Mais nova produção da Cia. Rústica, Estrela Dinn — a pessoa nasce pra bilhar irá estrear no Porto Verão Alegre. Protagonizada por Ander, a peça leva ao palco a personagem criada pela atriz para os espetáculos Cabaré da Mulher Braba e Cabaré do Amor Rasgado. Com direção de Patrícia Fagundes, a montagem terá sessões de 30 de janeiro e 1º de fevereiro, de terça a quinta-feira, às 20h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico).
Estrela Dinn ocupa a cena com muito glamour, poesia e humor. Nasceu nos cabarés e ganhou um espetáculo com seu nome. A trajetória da personagem é marcada por pedaços de vida da atriz e histórias de travestis brasileiras em uma ambientação que evoca uma pequena boate — ou Cabarés dos Sul do Mundo, onde Estrela brilha. Ela é acompanhada por Vitorio Ventura (Diego Nardi), ator, astrólogo, produtor e faz tudo do teatro, que lê estrelas, opera som e efeitos.
— Durante as apresentações dos cabarés, algumas pessoas sugeriram que a Estrela Dinn poderia ter sua própria montagem, um spin off da personagem. Eu tinha certeza que tinha mais para explorar em seu universo. Levei a sugestão para Patrícia, amiga e parceira artística de tanto tempo, e começamos a imaginar outras histórias. Há muito de mim e de muitas outras na montagem: Rogéria, Cláudia Wonder, Andréa de Mayo, Natasha e tantas outras que vieram antes. Travestis que são parte da história do país, da cidade e do mundo. Mas travestis são sistematicamente invisibilizadas. A gente precisa colocar no centro da cena esses corpos, essas experiências — explica Ander.
No cruzamento de histórias da protagonista e do cosmos, a peça propõe perspectivas contra-hegemônicas sobre o que entendemos como conhecimento, gênero e nossas próprias relações com o mundo. É uma celebração da diversidade, das possibilidades políticas e poéticas da cena, da imaginação, do jogo e do afeto como forças transformadoras. Uma experiência festiva e reflexiva que convida a viajar pelo universo e visitar o mundo de Estrela Dinn, que nasceu para brilhar, como toda gente.
— Nosso tempo carrega essa urgência da luta por narrativas que abrem janelas para imaginar outros mundos. Essa montagem é costurada por histórias da atriz e de outras travestis, narrativas de astronomia e astrologia, canções pop, memórias, nossa constante celebração da arte e do próprio teatro, que é um espaço de afeto, invenção e rebeldia — afirma a diretora Patrícia Fagundes.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Patrícia Fagundes; Texto: Patrícia Fagundes com colaboração de Ander; Elenco: Ander e Diego Nardi; Cenografia: equipe do espetáculo a partir do acervo da Cia. Rústica: Iluminação: Iassanã Martins: Realização: Cia Rústica.
>SERVIÇO:
QUANDO: De 30/01 a 1º/02 — terça, quarta e quinta-feira, às 20h.
ONDE: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre)
QUANTO: De R$ 30,00 a R$ 60,00 (50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística mediante comprovação)
INGRESSOS ON-LINE: https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/event/13/estrela-dinn-a-pessoa-nasce-para-brilhar
Comente!