Mais detalhes sobre o novo RPG da Marvel –
em

Mais detalhes sobre o novo RPG da Marvel

Após o anúncio durante a Gen Con 2011 de que a Margaret Weis Productions havia adquirido a licença para produzir um RPG baseado no universo Marvel, os fãs logo começaram a buscar mais informações sobre a nova linha. Em discussões, em fórums de RPG e entrevistas Cam Banks (o editor e lead designer do sistema) falou mais sobre quais são os objetivos e o que esperar do jogo. Para entender o que eles pretendem, entretanto, é importante entender qual a proposta do Cortex Plus.

Mais detalhes sobre o novo RPG da Marvel –Originalmente a editora Margaret Weis usava do sistema Cortex, que havia sido elaborado para funcionar como um conjunto genérico de regras que poderia ser utilizado com qualquer licença que a empresa viesse a adquirir. Foi esse sistema que foi utilizado em Supernatural RPG e Serenity RPG. Tal sistema tem uma aproximação mais tradicional em termos de regras de RPG, utilizando de atributos, perícias, pontos de vida, iniciativa e elementos semelhantes.

Quando Cam Banks assumiu o seu cargo atual ele resolveu criar uma nova versão do sistema. Seu objetivo era abandonar o sistema genérico utilizado para todas as licenças e chegar então em uma base geral que seria adaptada e modificada de acordo com as necessidades de cada licença. Isso fez com que a nova versão, Cortex Plus, tivesse alguns elementos comuns entre as linhas e diferenças importantes na mecânica. As formas como eles lidam com ferimentos, experiência, criação e avanço dos personagens são sempre diferentes.

Alguns conceitos gerais do jogo, entretanto, se mantém. Um deles é forma geral como os testes são resolvidos. O jogador rola dois dados, baseados em elementos importantes para o personagem. No caso de Leverage, um atributo e seu papel no grupo. Já no caso de Smallville, um valor (honra, dever, justiça, etc.) e o relacionamento ao qual a cena em questão se refere (seja sua rivalidade com quem está enfrentando, o desejo de proteger alguém ou talvez a vontade de ajudar um amigo a superar um problema).

Mais detalhes sobre o novo RPG da Marvel –Algo que é presente nos dois (Leverage e Smallville são os únicos jogos a usarem o Cortex Plus até o momento), é a importância das relações entre os personagens. O sistema de Smallville enfatiza quais são as ligações entre os personagens-jogadores e os pontos de vista conflitantes são um elemento importante no desenvolvimento das sessões. Já Leverage valoriza relações de apoio mútuo, onde cada personagem é o melhor em seu nicho e o sistema enfatiza o trabalho em equipe, dentro e fora do universo de jogo.

Como Banks já afirmou anteriormente, ao iniciar o processo de criação de uma nova versão ele utiliza somente o esqueleto geral do Cortex Plus e então desenvolve as mecânicas mais adequadas para o conceito do jogo e da licença pretentida.

A versão do Cortex Plus que está sendo desenvolvida para o universo Marvel parece seguir na mesma direção. A proposta declarada é que as regras enfatizem a realização de decisões que importam e geram consequências. Além disso, já foi adiantado que as regras permitirão tanto utilizar personagens prontos quanto criar seus próprios heróis. O sistema será simples, não levando mais que dez minutos para ensinar.

O planejamento inicial é que sejam lançados 16 livros em 2012. O livro básico chega em fevereiro. Além das regras básicas do jogo, ele contará com uma mini-campanha pronta, referente ao período dos Novos vingadores em que Brian Bendis escrevia.

Mais detalhes sobre o novo RPG da Marvel –Seguido a isso, serão lançados uma série de suplementos referentes a diversos eventos da Marvel. Cada evento será tratado num livro próprio, que recebe duas versões. A versão normal contará somente com o material referente ao evento, para aqueles jogadores que já possuem o manual de regras. Além disso cada evento terá também um livro em versão premium. Esse livro trará, além de todo o material da versão normal, todas as regras básicas do jogo.

Isso permite atender tanto os fãs que quiserem colecionar a linha toda, que poderão comprar o livro básico e as versões normais dos diversos livros de evento, quanto aqueles que estão interessados em jogar somente um evento específico, podendo assim comprar um livro que já traz todas as regras e somente a ambientação que eles tem interesse.

Além da versão normal e premium, os eventos também receberão suporte através de suplementos específicos. A Guerra Civil, primeiro evento a ser tratado, receberá livros que irão tratar dos X-Men, da Iniciativa dos Cinquenta Estados e dos Jovens vingadores/Fugitivos (Runaways). Esses livros trarão, entre outros materiais, as fichas de personagens da Marvel adaptadas para sua situação em cada evento.

Mais detalhes sobre o novo RPG da Marvel –Os eventos que receberão livros são a Guerra Civil, Aniquilação e a Era do Apocalipse. Estes são os divulgados até o momento, sendo que foi sugerida a possibilidade do universo Ultimate também receber um livro de evento. O livro básico da linha deverá custar vinte dólares. Os livros normais de eventos custarão trinta, a versão premium quarenta. Os outros suplementos custarão vinte.

Considerando o histórico da Margaret Weis Productions, estou com grandes expectativas. Vamos torcer para que essa seja outra grande linha de jogos, com a qualidade que os quadrinhos da Marvel merecem.

Avatar

Publicado por cesar.kimble

Jogador a quase 18 anos, fã de uma pilha por uma pilha de jogos (mas com carinho especial por Dungeons & Dragons e Mutantes & Malfeitores) e novo colaborador aqui do Ambrosia.