-1869)
A grande Rebelião da Índia (1857)
A Revolução Haitiana (1791)
A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648)
A Formação do Império Português (1415-1580)
O primeiro Reino da Tailândia (1238-1368)
As Cruzadas (1095-1300)
Mesopotâmia, Período Neo-Babilônico (625-539 AC)
Egito Antigo, O Reinado de Ramsés ( 1279 AC)

ancientmysteriesart1Todos, momentos completamente diferentes e interessantes da história humana. Fiquei particularmente intrigado com a inclusão do império português (e certamente tratará sobre a formação do Brasil, o que é muito interessante por que desde 2005 eu jogo uma crônica de Vampiro: o Réquiem que se passa exatamente nessa época, no Brasil do século XVI). Uma outra inesperada surpresa é a revolução Haitiana, extremamente relevante para todo o século XIX, que definiu a política escravista em quase toda América. De fato o único cenário que não me desperta interesse é a Corrida do Ouro, mas sei o quanto os americanos gostam dessa coisa de Western.

Infelizmente, o único comentário que temos até agora é muito escasso. Parece que no cenário apresentado da Mesopotâmia, existe os Edimmu, um tipo de espírito que é transmitido através da Diablerie. E os Sta-au (os cruéis), durante a corrida do ouro, amaldiçoados que não são Kindreds (pois não possuem clã), que podem estar ligados a uma das histórias apresentadas no Clanbook Nosferatu.

O livro irmão Ancient Bloodlines, ainda não recebeu comentários, mas acreditam se tratar de uma transcrição em regras de boa parte dos seres e linhagens apresentados em Myteries, essa informação, entretanto, ainda não foi confirmada.

Ninguém comentou também sobre o esperado Summoners, e até agora o que mais me chama atenção no livro, é a afirmação do autor Matt, que as criaturas que habitam os reinos supernos poderão ser invocadas no livro, assim como entidades ainda mais bizarras.

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Cthulhu Romano

Próxima publicação

Novidades no filme do Lanterna Verde

Comentários 6
  1. “almadiçoados que não são Kindreds (pois não possuem clã), que podem estar ligados a uma das histórias apresentadas no Clanbook Nosferatu.”

    Gostaria de saber um pouco mais sobre isso (eu não li o nosferatu clanbook).

  2. Bah, ainda me lembro do antigo WoD, onde o Brasil era uma enorme floresta amazônica cheia de lobisomens Garras Vermelhas (isso porque os lobos nem existem no Brasil…). Tomara que não repitam a dose no novo WoD.

    1. E o pior é que eles reclamam que os livros de cenário fora dos EUA não vendem bem, gato escaldado tem medo dágua 😀

      Mas eu ainda tenho interesse naquele suplemento de cenário pra o México, me disseram que ele é até razoável. Eu tenho (e uso) Chicago e é muito show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir