AgendaTeatro

“Canto das Ditas” celebra força e história das mulheres de Cidade Tiradentes

Espetáculo teatral faz parte da agenda da “Mostra das Ditas: Corpo-Repertório-Cotidiano e Resgate”, oferecendo reflexões sobre ancestralidade na periferia da zona leste de São Paulo

Foto: Daisy Serena

O CEU Inácio Monteiro será palco, no dia 22 de junho, de uma reverência às mulheres que construíram e moldaram o bairro de Cidade Tiradentes. O espetáculo “Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes”, das Filhas da Dita, promete uma noite de celebração, reflexão e conexão com a ancestralidade.

Com direção e dramaturgia de Antonia Mattos e em parceria com a Secretaria de Cultura de São Paulo, “Canto das Ditas” chega para saudar mulheres negras que foram fundamentais na história e na formação do bairro. Concebido e realizado por mulheres, o espetáculo é uma homenagem para todas  – avós, mães, tias, irmãs, primas, vizinhas e amigas.

“Se não contarmos nossa própria história, vem alguém e conta tudo errado. Deixa, então, com a gente que nasceu e cresceu aqui – do extremo da zona leste, produzindo vários saberes”, comenta a atriz Luara Iracema.

A proposta do projeto é mergulhar nas histórias e vivências, evocando as ancestralidades sagradas e celebrando o poder feminino. Por meio de gestos, música, canto e narrativas, traz à tona milênios de existência, cruzando a força ancestral de Orixás femininas com a construção histórica de Cidade Tiradentes por mulheres negras.

A apresentação abre os caminhos da Mostra das Ditas, que abrange uma série de eventos para o compartilhamento do trabalho e da pesquisa do Coletivo Filhas da Dita, por meio de exibição de repertório, trocas e práticas em diálogo com o território do projeto, trazendo figuras importantíssimas como a Dra. Leda Maria Martins, Salloma Salomão e Hilton Cobra. Entre os objetivos está a contribuição para a garantia do direito à cultura para pessoas moradoras de Cidade Tiradentes – que completa 40 anos de existência em 2024. Projeto é realizado com apoio da 8ª edição do Fomento à Periferia.

“A Lei de Fomento às Periferias é fruto de uma mobilização popular organizada para democratizar o acesso, o recurso e fazer o dinheiro de fato chegar nas pontas, nas bordas, chegar nas mãos de quem produz a cultura periférica da Cidade de São Paulo”.

Em “Canto das Ditas”, a música desempenha um papel fundamental na encenação, representando a voz e o canto dessas mulheres em um cenário que oscila entre o ritual e o urbano contemporâneo. Além de celebrar o passado, busca fortalecer o presente e, ainda, vislumbrar o futuro. Por meio de elementos e saberes ancestrais, propõe uma reflexão sobre o papel da mulher nas periferias e sua capacidade de resiliência e transformação.

Para as integrantes do grupo Filhas da Dita, responsáveis pela produção do espetáculo, ocupar os palcos dos equipamentos públicos de Cidade Tiradentes é uma forma de reivindicar o acesso à cultura e às artes para a população local. 

“Esse projeto é sobre resgate, autoestima e empoderamento de nós mesmas e da nossa trajetória. Pra gente que não é norma é difícil se sentir bonita, inteligente e cheia de babado para compartilhar. São 17 anos de gente preta, travesti, indigena e LGBT que insiste em fazer cultura na e para a quebrada”, finaliza a atriz Lua Lucas.

SERVIÇO

“Canto das Ditas – Fragmentos Afrografados de Cidade Tiradentes”

Data: 22 de Junho de 2024

Horário: 19h

Local: CEU Inácio Monteiro, Rua Barão Barroso do Amazonas, s/n – Conj. Hab. Inacio Monteiro, São Paulo – SP

Entrada gratuita 

Direção e Dramaturgia: Antonia Mattos

Produção: Angelus Manuel 

Elenco: Ellen ZL, Lua Lucas, Luara Iracema, Thábata Wbalojá, Cláudio Pavão

Direção musical: Jonathan Silva

Concepção de luz: Antonia Mattos e Fernando Alves 

Técnica de Luz: Lu Silva

Cenário e figurino: Eliseu Weide

Contrarregra: Canafístula 

Social Media: Fel Lara

Comunicação: Assessoria Bianco

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...