
O excelente site ICv2 divulgou uma lista com os cinco RPGs mais vendidos no período de Agosto, Setembro e outubro deste ano. A lista é baseada em entrevistas com os vendedores e distribuidores e não possui de forma nenhuma números absolutos.
1 Dungeons and Dragons (Wizards of the Coast)
2 Warhammer 40K: Dark Heresy (Fantasy Flight Games)
3 World of Darkness (White Wolf)
4 Shadowrun (Catalyst Lab Games)
5 Pathfinder (Paizo Publishing)
Obviamente existem alguns problemas com essa lista. Afinal o que é Dungeons & Dragons? São os três livros juntos? É só o players? Não é muita coincidência só termos livros básicos nessa lista? Ao que me parece não foi uma pesquisa de mercado de fato e sim, uma série de conversas informais sobre os sistemas mais vendidos. Como explicar a presença do livro básico do WoD na lista e a ausência de sua nova linha Hunter (já na terceira tiragem), que como todos sabem ficou esgotada em todas as grandes lojas? Muito estranho isso. A única coisa realmente legal que podemos tirar disso tudo foi a entrada da Paizo no Ranking, afinal Pathfinder é um beta que está sendo distribuído gratuitamente na net e mesmo assim tem vendido como água. O que a Quarta edição não pode fazer, né?
A outra notícia feliz é que essa mesma pesquisa afirma que o mercado do RPG não irá sofrer com a crise e que ao contrário de outros hobbys (como os cardgames) o mesmo teve um bom faturamento no período.












Boas Noticias!
Bom, particularmente gostei do Mundo das Trevas estar na lista, seguido de perto por Shadowrun (4ª edição).
“A outra notícia feliz é que essa mesma pesquisa afirma que o mercado do RPG não irá sofrer com a crise e que ao contrário de outros hobbys (como os cardgames) o mesmo teve um bom faturamento no período.”
Que bom!
Que nem falaram sobre a indústria do videogame.. Nerd é foda 😛