em , ,

Zona Norte e Zona Leste recebem neste fim de semana o circuito paulistano do Teatro nos Parques com “Expresso Caracol”, da Cia dos Pés

Sábado e domingo, às 15h

Zona Norte e Zona Leste recebem neste fim de semana o circuito paulistano do Teatro nos Parques com “Expresso Caracol”, da Cia dos Pés | Agenda | Revista Ambrosia

O teatro de rua nasce como rito, comunicação, paródia, brincadeira,

em lugares públicos, nas feiras, praças.

Espetáculo “Expresso Caracol”, da Cia dos Pés, encabeça o Tradicional circuito de teatro a céu aberto do país chega a sua 16 ª edição e se afirma como um projeto de cidadania cultural e ambiental

Com mais de 520 apresentações em 25 cidades e 06 estados do país, o Teatro nos Parques  é reconhecido como uma das maiores temporadas de Teatro ao ar livre oferecendo amplo panorama de estilos e poéticas desta modalidade cênica

Edição paulistana do projeto é patrocinada pela VR Benefícios  e vai até 12 de junho

Desde a 1ª edição em setembro/2009, o Teatro nos Parques mostrou sua vocação de permanência e não parou de crescer até se consolidar como uma das maiores e mais completas mostras de teatro ao ar livre.

Concebida com a intenção de trazer a arte para o cotidiano e torna-la acessível desmistificando a ideia que só pode estar presente em museus, bibliotecas ou teatros.

Ao longo dos anos e a cada edição o propósito do projeto vem impactando positivamente na vida dos habitantes das cidades por meio da interação com o meio ambiente, da valorização de atitudes e hábitos inerentes à sociabilidade, ao convívio coletivo e ao respeito pelo patrimônio ambiental.

O Teatro nos Parques ganhou longevidade e este ano terá três edições previstas para acontecer em 14 cidades e 03 estados do país. A curadoria vai selecionar entre 20 a 40 grupos.

O Teatro nos Parques foi pioneiro em realizar temporadas teatrais em vez de fazer apresentações pontuais e essa iniciativa ganhou tanto a aprovação do público quanto da classe artística que passaram a ver os parques também como espaços culturais. Com isto, o número de grupos e apresentações teatrais em parques públicos aumentaram consideravelmente desde a 1ª edição.

Segundo os organizadores da Mostra, Edson Caeiro e Roberto Rosa o Teatro nos Parques contabiliza mais de 520 apresentações nas 25 cidades de 6 estados do país e mais de 100 grupos teatrais brasileiros se apresentaram desde a 1a edição.

Complementando a programação, em cada parque são realizadas oficinas ou atividades lúdicas, voltadas ao brincar com ênfase nos conceitos básicos de sustentabilidade, na cultura da preservação e do reaproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos.

“Estamos muito felizes em apoiar o projeto, fortalecendo nosso compromisso em disseminar o acesso à cultura. Para nós, trata-se de cuidar e apoiar o trabalhador e sua família. A relação entre a VR e as pessoas é algo muito além de benefícios”, afirma Paulo Roberto Esteves Grigorovski, diretor executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR.

A cada edição cerca de 120 profissionais são contratados entre artistas, técnicos, produtores e prestadores de serviços, que se tornam possíveis com as parcerias estabelecidas com os poderes públicos federal, municipal e estadual, sociedade civil e apoio das associações de moradores, as culturais ou esportivas.

A Estima Cultural, produtora responsável pela realização do projeto, busca parceiros que acreditam no poder da cultura de transformar a sociedade e fortalecer a cidadania.

São empresas que fazem uso de leis de incentivo à cultura, como PRO-MAC e PROAC ICMS, respectivamente, da cidade e do estado de São Paulo; e, a LEI DE INCENTIVO À CULTURA do governo Federal, para investirem na preservação da identidade cultural brasileira e nas bases de um mundo sustentável.

Conforme conceito do direito à cidade desenvolvido pela Organização das Nações Unidas – ONU “consiste no direito de todos os habitantes, presentes e futuros, temporários e permanentes, para usar, ocupar e produzir cidades justas, inclusivas e sustentáveis, aldeias e assentamentos, entendidos como um bem comum essencial para uma vida plena e decente”.

Um pouco do Teatro de Rua no Brasil

Influenciado pelo Teatro de Feira e Commedia Dell’arte trazido ao país e pelas manifestações culturais populares folclóricas de origens indígenas e afro- brasileiras como bumba meu boi, maracatu, cortejos ou carnaval que traziam algum tipo de teatralidade, o teatro de rua foi expandindo e ganhando adeptos em todo o país.

Muitos grupos e artistas se dedicam à pesquisa da modalidade, que ganhou força no contexto de mobilização política dos anos 1970, com a criação do Centro Popular de Cultura. Um dos exemplos da fusão entre teatro e carnaval é a do grupo carioca “Tá na Rua”, fundado pelo encenador Amir Haddad, que acredita ser o teatro a arte do futuro, a única talvez que se mantêm dentro do propósito de fornecer ao ser humano espaço para o seu sentimento gregário e comunitário.

Outros destaques de grupos desta área são o Pombas Urbanas, o Teatro de Anônimo, Ói Nóis Aqui Traveiz, o Galpão, os Parlapatões, Grupo Rosa dos Ventos,a Cia. São Jorge de Variedades, a Trupe Olho da Rua e a Grande

Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades, o Coletivo Estopô Balaio entre muitos outros, que se afirmaram no cenário teatral contemporâneo.

TEATRO NOS PARQUES

O TEATRO NOS PARQUES escolhe espetáculos de teatro e circo acessíveis a todas as idades e classes sociais. As apresentações são gratuitas, com acessibilidade garantida a todos. A programação diversificada traz diferentes gêneros teatrais como a fábula, a comédia, o auto, o teatro de formas animadas e bonecos, teatro de rua, o circo, a pantomima, e outros.

O projeto colabora para melhor integrar os parques aos moradores residentes no entorno e atrair a presença de novos visitantes, contribuindo para consolidá-los como espaços de lazer e de enriquecimento cultural.

O TEATRO NOS PARQUES facilita o acesso da população aos espetáculos por apresentá-los, gratuitamente, em parques próximos de suas residências, promovendo inclusão social e cultural.

Os Projetos da ESTIMA buscam promover a cultura e as artes brasileiras, oferecendo à população programações gratuitas acessíveis e de qualidade. Ao mesmo tempo em que investe na geração de trabalho e renda para a extensa cadeia produtiva formada por profissionais e prestadores de serviços envolvidos na realização de eventos e programas culturais.

A ESTIMA CULTURAL atua na GESTÃO e realização de ações voltadas para facilitar o acesso da população aos bens culturais. Seus projetos têm alcançado êxito e provocado encantamento em pessoas das mais diversas faixas etárias e classes sociais, possibilitando que a arte seja reconhecida como elemento de apreciação e geração de renda.

Edição na cidade de São Paulo De 08 de maio a 12 de junho

09 companhias, 12 apresentações,

11  espetáculos em 10 parques

PROGRAMAÇÃO TEATRO NOS PARQUES – 16º EDIÇÃO – 2022 – VR
DATA SEMANA HORÁRIO GRUPO ESPETÁCULO PARQUE ZONA
08/05/2022 DOM 11 h Pia Fraus Bichos do Brasil Jaraguá NOROESTE
08/05/2022 DOM 15 h Pia Fraus Bichos Vermelhos Jaraguá NOROESTE
15/05/2022 DOM 15 h Magnólia Cultural Em Busca do Snark Invisivel Rodrigo de Gásperi NORTE
21/05/2022 SAB 15 h Cia dos Pés Expresso Caracol Trote NORTE
22/05/2022 DOM 15 h Cia dos Pés Expresso Caracol Lydia Natalizio LESTE
28/05/2022 SAB 15 h Cia Prosa dos Ventos Ciranda das Flores Nabuco SUL
29/05/2022 DOM 15 h Teatro Girandolá Conto de Todas as Cores Consciência Negra LESTE
04/06/2022 SAB 15 h Bonecos Urbanos A Fábula da Criação Santo Dias SUL
05/06/2022 DOM 11 h A Próxima Cia Água Raul Seixas LESTE
05/06/2022 DOM 15 h Cia Truks Zoo-Ilógico Raul Seixas LESTE
11/06/2022 SAB 15 h Circo di Só Ladies Estupendo Circo de Só Ladies Jardim da Luz CENTRAL
12/06/2022 DOM 15 h A Próxima Cia Água Anhanguera NOROESTE

Sábado, dia 21, às 15h –  Espetáculo infantil “Expresso Caracol”, da Cia. dos Pés, no Parque Trote, na Zona Norte

Domingo, dia 22, às 15h – Espetáculo infantil “Expresso Caracol”, da Cia. dos Pés, no Parque Professora Lydia Natalízio

O Expresso Caracol é um “teatro ambulante” que carrega a beleza da dança clássica e a magia do circo. A peça traz a poesia e o riso para um passeio

com artistas que carregam a vida e o espetáculo na mesma estrada e promovem neste percurso um encontro divertido com obras clássicas.

Ficha Técnica
Concepção Original E Cenografia: Kesler Jamal Contiero
Dramaturgia E Direção: Angélica Zignani
Elenco: Daniel Neves E Mariane Cerilo
Preparação De Elenco: Ana Luísa Cardoso
Trilha Sonora Original: Cia Dos Pés

A Cia. dos Pés desenvolve uma proposta de trabalho estética e diversa, utiliza a dança e o teatro contemporâneos como forma de expressão.

Locais:

Parque Trote

Avenida Nadir Dias de Figueiredo, s/n – Portão 1 – Vila Maria, Zona Norte

Parque Professora Lydia Natalízio Diogo

Rua João Pedro Lecór, s/n – Vila Alpina, Zona Leste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

#Lançamento'22 Circuito Ambrosia