RPG

Muitas novidades para o grande Cthulhu

Compartilhe
Compartilhe
Capa de Call of Cthulhu
Capa de Call of Cthulhu

Ao invés de postar três notícias diferentes sobre o tema optei por unifica-las em um mesmo texto, já que todas elas concernem ao universo dos Great Old Ones. É uma semana agitada para fãs de Cthulhu, as estrelas devem se alinhar logo.

A primeira notícia divulgada pela própria Chaosium fala a respeito da primeira licença saída para a anciã linha Call of Cthulhu. Basicamente a editora Goodman Games passará a poder publicar suplementos do jogo, algo inédito nos vinte seis anos de publicação do RPG.

A idéia por trás do acordo é uma série de suplementos que levarão a marca “Age of Cthulhu”, cada um deles será uma aventura passada em locais e épocas diferentes ao redor do mundo (um esforço que já vinha sendo realizado pela Chaosium, que recentemente lançou suplementos sobre lugares como Japão, Marrocos, São Francisco e outros). O primeiro livro, que sairá agora em dezembro desse ano, se chamará “Death in Luxor”, e será situada no Egito, onde uma equipe de pesquisadores foi assassinada por meios estranhos e bizarros, em uma corrida para impedir um culto de despertar alguma entidade nefasta.

Joseph Goodman, o presidente da companhia, fala um pouco sobre o acordo:

Capa de Death in luxor
Capa de Death in luxor

“Call of Cthulhu é um ícone da indústria, todo jogador já o jogou, todo fã o conhece e todo criador o ama. Age of Cthulhu pega essa familiaridade e a coloca de cabeça para baixo. Eu acredito que fãs de CoC de todo lugar vão apreciar a chance de jogar em uma “caixa de areia” de Cthulhu que é ao mesmo tempo familiar e diferente”.

O autor Harley Stroh, que trabalhou em “Death in Luxor”, também compartilha do entusiasmo de seu chefe:

“É um enorme privilégio contribuir para os mitos Cthulheanos, todos nós crescemos lendo Lovecraft e jogando todas as aventuras clássicas de Call of Cthulhu, e sempre era assumido por todos que algo terrível, inexplicável estava acontecendo no resto do mundo. As aventuras em Age of the Cthulhu são uma oportunidade para os investigadores buscarem esses mistérios, mesmos que eles morram ou enlouqueçam tentando”.

Depois do primeiro livro e a cada quatro meses, a empresa pretende lançar novos suplementos situados em locais diferentes. Já foram confirmados aventuras na América Latina, África e Ásia. E todos eles poderão ser adquiridos diretamente no site da empresa.

A Goodman Games é uma editora que acaba de comemorar seus seis anos, tendo se consolidado no Mercado internacional com muitos suplementos populares para o sistema D20 (como os clássicos Dungeons Crawls). Eles são a primeira empresa a lançar suplementos licenciados para o CoC.

Capa de Stunning Eldritch Tales
Capa de Stunning Eldritch Tales

A segunda notícia ainda mantém o grande Cthulhu, mas troca o sistema. Finalmente foi lançado o primeiro suplemento do RPG do sistema Gumshoe, Trail of Cthulhu. O jogo, que é uma das maiores revelações do ano, esgotado em suas duas tiragens, já está há tempos prometendo um livro de crônicas nos moldes do capítulo final do livro básico, e finalmente saiu. O autor é o mesmo, Robin d. Laws, e a idéia por trás de “Stunning Eldricth Tales” (algo como Contos sinistros atordoantes, bem década de 30 mesmo ) são quatro aventuras diferentes com um sabor mais voltado para o pulp do que o terror psicologizante típico.

O livro toma a forma de várias histórias encontradas em um velho porão, todas elas com aquele “ar” anos 30. O cheiro de mofo não impede o investigador de folhear os livros, em uma passada rápida de olhos sobre alguns deles ele dá atenção a quatro particularmente sombrios:

Devoradores na Neblina: Um conto de aventura onde náufragos tem sua sobrevivência numa ilha não só testadas pelos elementos, como também por formas distorcidas quase invisíveis, entidades sádicas que assombram o interior do atol.

A aventura é simples e muito bem escrita, muito boa para iniciar mesas de Trail of Cthulhu, pois serve para aproximar grupo de estranhos completos. Fora isso é uma boa mesa para iniciantes também e funciona como um one-shot de uma noite/ou convenção (inclusive tem dicas próprias para quem quiser narra-las nesse tipo de evento).

Balas de Shangai: Rajadas de balas e intriga internacional se desvelam na cidade da conspiração: a licenciosa, cheirando a óprio, Berlim do oriente. No conflito sombrio entre nações, nenhuma arma é mais acirradamente disputada que o espelho das estrelas. Ela traz uma morte sorvedora de sangue de além das estrelas.

Um clássico Pulp escarnado. Planos mirabolantes, agente secretos, tiros, drogas, e um item antigo além da compreensão humana. Soma-se a isso um nível muito grande de detalhamento da cidade de Shangai, com vários NPCs, mapas e estratégias para se montar uma história.

A morte ri por ultimo: Quando o filantropo e inventor Addison Bright é encontrado morto em circunstâncias bizarras em sua própria mansão em Nova York, apenas um time de investigadores perspicazes é capaz de proteger sua reputação (e a sanidade da raça humana) das terríveis verdades que se arrastam por seus trágico e colorido passado.

Vigilantes Mascarados e conspirações secretas são a norma dessa aventura. Tem muito horror, mas também da típica história investigativa pulp. Quando os elementos de conspiração começam a ficar demarcados na trama, o medo começa a surgir também.

Dimensão Y: Um experimento científico traz a promessa de um vislumbre em uma realidade adjunta, um repositório dos sonhos e memórias dos homens. Mas quando os heróis finalmente espiam sob essa janela, eles vêem um horror cósmico retribuindo o olhar.

Essa aventura mistura ficção científica com elementos do oculto e muita investigação. Os personagens tem um tempo limite para resolver o mistério, ou serão afetados pelos problemas desvelados no começo da história.

Capa de Delta Green: Eyes Only
Capa de Delta Green: Eyes Only

Esses são os quatro cenários trazidos pelo livro, ainda que eles possam não se adaptar para qualquer mesa, certamente existem elementos úteis e idéias inteligentes que podem vir a ser usadas por narradores em seus jogos.

Chegamos finalmente a última notícia, que envolve o livro que conseguiu as melhores notas da história da RPGnet: Delta Green. Um cenário contemporâneo de Call of Cthulhu que ganhou vida própria. No jogo, os personagens fazem parte de uma organização (a Delta Green do título) que funciona mais ou menos como a Task Force: Valkyre do Hunter: the vigil, caçando todo tipo de ser sobrenatural e bizarrice que aparece.

A novidade é o relançamento do esgotado livro “Delta Green: eyes only”, agora em capa de papel, que trata justamente da própria conspiração por trás da organização e do governo americano. A contracapa do livro faz um resumo interessante.

“Você está autorizado para isso?

Por oito anos sua organização lutou para proteger a humanidade dos maus extraterrenos mais antigos que o mundo. Você violou todas as leis para salvar pessoas que nunca saberão que você existiu. Você abateu fanáticos que veneravam o próprio Horror. Você desenterrou verdades que todos os poderes do governo e da magia tentaram esconder.

Você está prestes a desejar que tivesse deixado o suficiente enterrado.

Delta Green: Eyes Only se aprofunda no coração do poder moderno. Descubra seus segredos e veja porque pessoas matariam para esconder essas coisas.”

Assim como o “Stunning Eldricth Horrors” o livro apresenta diversos cenários para lidar com essas questões, tudo que o melhor do horror político/psicologizante/contemporâneo tem a oferecer.

É um tempo feliz para os servos de Cthulhu! Ph’nglui mglw’nafh Cthulhu R’lyeh wgah’nagl fhtagn!

Compartilhe

10 Comentários

  • As notícias são de fato muito animadoras para os fãs de Cthulhu.. Mas eu sempre fico irritada quando vejo esses temas, os romances/hambientações parecem ser bem legais, mas eu simplesmente não consigo lê-los..
    ps. Li o post e pensei: I saw mama kissing Yog-Sothoth

  • Você tem que entender que sentir medo não é sempre ruim….
    E sentir medo com boa literatura é melhor ainda.
    Que fique registrado que a usuária acima, ainda que conviva comigo todos os dias e jogue RPG toda semana nunca jogou uma mesa minha de Call of Cthulhu, ela sempre foge. Sem mais delongas: Herege!

  • Espero que quando fizerem a Age of Cthulhu da América Latina eles pesquisem com pessoas da própria América Latina, ou a capital do Brasil pode virar Buenos Aires…
    Gostei das aventuras de Stunning Eldritch Tales. Histórias de investigação sempre são mais trabalhosas de se fazer bem feitas e fora de lugar comum.
    Os Delta Greens são bonzinhos? Querem salvar o mundo, ou também querem descolar um pouco de poder supremo do mau, fingindo ser gente-boa?
    Bom, enquanto não descolo esses livros vou continuar minha campanha de Hellow Cthullu em 3D&T com regras para Pulsos de Cura, usando borracha cortada em cubinho como dado improvisado!
    Abraços

  • eu quero, eu quero, eu quero.
    Assim como o velho GURPS Cthulhupunk.
    Cenários alternativos de CoC são boas pedidas…
    Agora esse trail of Cthulhu … não conhecia. obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasGamesRPG

Necro Story Comedy Club

Necro Story é um RPG que se destaca pela sua abordagem inovadora...

GamesNotíciasRPG

O Senhor dos Anéis: jogo fica de graça na Epic Games Store

Epic Games Store celebra as festas de fim de ano com uma...

ColecionáveisCríticasRPG

Ticket to Ride – Um Clássico Atemporal do Universo dos Jogos de Tabuleiro

Retornando nossas análises sobre jogos de tabuleiro, apresentaremos um dos melhores boardgames...

GamesNotíciasRPG

Final Fantasy será lançado simultaneamente para PlayStation e Xbox

Após os resultados dos últimos títulos da série, os próximos games Final...

GamesNotíciasRPG

Sucesso total! Jogadores de Baldur’s Gate 3 baixaram mais de 15 milhões de mods!

Desde o lançamento do Patch 7, Baldur’s Gate 3 tem visto uma...

CríticasGamesRPG

Resenha de Black Myth: Wukong, uma grata surpresa

Black Myth: Wukong é um jogo que está fazendo muito sucesso desde...