Espetáculo Uma Nova Onda chega ao Parque das Ruínas

11
0

O espetáculo circense ‘Uma Nova Onda’ tem criação e atuação de Eduardo Andrade, como o Palhaço cientista Dudu, direção artística de Gustavo Paso e produção de Joana Damazio. Este solo, para o público de todas as idades, marca o retorno do Palhaço cientista Dudu, personagem criado na década de 80, à cena após cinco anos distante dos palcos, desde as últimas apresentações de “O Esquecimento Global”, seu espetáculo anterior. Eduardo Andrade, com 37 anos de palhaçaria, é também professor e doutor em design e assina o cenário, os adereços, os bonecos e o figurino da peça.

Partindo da premissa de que colocar conhecimento antigo em um novo contexto gera novos conhecimentos, unida à urgência em abordar os problemas ambientais, sanitários e de saúde pública que assolam o mundo, o Palhaço Cientista Dudu retoma alguns dos principais temas do seu repertório, mas agora atravessado pelos impactos causados pela pandemia da Covid-19. Associando conhecimento, sustentabilidade, ecologia e diversão, ‘Uma Nova Onda’ trata de assuntos sérios, urgentes e atuais, de forma descontraída, buscando resgatar, com pitadas de ironia e irreverência, um pouco da ludicidade infantil.

“Unindo circo, artes plásticas, teatro de bonecos e muita diversão, Dudu o palhaço cientista está de volta com uma retrospectiva de suas pesquisas ambientais ao longo dos últimos trinta anos. Uma viagem no tempo para entendermos como chegamos até aqui e como podemos pensar o mundo sob o olhar de Uma Nova Onda de prosperidade e cuidado com o meio ambiente”, explica o ator Eduardo Andrade, o palhaço Dudu.

Esta aula-espetáculo é uma imersão no mundo maravilhoso dos sonhos e da imaginação, o mundo da infância, que tanto tem a ensinar às crianças de todas as idades.

No decorrer do espetáculo, Dudu oferece uma oficina demonstrativa de confecção do boneco mascote Albert Einstein, feito a partir do reaproveitamento criativo de resíduos sólidos. Trata-se de uma demonstração simplificada do processo de construção de bonecos com o uso de resíduos plásticos, como embalagens de PET e PVC, fruto do mestrado do designer Eduardo Andrade na PUC-Rio, onde o artista também atua como pesquisador do LINC – Laboratório Linguagem, Interação e Construção de Sentidos da PUC-Rio.

Em ‘Uma Nova Onda’, o Palhaço cientista Dudu une circo, teatro e artes plásticas para contar histórias e observações a partir do seu olhar sobre o planeta Terra, mostrando não só algumas fantásticas descobertas da humanidade, mas também as consequências do progresso tecnológico, além de abordar a ciência e a relação do homem com a natureza. Aos espectadores é feito um convite à reflexão sobre a necessidade de uma atitude consciente e responsável com o meio ambiente.

O texto tem autoria de Eduardo Andrade e Gustavo Paso, parceiros de longa data na criação e confecção de adereços e cenários para os espetáculos de Paso, mas trabalhando pela primeira vez juntos na dramaturgia de um projeto de Andrade.

Com desenho de luz de Djalma Amaral, trilha sonora de Eduardo Lyra e consultoria de conteúdo de Thelma Lopes, jornalista, escritora, atriz e pesquisadora especializada na interação entre arte e ciência, ‘Uma Nova Onda’ promete mexer com a cabeça do espectador.

Como estaremos vivendo daqui a 10 anos? Qual o legado que deixaremos para nossos filhos? São reflexões a serem debatidas, e ninguém melhor do que o palhaço para levar esses assuntos ao público. O palhaço suaviza a abordagem sem perder o foco principal, que é levantar a reflexão sobre assuntos sérios, com o objetivo de provocar mudanças e ações efetivas e positivas.

Serviço

Dia 04, (sessão para convidados)
Dias 05, 11 e 12 de março de 2023
(Dia 11 de março: sessão acessível em LIBRAS)
Horário: 16h
Local: Teatro Ruth de Souza, Centro Cultural Municipal Parque das Ruínas
Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa Telefones: 21 2215-0621 | 21 2224-3922
Preços: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Ingressos: Sympla e na bilheteria do teatro a partir das 15h
05.03, domingo
https://www.sympla.com.br/uma-nova-onda–0503–16h__1874237
11.03, sábado
https://www.sympla.com.br/uma-nova-onda–1103–16h__1874238
12.03, domingo
https://www.sympla.com.br/uma-nova-onda–1203–16h__1874241
Capacidade: 75 lugares
Gênero: Circo
Categoria: Infanto juvenil
Classificação: LIVRE
Duração: 50 minutos

Ficha Técnica

Criação e atuação: Eduardo Andrade
Direção artística: Gustavo Paso
Texto: Eduardo Andrade e Gustavo Paso
Consultoria de conteúdo: Thelma Lopes
Iluminação: Djalma Amaral
Direção Musical: Eduardo Lyra
Cenário, adereços, bonecos e figurino: Eduardo Andrade
Voz da “Alexa”: Luciana Fávero
Programação visual: Danielle Martins
Ilustração: Eduardo Andrade
Fotografia: Renato Mangolin
Filmagem: Alexandre Maia e Renato Mangolin
Direção audiovisual e Edição: Alexandre Maia
Assessoria de imprensa: Luiz Menna Barreto : luizmenna@uol.com.br / 21 99872-5534
Contrarregragem: José Arthur Carneiro
Intérprete de LIBRAS: Juliete Viana
Assistência de luz e Montagem: Jorge Raibott
Montagem de luz: João Pedro C. Amaral
Gravação voz da “Alexa”: Estúdio Several Sounds
Edição de áudio: Eduardo Lyra e Lula Montagna
Operação de som: Eduardo Lyra
Confecção de cenário: Eduardo Andrade, Marcely Soares, Djavan Costa e Regivaldo Moraes
Confecção de adereços: Eduardo Andrade e Marcely Soares
Costura: Espaço Nice
Assistência de produção e Redes sociais: Flávia Brasil
Consultoria financeira: Rodrigo Gerstner
Administração financeira: Joana Damazio – Máquina Cultural
Direção de produção e Produção executiva: Joana Damazio – Máquina Cultural
Realização: Arte Cinco
Instagram: @duduarte5
Facebook: @eduardoandradedudu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *