O Feiticeiro na 4E: finalmente diferente do Mago!

O Feiticeiro: chega de perder para o Mago!
O Feiticeiro: chega de perder para o Mago!

Não é segredo para ninguém: na 3E de D&D, apesar da diferença de background, o Feiticeiro e o Mago eram praticamente iguais. Um tinha mais magias, o outro mais talentos e diversidade de magias e também mais perícias e… Bem, certamente eram parecidos, mas o Mago era melhor e pronto. No preview apresentando os três primeiros níveis do Feiticeiro no site da Wizards que saiu hoje finalmente dá para dizer: eles são diferentes.

Para começar, o Feiticeiro não é um controller arcano como o mago, mas um striker arcano! Com isso, é possível ter um Mago e um Feiticeiro no mesmo grupo sem que um roube as funções do outro. Nos features, a lógica estranha da 4E me deixa com arrepios: Força no dano dos poderes mágicos? Força na CA? Pois é, eu sei, é estranho. No preview existem duas fontes de poder para o Feiticeiro: Magia Dracônica e Magia Selvagem.

A Magia Dracônica é o que se espera, resistência a energia de acordo com a ascendência dracônica escolhida pelo personagem, uns bônus aqui e lá, o padrão. O que me deu arrepios foi a Magia Selvagem: é muito ruim! Não que haja algum problema com o conceito por trás da mecânica: a treta é que a mecânica aleatória acaba sendo um pesadelo tanto para o jogador quanto para o mestre. Controlar todos os bônus aleatórios desta fonte de poder em níveis mais altos parece um verdadeiro desafio de memória e organização, provavelmente o contrário do que um jogador que joga com uma feature chamada Magia Selvagem buscava, né?

Como sempre na 4E, o Feiticeiro reúne algumas boas idéias com mecânica conceitualmente bizarra e uma certa falta de clima nas descrições dos poderes, o recente Open Grave havia mostrado um certo esforço em retomar o clima de fantasia meio que deixado de lado na 4E, será que foi só fogo de palha?

Total
0
Links
Comentários 4
  1. Não, é sério. Oia só:

    Poder Dracônico: Você recebe um bônus para as rolagens de dano de poderes arcanos igual a seu modificador de Força. Este bônus é ampliado para seu modificador de Força +2 no 11° nível e seu modificador de Força +4 no 21° nível.

    Resiliência Dracônica: Enquanto você não estiver portando armaduras pesadas, você pode usar seu modificador de Força no lugar de sua Destreza ou Inteligência para determinar sua CA

    Surrupiado do Tomo4e: http://www.tomo4e.com.br/2009/01/26/o-feiticeiro-e-a-magia-selvagem/

  2. Credo! Está certo que drgões são magicos e fortes, mas acho que misturar força fisica com força magica meio bizzarro e sem sentido!

    A não ser que fosse uma magia de terremoto causada por um patada, ou rabada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
O Cavaleiro das Trevas, dois prêmios do Sindicato dos Atores

O Cavaleiro das Trevas, dois prêmios do Sindicato dos Atores

Batman: O Cavaleiro das Trevas recebeu ontem mais dois prêmios no “Screen

Prox
Por trás de um grande herói, sempre existe uma heroína muito maior

Por trás de um grande herói, sempre existe uma heroína muito maior

Com a estréia da nova Superwoman em curso no arco de New Krypton que está

Sugestões para você: