em

Novidades da Gen Con

Novidades da Gen Con | RPG | Revista Ambrosia

Começou na última quinta a Gen Con, evento anual considerado um dos mais importantes para o RPG mundial. Nele as editoras anunciam seus lançamentos em roleplaying games, assim como novos boardgames, miniaturas e tudo mais que atrair a atenção desse público. Todos os anos a Gen Con traz novidades que geram expectativa dos fãs e esse ano, não parece que as coisas vão ser diferente.

Novidades da Gen Con | RPG | Revista AmbrosiaFoi lançado no evento o aguardado The One Ring RPG, da Cubicle 7. Ele é o primeiro conjunto da nova linha de rpg baseada no universo da Terra Média de J. R. R. Tolkien. Até agora ele tem recebido ótimas críticas, por usar um sistema simplificado que valoriza o grupo e utiliza de mecânicas adaptadas para simular conceitos importantes do universo do Hobbit e Senhor dos Anéis. O conjunto inicial (são dois livros, um conjunto de dados e dois mapas) não tenta tratar de todo a Terra Média, preferindo se concentrar na região de Mirkwood. Os livros seguintes da linha irão tratar de outras regiões, trazendo mais opções para personagens.

Já a White Wolf anunciou uma lista grandes de novos livros no próximo ano, o que surpreendeu, pois a editora vinha diminuindo sua produção de RPGs. E ainda mais surpreendente, vários para as linhas do antigo Mundo das Trevas. Entre eles teremos a aventura Dust to Dust, para Vampiro: A Máscara que se passa na cidade de Gary (cidade exemplo que consta no final de Vampiro A Máscara 2ª Edição). Tanto Lobisomem: O Apocalipse/Lobisomem: Os Destituídos quanto Mago: A Ascensão/Mago: O Despertar irão ganhar Manuais de Conversão, como ocorreu com Vampiro. Estes manuais servem como conversão entre as diferentes versões dos jogos, permitindo que os fãs joguem o antigo Mundo das Trevas usando das regras atuais ou vice-versa.

Outro anúncio importante foi que, assim como aconteceu com Vampiro, Lobisomem: O Apocalipse vai ganhar uma edição comemorativa de luxo. Poucas informações foram dadas até agora, somente que ele deve seguir o padrão da versão comemorativa de Vampiro. O que significa um livro com uma grande quantidade de material e usando uma versão revisada do sistema.

Novidades da Gen Con | RPG | Revista AmbrosiaA surpresa de sexta-feira foi o anúncio que a editora Marvel vai ter uma nova linha de RPG produzida pela Margaret Weis Productions e o sistema utilizado será o Cortex Plus (uma ‘segunda edição’ do sistema Cortex). Assim como aconteceu com as séries Leverage e Smallville quando foram adaptadas para rpgs pela mesma editora, o sistema sofrerá modificações para melhor se adequar ao universo dos quadrinhos da editora. O livro básico será lançado em fevereiro e os planos são um total de dezesseis livros. Esses livros se concentrarão em eventos importantes da Marvel, sendo que o primeiro será a Guerra Civil. Cada evento deve receber um livro próprio (em duas versões, uma premium e outra simples) e mais três suplementos ou acessórios. Não existe confirmação ainda, mas foi comentado que alguns dos próximos eventos podem ser a Era do Apocalipse e o universo Ultimate.

Ainda na sexta-feira a Wizards of the Coast anunciou algumas das matérias que irão aparecer na Dragon Magazine nos próximos meses. Como já havia sido especulado anteriormente, um cenário antigo vai ser ressuscitado através das matérias online da editora: Kara Tur. O cenário de temática oriental vai receber matérias com novos temas, material para classes (uma estrutura de ninjas para assassinos e uma de usuários de kanji para os runepriests), regras para honra, entre outras, no período de setembro e outubro. Os meses de novembro e dezembro trarão matérias sobre a Feywild e Janeiro e Fevereiro irão tratar de Forgotten Realms.

Já no seminário de sábado, a WotC falou sobre seus lançamentos pros próximos meses e também os produtos que foram cancelados. O boardgame Dungeons of Dread foi cancelado, pois ele não foi considerado suficientemente bom no playtest. No lugar dele, entra o Lords of Waterdeep. A proposta é que o jogo seja uma disputa pela cidade de Waterdeep, onde os jogadores assumem o papel dos lordes da cidade e podem realizar ações como trair outro lordes ou contratar aventureiros para cumprirem missões. O jogo vai ser lançado em Março.

A aventura Madness at Gardmore Abbey (que já havia sido anunciada) vai trazer além de baralho para representar o artefato clássico Deck of Many Things, dungeon tiles, tokens e um modelo de aventura mais aberta, permitindo mais soluções não violentas para os encontros.

O Mordenkainen’s Magnificent Emporium volta a lista de próximos lançamentos. Ele irá trazer novos itens mundanos, mágicos, regras para servos e seguidores, itens amaldiçoados e novas armaduras. Entretanto, ele só vai ser vendido em lojas de RPG, não estando disponível para compra em locais como a Amazon. O kit de miniaturas não aleatórias de dragões foi confirmado e vai ser similar ao Beholder Collector´s Set. Serão cinco dragões e o kit será lançado em outubro.

Novidades da Gen Con | RPG | Revista AmbrosiaEm novembro o suplemento Heroes of Feywild irá trazer três raças novas: pixie (que são capazes de voar desde o primeiro nível), satyr, hamadriad. Além disso o livro trará uma nova estrutura para os bárbaros, que permite que eles sejam tanto defensores quanto agressores. Enquanto não utilizam da sua fúria eles agem como o primeiro papel, ao acionar sua habilidade eles agem como o segundo. Os druidas também vão ganhar uma nova estrutura, mas não foi dado mais detalhes sobre isso. Os bardos vão ganhar uma versão Essentials para sua classe, ou seja, com mecânica mais simplificada.

Já os feiticeiros vão ganhar sua versão Essentials no suplemento Player’s Option: Power of the Plane Below, que será lançado no ano que vem. Os monges também vão ganhar uma nova opção de estrutura, ainda seguindo o modelo original da classe (ou seja, não é uma versão Essentials) que usa do poder elemental.

A WotC está trabalhando em um novo cenário para D&D, mas o desenvolvimento não está suficientemente avançado para que ele seja mostrado no evento. Não é Dragonlance (ele ainda está nos planos) e foi dito que o cenário será algo diferente de tudo que foi tentado até agora com o sistema.

O último anúncio trouxe de volta a linha de miniaturas que havia sido cancelada há alguns meses. Elas vão seguir um modelo temático e não randomico, garantindo que o cliente sempre saiba o que está comprando em cada caixa. Pela descrição dada, esses kits temáticos parecem ser só uma continuação do que já vinha sendo feito com os Collector´s Edition dos beholders e dragões, agora transformada numa linha contínua de novas miniaturas.

Na parte de perguntas e respostas, foram comentados dois assuntos interessantes para os fãs. Primeiro, os textos do gerente de R&D de D&D, Mike Mearls, são a maneira dele de tentar discutir sobre o jogo e tentar se aproximar dos fãs. Foi enfatizado que o que ele escreve ali não deve ser encarado como desenvolvimento da nova edição do jogo. Isso provavelmente é uma resposta a reação dos fãs aos últimos artigos.

O outro ponto importante, foi a declaração que eles estão tentando trazer de volta ao jogo os antigos jogadores. Para isso, tem ocorrido muitas discussões sobre o que afastou os fãs ao longo das várias edições e como eles poderiam ser resgatados. Esse talvez seja um dos motivos da declaração que eles estão tentando encontrar uma forma de disponibilizar o material de edições anteriores em formato digital. Por isso, foi anunciado também que a partir do ano que vem será oferecido um serviço de assinatura de livros de Eberron. Ao fazer a assinatura a pessoa ganha acesso a dez livros de Eberron da terceira edição em formato digital, durante um ano. Não há ainda mais detalhes sobre isso. Provavelmente é uma forma da empresa verificar a demanda que esse tipo de produto tem e como os fãs se adaptariam ao serviço. O preço da assinatura será de dez dólares.

Por fim, como ocorre todos os anos, a Gen Con está trazendo algumas surpresas, como a retomada de lançamentos da White Wolf e o anúncio da nova linha de rpgs da Marvel, e algumas decepções, como o baixo número de novidades da Wizards of the Coast (quase tudo que foi mostrado já havia sido anunciado meses atrás). Falta agora pouco mais de um dia para o evento e a maioria das novidades parecem já ter sido mostradas, entretanto sempre é possível que mais alguma coisa surja até o final de domingo.

3 Comments

Deixe sua opinião!
  1. A Green Ronin começou a vender as versões impressas do set 2 de Dragon Age e o suplemento Heroes & Villains.

    A Paizo fez uma série de posts no blog da empresa sobre a Gen Con desse ano: http://paizo.com/paizo/blog/tags/conventions/genCon
    Não comentei sobre os lançamentos dela, porque não jogo a linha e prefiro evitar comentar muito sobre jogos que eu não sou jogador ou não tenha conhecimento, pra evitar enganos ou confusões.

    A Privater divulgou que o novo rpg de Iron Kingdoms eu não encontrei nenhuma novidade. O que é compreensível, considerando que a nova versão do Iron Kingdoms só sai ano que vem.
    Mais alguma? 🙂

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação cesar.kimble