AgendaTeatro

“Estrela Dinn — a pessoa nasce pra brilhar” vai estrear em Porto Alegre

Ander foto Adriana Marchiori
Ander em "Estrela Dinn — a pessoa nasce pra brilhar" — fotos: Adriana Marchiori

 Mais nova produção da Cia. RústicaEstrela Dinn — a pessoa nasce pra bilhar irá estrear no Porto Verão Alegre. Protagonizada por Ander, a peça leva ao palco a personagem criada pela atriz para os espetáculos Cabaré da Mulher Braba Cabaré do Amor Rasgado. Com direção de Patrícia Fagundes, a montagem terá sessões de 30 de janeiro e 1º de fevereiro, de terça a quinta-feira, às 20h, na Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico). 

   Estrela Dinn ocupa a cena com muito glamour, poesia e humor. Nasceu nos cabarés e ganhou um espetáculo com seu nome. A trajetória da personagem é marcada por pedaços de vida da atriz e histórias de travestis brasileiras em uma ambientação que evoca uma pequena boate — ou Cabarés dos Sul do Mundo, onde Estrela brilha. Ela é acompanhada por Vitorio Ventura (Diego Nardi), ator, astrólogo, produtor e faz tudo do teatro, que lê estrelas, opera som e efeitos. 

   —  Durante as apresentações dos cabarés algumas pessoas sugeriram que a Estrela Dinn poderia ter sua própria montagem, um spin off da personagem. Eu tinha certeza que tinha mais para explorar em seu universo. Levei a sugestão para Patrícia, amiga e parceira artística de tanto tempo, e começamos a imaginar outras histórias. Há muito de mim e de muitas outras na montagem: Rogéria, Cláudia Wonder, Andréa de Mayo, Natasha e tantas outras que vieram antes. Travestis que são parte da história do país, da cidade e do mundo. Mas travestis são sistematicamente invisibilizadas. A gente precisa colocar no centro da cena esses corpos, essas experiências — explica Ander.

   No cruzamento de histórias da protagonista e do cosmos, a peça propõe perspectivas contra-hegemônicas sobre o que entendemos como conhecimento, gênero e nossas próprias relações com o mundo. É uma celebração da diversidade, das possibilidades políticas e poéticas da cena, da imaginação, do jogo e do afeto como forças transformadoras. Uma experiência festiva e reflexiva que convida a viajar pelo universo e visitar o mundo de Estrela Dinn, que nasceu para brilhar, como toda gente. 

   — Nosso tempo carrega essa urgência da luta por narrativas que abrem janelas para imaginar outros mundos. Essa montagem é costurada por histórias da atriz e de outras travestis, narrativas de astronomia e astrologia, canções pop, memórias, nossa constante celebração da arte e do próprio teatro, que é um espaço de afeto, invenção e rebeldia — afirma a diretora Patrícia Fagundes. 

FICHA TÉCNICA:

Direção: Patrícia Fagundes; Texto: Patrícia Fagundes com colaboração de Ander; Elenco: Ander Diego Nardi; Cenografia: equipe do espetáculo a partir do acervo da Cia. Rústica: Iluminação: Iassanã Martins: Realização: Cia Rústica

>SERVIÇO:

QUANDO: De 30/01 a 1º/02 — terça, quarta e quinta-feira, às 20h. 

ONDE: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANTO: De R$ 30,00 a R$ 60,00 (50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística mediante comprovação)

INGRESSOS ON-LINE: https://ingressos.portoveraoalegre.com.br/event/13/estrela-dinn-a-pessoa-nasce-para-brilhar

Deixe um comentário

Sugeridos
Ana Paula Sirino, Urucum tombado. 2026 Óleo sobre tela 100x100 cm
AgendaArtes Visuais

Entre vestígios e futuros investiga o que a matéria e a paisagem guardam do tempo

Com curadoria de Priscyla Gomes, exposição apresenta os trabalhos desenvolvidos por Ana...

Helen Salomão, autoretrato cédito Helen Salomão
AgendaArtes VisuaisFotografia

Festival destaca a arte da fotografia na periferia de São Paulo

Nos dias 26 e 27 de setembro, o Festival Photothings 2026 ocupa...

Captura de tela 2026 09 03
AgendaTeatro

Johnny Massaro estreia solo A gente mira no amor e acerta na solidão

Com produção artística de Pablo Sanábio, dramaturgia de Júlia Portes e direção...

Vino Fragoso em A Pequena Prisão - Crédito Letícia Cecília
AgendaTeatro

“A Pequena Prisão” volta aos palcos na Casa de Cultura Laura Alvim

Descrito como “belo”, “impactante” e “impecável” por artistas como Marieta Severo, Matheus...

HAMLET 8X16 Crédito Pio Figueiroa (6)
Agenda

Mostra Ocupa Boal apresenta nova temporada de “Hamlet 16×8”

Depois do sucesso da primeira temporada no Rio em julho, o solo...

Foto Giovana Sanches Martins
AgendaClássicosShows

RioHarpFestival ganha versão latino-americana com entrada gratuita

Programação integra a I Semana de Arte do Rio de Janeiro com...

Captura de tela 2026 09 15
AgendaTeatro

Vladimir Brichta estreia O Menor Palco do Mundo

A história real do premiado autor australiano Kim Crotty aborda a paternidade...

Céu Foto Luiza Ananias
AgendaMúsica

Noites Brasileiras com música brasileira a preços populares

De setembro a dezembro, a Autêntica recebe o Noites Brasileiras, projeto realizado...

MIEDKA IN SAIO Foto Hamilton Ramos
Agenda

“Miêdka – Uma Metáfora do Encontro” reestreia na Funarte SP

Depois de décadas de trajetórias que se cruzaram em importantes companhias de...

WhatsApp Image 2026 09 17 at 17.46.09
AgendaFestivaisTeatro

18ª FITA anuncia programação e homenagem para Arlete Salles

Um dos mais tradicionais eventos de artes cênicas do Brasil tem abertura...

Grace Gianoukas como Dora (Crédito fotográfico: Dalton Valério)
AgendaTeatro

Grace Gianoukas chega ao RS com seu novo espetáculo, “Dora”

Atriz se apresenta no festival Porto Alegre em Cena, na pré-abertura do...