Cinco contos, incluindo o homônimo do escritor mineiro Murilo Rubião (1916 – 1991), servem de inspiração para o espetáculo “O Pirotécnico Zacarias”, que o grupo Giramundo apresenta no Teatro II do Centro Cultural Banco do Brasil entre 22 de agosto e 16 de setembro.
Inédita no Rio, a montagem é resultado de uma nova vertente de trabalho da trupe mineira, que experimenta a combinação de diferentes linguagens, como cinema, animação, música, dança, máscaras, artes plásticas e teatro de objetos. No palco, bonecos contracenam com atores e vídeos adaptando os contos do autor considerado um dos mais significativos da literatura fantástica no Brasil numa espécie de “nova ópera”, caracterizada pelo hibridismo midiático.
Desde o início dos anos 2000, o Giramundo tem norteado sua produção para a experimentação com outras mídias, principalmente para as possibilidades de interação de bonecos e atores com vídeos e animações. Com “O Pirotécnico Zacarias”, o grupo foi além. “Trouxemos o cinema como um processo duplo, tanto de planejamento quanto de produção, seguindo metodologia usada frequentemente criação de filmes, como a roteirização, a organização de cenas, mas ao mesmo tempo incorporando as características cinematográficas para uma linguagem teatral”, explica o diretor Marcos Malafaia. “É um campo cênico híbrido, que corresponde a uma curiosidade sobre novos cenários de criação, abertos pela sobrecarga e multiplicidade de meios de expressão do mundo contemporâneo”, completa.
Apesar de trazer uma experimentação no campo da linguagem e na construção de cena, a peça mantém o rigor metodológico e a atenção estética adotados pela companhia desde a década de 70. A dramaturgia foi construída a partir da costura dos contos “O Pirotécnico Zacarias”, “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, “Teleco, o Coelhinho”, “O Bloqueio”, “Os Comensais”, todos interligados pela figura central de Zacarias, protagonista do espetáculo. Uma fábula sobre o homem contemporâneo, um herói Muriliano que, mesmo sendo mágico, é incapaz de mudar a realidade, ou mesmo de compreender sua posição nela.
“O trabalho de Murilo Rubião é surpreendentemente contemporâneo e importantíssimo para cultura brasileira, apesar de não ser tão conhecido do público. Sua obra nos permite trabalhar com uma espécie de surrealismo, uma realidade ao mesmo tempo absurda e fantástica”, conta Malafaia. “À medida que realizamos a adaptação e experimentações para construção do espetáculo, percebemos que havia muitas recorrências e elos entre os contos, que existia um personagem central muito estável, rodeado por instabilidade de todos os lados. Então procuramos reforçar essa estrutura oculta dos contos e percebemos que possuíam um potencial imagético e poético, um tanto quanto filosófico ou psicanalítico, que poderia ser abordado por um viés cinematográfico. Por isso, enxergamos não só a necessidade, mas também a importância em trazer vida e obra de Rubião”, finaliza.
“O Pirotécnico Zacarias” estreou nacionalmente no CCBB Belo Horizonte em março deste ano e, entre abril e junho, foi encenado no CCBB São Paulo. Depois da temporada carioca, o espetáculo seguirá para unidade Brasília do Centro Cultural. Serão, ao todo, 107 apresentações da montagem, a maior turnê da história do grupo Giramundo desde a sua fundação, em 1970.
rmação acadêmica e artística de seus fundadores imprimiu no grupo o rigor metodológico e atenção estética no planejamento de seus bonecos e espetáculos. Estas características, unidas ao interesse pela cultura brasileira, trouxeram reconhecimento nacional aoGiramundo, garantindo seu lugar na história do Teatro Brasileiro por sua ação transformadora de incorporação de formas e temas adultos, dialogando com questões formais, plásticas e políticas complexas.
Durante os anos 2000, o Giramundo conquistou sua sede própria, base para seu Museu, Escola e Estúdio de Animação. Neste período o grupo concentrou sua atenção na produção de animações e conteúdo digital e na comunicação através da internet. Mais recentemente, iniciou a produção e comercialização de livros, vídeos e brinquedos incorporando o pensamento industrial ao seu modelo de sustentabilidade institucional.
Hoje, o Giramundo se transforma: a ideia de grupo de teatro, que orientou suas atividades durante 30 anos, cede espaço para um núcleo multimídia, experimentador de uma cena de animação variada, onde convivem bonecos reais e suas versões digitais. Essa mistura do teatro de bonecos, vídeo, animação, música, dança e artes plásticas parece ser o território do Giramundo do Século XXI.
FICHA TÉCNICA:
Patrocínio: Banco do Brasil
Realização: Ministério da Cidadania e Centro Cultural Banco do Brasil
Direção geral e roteiro adaptado: Marcos Malafaia
Assistência de direção: André Martins
Coordenação de produção: Carluccia Carrazza
Direção de atores: Epaminondas Reis
Atores marionetistas: Antônio Rodrigues, Beto Militani, Camila Polatscheck e Fabíola Rosa
Trilha sonora: Gabriel Guedes, Max Lehmann e Andre Martins
Coordenação oficina Giramundo: Daniel Bowie
Coordenação ateliê Giramundo: Endira Drumond
coordenação financeira de projeto: Alcione Rezende, Sinergia
Composição coreográfica: Cristiano Reis e Luiza Alvarenga
Treinamento de manipulação: Beatriz Apocalypse
Preparação física marionetistas: Luis Malafaia
Fotografia: Elmo Alves e Lorena Zschaber
Cenografia: Marcos Malafaia e Daniel Bowie
Oficina cenográfica: Glauber Apicela, Daniel Bowie, Igor Ribeiro e Rafael Borges
Luminotécnica digital: Bruno Cerezoli e Tom Alonso
Design de iluminação: Marcos Malafaia e Rodrigo Cordeiro
Consultoria projeção mapeada: Allerson Soares e Guilherme Pedreiro
Construção de bonecos: Daniel Bowie, Endira Drumond, Fernanda Paredes, Gabriel Drumond, Iara Drumond e Israel Silva
Workshop máscaras: Juliana Pautilla
Modelagem máscaras: Aurora Majnoni
Confecção máscaras: Israel Silva
Pintura máscaras: Marcos Malafaia
Recortes em papel: KK Bicalho
Oratório: Flávia Henriques
Colagista: Samuel Eller
Assessoria de comunicação: A Dupla Informação
Assessoria de imprensa local: Catharina Rocha – Máquina de Escrever
Masterização: Lucas Mortimer
Cantoras: Laura Catarina, Mariana Cavanellas e Coral Sampaio
Vozes: André Martins, Antônio Alonso, Antônio Rodrigues, Epaminondas Reis, Isabella Michelline, Lis Malafaia, Marcos Malafaia, Mário Apocalypse e Ulisses Tavares
Animação e design gráfico: Caio Lourenço
Cenotécnica: Rodrigo Cordeiro, Alexandre Figueiredo e Alexandre Galvão
Supervisão de material cênico: Raimundo Bento
Estúdios de som: Lucas Mortimer e Thiago Braga
Estúdio fotográfico: Câmera Lúcida
Textos do programa: Marcos Malafaia
Núcleo audiovisual
Direção geral: Daniel Ferreira
Montagem timeline: Andre Martins, Zenner Henriques, Gabriel Navarro e Daniel Ferreira
Assistentes de roteiro: Ana Siqueira, Daniel Ferreira, Tom Alonso, Daniel Bowie e André Martins
Animação: Ulisses Tavares, Zenner Henriques e Tom Alonso
Tratamento de imagens: Tom Alonso
Equipe Café Pingado
Direção: Daniel Ferreira
Produção: Ana Siqueira
Assistentes de direção: José Ricardo Miranda Jr. e Ana Siqueira
Assistência de produção: Élida Ramirez e Bea França
Estudos em cinema: José Ricardo Miranda Jr.
Direção de fotografia: Rick Mello e Diogo Lisboa
Assistente fotografia / Logger: Marco Antônio Gonçalves Jr.
Direção de arte / Figurino (SET): Dan Lemos
Maquinária: Rodrigo Machado “Barcelona”
Maquinária / Contrarregra: Guilherme “Gnomo”
Motorista de set: Jacques Marçal
Equipamento de câmera: Bil’s Cinema e Vídeo
Equipamento de luz e estúdio: Flare
Núcleo moda
Figurino: Fernanda Fantagussi e Marcos Malafaia
Produção de moda: Carina Fonseca
Alfaiataria: Sérvulo Felipe
Adereços: Carlos Penna
Calçados: Nuu Shoes
Moletons: Molett
Bolsas e mochilas: Fantagussi
Estagiários Fumec:
Modelagem 3D: Rafael Borges
Comunicação web: Marina Kemp
Design gráfico: Felipe Mayer
Fotografia: Mariana Arnoni
Agradecimentos: Sílvia Rubião, Grupo Corpo, Breno Pessoa, João Vitor Rocha, Célio Ramos, Tamira Abreu, Astréia Soares e MIS BH
Parceiros: Café Pingado Filmes, Sinergia Gestão de Projetos Culturas, A Dupla Informação, Calu, Carlos Penna, Fantagussi, Molett, Casa Meva Decor, Gráfica Lutador, On Projeções, Quarteto Filmes e Universidade Fumec.
SERVIÇO
Espetáculo: “O Pirotécnico Zacarias”
Temporada: de 22 de agosto a 16 de setembro.
Apresentações: de quinta a segunda, às 19h.
Local: CCBB Rio (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro) – Teatro II
Informações: (21) 3808-2020.
Capacidade: 116 lugares. Recomendação etária: 14 anos.
Duração: 70 minutos.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
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