Mostra Frank Capra, em cartaz no CCBB RJ, promove masterclass com o cineasta Walter Lima Jr

17
0

Em cartaz no cinema do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, a mais completa retrospectiva já realizada no Brasil dedicada à Frank Capra chega a sua última semana. Mas, ainda dá tempo de assistir grandes clássicos do diretor de maior sucesso da Era de Ouro de Hollywood e participar de uma masterclass.

O cineasta Walter Lima Jr é fã e profundo conhecedor da obra de Frank Capra. Ninguém melhor do que ele para dar uma masterclass sobre a obra de um dos maiores gênios da história do cinema. Será no dia 12 de julho (quarta), às 19h, com entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis a partir das 18h, no dia da masterclass, somente na bilheteria do CCBB.

Nesta última semana, o público também terá a chance de ver clássicos imperdíveis de Capra na tela grande do cinema. No sábado, às 17h30, será exibido A Felicidade Não Se Compra (1946), que ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor e se tornou um dos longas-metragens mais reverenciados do cinema americano, apesar de ter sido um fracasso de público na época do lançamento. Esse Mundo é um Hospício (1944), considerado pelo American Film Institute uma das melhores comédias de todos os tempos, terá suas duas únicas exibições na mostra na quarta (12), às 16h30, e no domingo (16), às 17h30. Na quinta-feira (13), o belíssimo O último chá do general Yen (1932), que Capra admitiu secretamente ser seu filme favorito, tem uma nova sessão, às 17h30.

Com curadoria de José de Aguiar e Eduardo Reginato, a mostra homenageia a obra daquele que se tornou eternamente popular combinando um profundo humanismo com maestria na direção de filmes. Frank Capra foi o primeiro cineasta a ter um filme premiado com o Oscar nas cinco categorias principais – Filme, Diretor, Ator (Clark Gable), Atriz Coadjuvante (Claudette Colbert), e Roteiro Adaptado (Robert Riskin) – com Aconteceu Naquela Noite (1934). Em 1982, ele recebeu o Leão de Ouro por sua carreira no Festival de Veneza.

Está disponível gratuitamente para o público um catálogo feito especialmente para a mostra, com textos inéditos de críticos e pesquisadores e outros textos relevantes já publicados sobre a obra do cineasta; ficha técnica e fotografias de cenas de todos os filmes selecionados. Os catálogos impressos têm uma quantidade limitada mas a opção em PDF pode ser baixada no link: ccbb.com.br/programacao-digital/acervo-digital/

Antes do Rio de Janeiro, a mostra Frank Capra aconteceu no CCBB São Paulo, de 17 de maio a 12 de junho de 2023. A realização da mostra é patrocinada pelo Banco do Brasil.

Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB RJ, custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão.

Programação completa em bb.com.br/cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *