Entendi, e na série essas pessoas vão ter que lidar umas com as outras nesse contexto distópico, mas vão lidar mesmo? Se lidavam mal antes. E afinal, o que é lidar?
Se só apresentamos um conceito e não nos aprofundamos pelas suas opções, vertentes, a coisa se restringe; isso, da exposição, efeitos, pouco se sabe. Por isso há a Filosofia. Através da prática de uma vida, de diariamente exercitar o esquema filosófico, a dimensão desses tais conceitos se torna mais nítida, o indivíduo se farta, é para o que bem entender. Tem sempre um pensamento para extrair.

É assim também com a aproximação do ato de lidar, estar ali, dividir as situações que um ambiente traz para tal momento. Essa interação é fundamental, tanto é isso que se tornou causadora de desastrosos efeitos psicossomáticos nas sociedades de consumo e narcísica; a quantidade de síndromes, a extensão das depressões, todas serão sintomas de um estilo de vida em isolamento social, quer dizer, o físico. Não é uma crítica a qualquer sistema, apenas o inegável e fatídico documento do estado psíquico de uma considerável parcela da Sociedade, uma época e seu retrato. Isso não é sobre as tecnologias, é sobre as pessoas envolvidas no estranhamento social.
Vemos como lidar está relacionado ao convívio, ao que dessas interações os mamíferos evoluídos são parte, todo dentro do quadro de sua época, o ambiente. Suportar suas consequências, incorporar um elemento do convívio na medida do possível, tudo isso é entendido como o intuito, o querer, o necessário.

Postergar não adianta, o valor é alcançado rapidamente ao lidarmos uns com os outros, ordenando, inserindo outros seres em nossas relações, sejam de qualquer teor; sempre respeitando cada individualidade, seja para quaisquer situações, as boas ou as más.
Assumindo a realidade, podemos atender a linha de pensamento de que a quantidade de exposições ao tema corrobora para o entendimento, como a osmose para a Biologia, vamos falar mais da osmose e essa força exercida pelas tentativas, tanto é a sua exposição de uns pelos outros, seres entre si e, que o ato de lidar acaba por ser absorvido na psique do indivíduo, é sabido perante os crivos da mente. Estar junto, dividir as situações de um dia a dia fica na mesma linha do encontro; excluímos demais aspectos das relações ao polarizar com disputas corriqueiras, o que se propõe é nos beneficiar do lidar como um todo para a saúde do corpo e da mente e o enriquecimento das situações que compõem a sabedoria da Humanidade. O comportamento e o histórico de situações nos dá um panorama desse campo de atuação; ao lidar com o que quer que for, os seres mamíferos tiram disso um proveito sem igual, tão importante quanto os seus momentos a sós para a reflexão.









Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.