Sem categoria

“Da Cor de Cobre” faz temporada em SP

Compartilhe
Compartilhe

Abrindo a temporada 2025 de apresentações da Clarin Cia. de Dança nos dias 17 e 18 de janeiro de 2025, às 19h, com entrada gratuita, a companhia apresenta o seu aclamado espetáculo “Da Cor de Cobre”, no Centro de Referência da Dança (CRD), no Centro Histórico de São Paulo. 

A montagem propõe uma imersão sensível no universo do Bumba-meu-boi, manifestação popular maranhense que mistura cores, ritmos e religiosidade. Com apresentações programadas para o mês de janeiro nos dias 28 e 29, às 19h, no Centro Cultural Olido, e 30 e 31, às 20h, no Teatro Flávio Império, o projeto traz uma releitura poética dessa tradicional festa popular e oferece ao público uma experiência repleta de magia, fé e simbolismo.

O espetáculo, que foi indicado ao Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2023) e ao prêmio de Melhor Figurino no Prêmio APCA (2022), apresenta histórias encantadas de personagens típicos do Bumba-meu-boi, como a figura de Catirina, uma mulher grávida que deseja comer a língua do boi mais belo da fazenda, e seu marido, Pai Francisco, que cuida com carinho desse boi. A montagem propõe uma visão poética do auto do Bumba-meu-boi, imergindo o público na tensão entre o real e o encantado, entre os desafios humanos e a religiosidade presentes nesse folguedo, patrimônio imaterial do Maranhão.

A Clarin Cia. de Dança, dirigida pelo maranhense Kelson Barros, teve contato direto com grupos de diferentes sotaques de São Luís durante uma pesquisa no Maranhão. A companhia traz para o palco uma experiência sensorial que transmite a relação dos brincantes com a terra, com as cores da festa e com a cultura popular brasileira. O nome do espetáculo remete à expressão “Da cor de cobre”, que faz alusão tanto ao personagem místico do “caboclo de penas”, um curandeiro da tradição, quanto ao olhar dos brincantes sobre o entardecer maranhense, a terra avermelhada e a dança que dá vida ao Bumba-meu-boi.

Além das apresentações, o projeto “Terra de Águas e Cazumbas”, que foi contemplado na 36ª Edição do Fomento à Dança para a Cidade de São Paulo, promoverá oficinas gratuitas sobre o Bumba-meu-boi e a cultura popular brasileira ao longo do ano de 2025. As oficinas terão como foco as tradições do folguedo, seus personagens e seus ritmos, proporcionando uma verdadeira imersão nesse universo cultural. 

Ficha Técnica: Direção geral e criação: Kelson Barros. Assistente de direção: Vivian Maria.  Intérpretes-criadores: Alex Araújo, Carol Monteiro, Fernando Ramos, Gabriela Bacaycoa, Kelson Barros, Loke Wolf, Neném de Souza, Renata Damasco, Thalys Felipe e Vivian Maria. Criação de trilha sonora: Alysson Bruno e Kelson Barros. Voz na poesia: Shirlena Marabillis. Poesia: Vivian Maria. Criação de figurino: Kelson Barros. Consultora de Figurino: Gabriela Araújo.  Indumentárias dos bois: Boi da Floresta e Boi de Leonardo. Costureiros: Edgar e Gabriela Araújo. Design de Luz: Kelson Barros e Renato Lopes. Cenografia: Kelson Barros. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini de Souza. Produção Executiva: Cazumba Produções Artísticas.

Serviço: Espetáculo “Da Cor de Cobre”

Com Clarin Cia. de Dança

Sinopse: “DA COR DE COBRE” é uma releitura poética do auto do Bumba-meu-boi, com estórias encantadas sobre alguns dos personagens existentes nesse folguedo. O auto do bumba-meu-boi visto de um lugar mágico, através de uma brecha entre o mundo real e encantado, no qual Pai Francisco e Catirina podem transitar. Uma grande homenagem a todos os grupos existentes e resistentes da cultura tradicional brasileira. Uma forma de chamar atenção para o folclore nacional e ressignificar essa manifestação popular, que acontece na rua, utilizando os elementos técnicos da caixa-preta para recriar os ambientes mágicos das estórias. Duração: 65 minutos

Grátis – Classificação Livre

Quando: 17 e 18 de janeiro de 2025 – Horário: 19h – Local: CRD – Centro de Referência da Dança – Galeria Formosa, Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Centro Histórico de São Paulo –  SP – Capacidade: 40 lugares – Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

Quando: 28 e 29 de janeiro de 2025 – Horário: 19h – Local: Centro Cultural Olido – Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo – SP – Capacidade: 120 lugares – Estacionamento: Não. Acessibilidade: Sim.

Quando: 30 e 31 de janeiro de 2025 – Horário: 20h – Local: Teatro Flávio Império – R. Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba – Zona Leste – SP – Capacidade: 200 lugares – Estacionamento: Sim. Acessibilidade: Sim.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
Sem categoria

“‘Indigo Borboleta Anil’ me colocou em pé. Agora, ‘CAJU’ vai me fazer correr”

Liniker lança seu segundo álbum solo e se consolida como estrela em...

Sem categoria

Diogo Ramos apresenta Cabaça no Sesc 24 de Maio

O cantor e compositor Diogo Ramos que está no Brasil com sua...

Sem categoria

“Mostra Carroça de Mamulengos: Três Gerações de Arte Brincante” faz temporada no Rio

Depois de temporadas de sucesso no CCBB Belo Horizonte e CCBB Brasília,...

AstrosCríticasSem categoriaSériesTV

Roma – uma série sobre sangue, poder e paixão no Império Romano

Filmes, séries (e livros, peças de teatro, reconstruções, exposições, revistas, fantasias, e...

Sem categoria

A Roda do Tempo divulga trailer e data da 3ª temporada na CCXP24

A Amazon divulgou, durante apresentação na CCXP24, o primeiro trailer e a data de...

Tainha | Foto: Divulgção
Sem categoria

Tainha leva resistência feminina ao espaço urbano com ‘Tupã’

Novo mural da artista, inspirado na mitologia Tupi-Guarani, homenageia mães solo e...

Sem categoria

Choros, valsas e lirismos com com Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira

O show do duo formado por Heloísa Fernandes (piano) e Toninho Carrasqueira...