AgendaTeatro

Eduardo Martini e Carina Sacchelli estreiam peça sobre relação de uma família com o Alzheimer

Estreia no dia 13 de agosto, sexta-feira, no Teatro União Cultural, “Pra Você Lembrar de Mim”, drama escrito pela dramaturga carioca Regiana Antonini que narra as dificuldades na relação de um pai e uma filha após a notícia do diagnóstico de alzheimer precoce.

Estrelada por Carina Sacchelli e Eduardo Martini sob a direção de Elias Andreato, a obra nasceu da amizade entre os atores, que sempre tiveram o desejo de encenar um espetáculo no qual desenvolvessem a relação de um pai e uma filha. Na peça, o jornalista Hélio é diagnosticado com a síndrome de Alzheimer precoce, e, a partir desta notícia, a relação com sua filha, Bruna, se transforma, invertendo os papéis de cuidado e cuidador.

“O Hélio foi criado a partir do amor que ele sente pela filha, e com a não emoção em fazer as cenas do texto. Veja, o doente de Alzheimer não se emociona. O Eduardo pode se emocionar, mas o personagem não. Foi difícil entender essa matemática e realizar, mas com o olhar generoso do Elias e a mão forte do Rodrigo Chueri, fui muito bem encaminhado e me joguei de cabeça”, conceitua Martini.

A obra, inclusive, leva o ator a um lugar pessoal muito forte, uma vez que seu pai, Milton Martini, ex-superintendente financeiro da Itaipu, sofreu do mal de Alzheimer até o dia de sua morte. “É claro que quando termina o ensaio, cada movimento, cada cena que fiz me lembra meu pai. Às vezes é impressionante como enxergo ele em mim, e por isso não quis assistir nenhum filme que falasse do assunto, porque queria usar toda essa vivência que tive ao lado dele durante os cinco anos que ficou doente”, conta o ator.

O espetáculo que chega ao Teatro União Cultural, entretanto, não busca a figura de um homem sucumbindo à doença, mas o olhar para a figura do familiar que cuida do doente. “Já é sabido que o paciente com esse tipo de demência sofre, mas validarmos as angústias e preocupações dos familiares desse paciente é algo necessário e justo. Eles são as vítimas ocultas da doença, pois também são afetados por ela, mas diferente do doente, estão totalmente conscientes sobre a gravidade da doença”, pontua Carina.

O diretor Elias Andreato avalia a contemporaneidade do espetáculo, ao tratar sem tabus de um assunto delicado. “Esta doença é o grande fantasma de todo ator e também de qualquer cidadão. Todos nós conhecemos ou já tivemos um parente com esta doença. Ela nos ronda. Enfrentá-la, é uma forma de purgar o medo. Isso me interessa como artista”, diz.

“Este tipo de espetáculo, não se propõe a verticalizar, mas apontar com poesia a gravidade da doença. Nós artistas não devemos ter medo do ridículo e nem do melodrama. A humanidade dos personagens se constrói nos detalhes e com delicadeza”, finaliza Andreato.

“Pra Você Lembrar de Mim” fica em cartaz no Teatro União Cultural, no bairro do Paraíso, próximo à estação Brigadeiro da Linha Verde do Metrô, entre os dias 13 de agosto e 03 de outubro, sexta-feira a domingo às 21h e às 19h. Os ingressos custam R$ 60,00 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela bilheteria virtual Sympla. Nos dias 10 e 11 de agosto (terça e quarta-feira), a produção realizará dois ensaios abertos gratuitos, voltados ao público de baixa renda.

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...

AgendaArtes Visuais

MACS recebe estreia brasileira do projeto Gravitas

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) recebe, a partir de...