Filmes

Como funciona o capacitor de fluxo do DeLorean?

Compartilhe
Compartilhe

5 de novembro é uma data marcante na cultura pop. Foi nessa data em “De Volta Para o Futuro”, que Marty McFly chega a 1955. Esse foi o dia em o Dr Brown inventava a viagem no tempo. Quando estava em cima da privada de sua casa pendurando um relógio, ele bateu com a cabeça na pia. Quando acordou, surgiu na sua cabeça a imagem do capacitor de fluxo. Emmett passou 30 anos estudando como fazer o dispositivo e o completou em 1985. Foi ao digitar a data nos circuitos do tempo do DeLorean, enquanto demonstrava sua invenção, que ele acidentalmente mandou Marty para o passado.

Nunca pudemos ver como funcionava de fato o capacitor de fluxo. Quando Dr. Brown vai explicar ele é convenientemente interrompido pelo Delorean rompendo a barreira do tempo. Seria muito complicado explicar tudo, tomaria tempo e quebraria o ritmo da trama. Mas ao longo dos anos os fãs não pararam de especular e pesquisar sobre a ciência da engenhoca.

Basicamente, o capacitor de fluxo tem por objetivo desmaterializar a matéria quântica (de acordo com a teoria de relatividade de Einstein, do m c ao quadrado) funcionando como um teletransportador. Duas particular de energia e uma de matéria criam um fluxo temporal. Quando gera uma faísca com uma fonte de voltagem contínua, a luz produzida ali se canaliza à energia e faz um fluxo constante desencadeando um rodamoinho elétrico em volta de uma espiral em cobre – um flyback para criar as faíscas – como uma chuva a ser atravessada, criando um portal ou túnel, em pouco tempo, para a dimensão escolhida, sendo daqui a outro lugar agora ou no futuro ou passado.

Com o capacitor conectado aos circuitos de tempo e energizado com 1,21 gigawatts, ao chegar a 140 Km/h, ele rompe a barreira do tempo. Para gerar essa energia Doc usa plutônio. Mas, com o Mr. Fusion é possível converter qualquer material em energia.

Em 2010 um fã fez esse infográfico que pode nos ajudar a entender:

Claro que, no fim das contas, é apenas ficção e fantasia. Não há nenhuma prova de que isso funcione. Mas cientificamente tem lógica.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
FilmesPremiaçõesTV

Globo de Ouro e Oscar – qual a diferença?

Acontece hoje (5) em Los Angeles, Estados Unidos, às 22 horas (horário...

CríticasFilmes

“Encontro com o Ditador” e os dilemas da profissão jornalística

O Brasil continua na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional, mas...

CríticasFilmesListas

Os melhores filmes de 2024

Pobres Criaturas de Yorgos Lanthimos(Prime Video)MELHOR FILME DE 2024!!!Porque Yorgos (novamente ele)...

CríticasFilmes

Marcello Mio: em busca da essência de Marcello Mastroianni

No ano de 2024, um dos nomes mais conhecidos do cinema italiano...

FilmesListas

Os filmes mais aguardados de 2025

Depois de um ano repleto de emoções animadas, mutantes, alienígenas, gladiadores e...

AstrosFilmesListasTeatroTV

Ney Latorraca e seus personagens marcantes

Faleceu ontem (26) o ator e diretor Ney Latorraca, aos 80 anos no...

FilmesNotícias

The Batman 2 é adiado para 2027

Warner Bros. anunciou mais uma vez o adiamento do aguardado filme The...