AgendaTeatro

O Beijo no Asfalto na Praça Roosevelt

A Cia Grite de Teatro celebra três décadas nos palcos com uma nova montagem de O Beijo no Asfalto, clássico de Nelson Rodrigues, com direção de Kleber di Lázzare. A temporada de estreia acontece entre os dias 2 e 31 de agosto, com apresentações aos sábados, às 20h, e domingos, às 19h, no Espaço Parlapatões, na Praça Roosevelt, centro de São Paulo.

Escrita em 1960, O Beijo no Asfalto é uma das obras mais emblemáticas do dramaturgo, e ganha agora uma montagem que dialoga diretamente com os dilemas contemporâneos. A partir de um gesto simples – um beijo entre dois homens no momento da morte – a peça desencadeia uma tragédia pública e íntima, expondo a hipocrisia da sociedade, o moralismo e a manipulação midiática.

Na trama, Arandir, um bancário recém-casado, presencia um atropelamento no centro do Rio de Janeiro. Ao atender ao último pedido da vítima, um beijo, torna-se alvo de um escândalo fomentado por um repórter sensacionalista e um delegado corrupto, mergulhando sua família num ciclo de desconfiança, preconceito e destruição moral.

A montagem da Cia Grite aposta em uma encenação que tensiona as múltiplas versões da verdade em uma sociedade movida pela aparência e pela violência simbólica. A peça mergulha no poder da palavra de Nelson Rodrigues potencializando o olhar crítico sobre os dias atuais, revelando a persistência de estruturas opressoras e o julgamento público diante do que escapa às normas.

No elenco, estão Ana Catarina Santilli (Selminha), Felipe Oliveira (Amado Ribeiro | Werneck), Gleibson Filho (Aprígio | Aruba), Gustavo Batistão (Cunha | Pimentel), Kleber di Lázzare (D. Matilde | D. Judith | Viúva), Paula Aviles (Dália | Comissário) e Rafael Sandoli (Arandir), que interpretam personagens marcados por contradições e impulsos dramáticos intensos. A equipe também assina a criação coletiva da montagem, reforçando o espírito colaborativo que marca os 30 anos de atuação da companhia.

Guarda-chuvas e máscaras

Com a montagem de O Beijo no Asfalto, a Cia Grite revisita pela terceira vez o universo de Nelson Rodrigues, após as montagens de A Falecida (2003) e Oh, que Delícia de Mundo (2007). A escolha pela obra marca um reencontro com a poderosa carpintaria dramática do autor, cuja obra permanece urgente diante de temas como fake news, manipulação e preconceito. “Nelson foi chamado de maldito, mas acima de tudo era um grande contador de histórias e um conhecedor profundo da imprensa brasileira”, afirma o diretor Kleber di Lázzare.

Nesta nova encenação, a cenografia traz um elemento simbólico marcante: guarda-chuvas que se transformam em máscaras, metáfora visual das identidades distorcidas e ocultas que atravessam a trama.

O Beijo no Asfalto reafirma o compromisso da Cia Grite de Teatro com o teatro de pesquisa, revisitanto Nelson Rodrigues com um olhar crítico sobre o poder das narrativas midiáticas e seus desdobramentos na vida individual e coletiva”, pontua di Lázzare.

Serviço:

O Beijo no Asfalto

Cia Grite de Teatro

2 a 31 de agosto, sábado, 20h e domingo, 19h.
Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação, São Paulo.

90 minutos | 14 anos | R$ 35 a R$ 70 (venda pelo site Sympla).

Deixe um comentário

Sugeridos
CríticasTeatro

Excelente montagem de A Gaivota, de Tchekhóv

O Armazém Companhia de Teatro está de volta com uma nova montagem...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...