em

Lançamentos da White Wolf: O “Brasil” e Seres Supernos

Teoricamente, ontem, dia 15 de abril, deveriam ter sido lançados os novos livros da White Wolf, no caso: Ancient Mysteries, Ancient Bloodlines (ambos para Vampiro: O Réquiem), Summoners (de Mago: o Despertar). Ainda que muitas lojas tenham recebido o mesmo, a Amazon parece ainda retê-los como pré-venda.

Conforme as pessoas foram recebendo os seus, detalhes sobre o primeiro livro começam a aparecer no fórum oficial da editora. Como já anunciado aqui, Ancient Myteries é um livro sobre os Anciões da sociedade vampírica, sobre a história da mesma e os mistérios que a circundam. O livro é de capa dura e inteiramente colorido (um pouco da arte exposta no preview está ilustrando o artigo), e aparentemente, todos os livros da linha Réquiem seguiram esse padrão de hoje em diante.

ancientmysteriesart2O Suplemento possui cerca de 200 páginas e é dividido em quatro capítulos. O primeiro se chama Perfurando a Neblina da Eternidade (Piercing the Fog of Eternity), que se resume a uma grande discussão sobre a Neblina das Eras, um dos maiores problemas da condição vampírica. Seus efeitos são discutidos com minúcias, assim como os métodos que os vampiro se utilizam para abranda-lo.

O Capítulo Dois: Libertos do Tempo (Unstuck From Time), é o que detalha os anciões. Como eles lidam com o despertar nas eras modernas (incluindo tentativas de doutrinar anciões confusos por parte dos mais jovens), e como cria-los como personagens jogadores. Aqui encontramos também méritos, fraquezas e Devoções poderosas. Assim como novas habilidades (História) e uma tabela completa de criação de personagem.
O Capítulo Três: Relíquias do Passado (Relics of the Past), é inteiramente dedicado à apresentação de NPCs. Todos anciões advindos das diversas eras e regiões cobertas no livro. Nada de fora do normal aqui, ainda que geralmente estes capítulos sejam os últimos.

Por fim, no Capítulo Quatro: Flashes na História (Flashpoints in History) temos diversos pontos cruciais da história vampírica, descritos com ampla descrição. Cada um deles ganha cerca de oito páginas e apresenta eventos ou personagens importantes tanto para os mortais, quanto para os amaldiçoados. Os Flashpoints apresentados são:

A Primeira Guerra Mundial(1914-1918)
A corrida do Ouro estadunidense (1839-1869)
A grande Rebelião da Índia (1857)
A Revolução Haitiana (1791)
A Guerra dos Trinta Anos (1618-1648)
A Formação do Império Português (1415-1580)
O primeiro Reino da Tailândia (1238-1368)
As Cruzadas (1095-1300)
Mesopotâmia, Período Neo-Babilônico (625-539 AC)
Egito Antigo, O Reinado de Ramsés ( 1279 AC)

ancientmysteriesart1Todos, momentos completamente diferentes e interessantes da história humana. Fiquei particularmente intrigado com a inclusão do império português (e certamente tratará sobre a formação do Brasil, o que é muito interessante por que desde 2005 eu jogo uma crônica de Vampiro: o Réquiem que se passa exatamente nessa época, no Brasil do século XVI). Uma outra inesperada surpresa é a revolução Haitiana, extremamente relevante para todo o século XIX, que definiu a política escravista em quase toda América. De fato o único cenário que não me desperta interesse é a Corrida do Ouro, mas sei o quanto os americanos gostam dessa coisa de Western.

Infelizmente, o único comentário que temos até agora é muito escasso. Parece que no cenário apresentado da Mesopotâmia, existe os Edimmu, um tipo de espírito que é transmitido através da Diablerie. E os Sta-au (os cruéis), durante a corrida do ouro, amaldiçoados que não são Kindreds (pois não possuem clã), que podem estar ligados a uma das histórias apresentadas no Clanbook Nosferatu.

O livro irmão Ancient Bloodlines, ainda não recebeu comentários, mas acreditam se tratar de uma transcrição em regras de boa parte dos seres e linhagens apresentados em Myteries, essa informação, entretanto, ainda não foi confirmada.

Ninguém comentou também sobre o esperado Summoners, e até agora o que mais me chama atenção no livro, é a afirmação do autor Matt, que as criaturas que habitam os reinos supernos poderão ser invocadas no livro, assim como entidades ainda mais bizarras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

  1. “almadiçoados que não são Kindreds (pois não possuem clã), que podem estar ligados a uma das histórias apresentadas no Clanbook Nosferatu.”

    Gostaria de saber um pouco mais sobre isso (eu não li o nosferatu clanbook).