TV

"Amores Roubados" e a esperança de vida inteligente na teledramaturgia brasileira

Compartilhe
Compartilhe

A TV aberta brasileira, tão conservadora e previsível em sua teledramaturgia, nem deixando para as séries curtas sua maior evolução artística. Claro que por trás desse novo enfoque está também uma necessidade de mercado. Assim como o NetFlix vem obrigando o mercado de TV (aberta e fechada) norte-americano a se reinventar no diálogo pregresso com sua audiência, aqui, com a cada vez maior democratização e acesso da TV fechada, em sua pluralidade, à todas a s classes, fez com que uma parcela maior da população, ou seja, de telespectadores, tenha acesso à dramaturgias e programas mais bem elaboradas e instigantes.
Isso ressoou não só sobre a TV como produtora de conteúdo, como também para os profissionais que atuam nela. Depois da ótima “O Canto da Sereia”, que uniu excelência e ótima audiência nos primeiros dias de janeiro de 2013, a TV Globo lançou no comecinho de 2013 a notável “Amores Roubados”.
Com médias admiráveis acima da casa dos 30 pontos, a série também tem o roteiro de George Moura (que roteirizou o filme “Linha de Passe”, de Walter Salles), uma fotografia lindíssima de Walter Carvalho (que vem se tornando habituê em produções “globais”. Bom sinal!) e a inspirada direção de José Luiz Villamarim (um dos responsáveis pelo êxito técnico da melhor novela recente “Avenida Brasil”), por sinal o mesmo trio da citada “O Canto da Sereia”.

caua-reymond-e-isis-valverde-em-cena-de-amores-roubados-seriado-estreia-

Livremente inspirada na quase parábola “A Emparedada da Rua Nova”, romance de Carneiro Vilela que retrata com virulência a sociedade pernambucana do século XIX , a série acompanha o sommelier Leandro (Cauã Reymond) um conquistador nato que se entrelaça com três mulheres (mas que ama apenas a mais jovem e vivaz delas, personagem de Ísis Valverde) quase que num vício do risco e da propulsão sexual que isso lhe traz, sobre as margens das contradições regionais e afetivas do Rio São Francisco.
Um ponto de destaque na trama é o enfoque que foge totalmente dos clichês nordestinos na TV: trata-se de um visão fictícia porém moderna da região, com uma vinícola próspera, uma classe alta com sofisticação livre de caricaturas e sem gags cômicas regionalistas. Moura quer mostrar um Brasil profundo que se identifica no implícito da divisão de classes, na objetividade das arestas sociais e na humanidade de seus seres.
O elenco traz um trio de mulheres que roubam todas as cenas: Dira Paes, se valendo de uma impressionante sensualidade (muito explorada no cinema, mas retraída na TV), para marcar a força de sua atuação; Patrícia Pillar, numa perturbação até mais orgânica que o texto que toma posse e Cássia Kiss Magro, fazendo com os olhos o que muita atriz pena para fazer com o corpo inteiro. Murilo Benício e Irandhir Santos são outros destaques já esperados. O roteiro, ao longo de seus dez capítulos, dá umas leves derrapadas, principalmente na conclusão de alguns personagens como o de Murilo ou até insubstancialidade de certas soluções dramáticas, entretanto, são senões que não diminuem a força de sua história, a precisão de sua execução e sobretudo, a sensação de que a TV aberta do país pode sair de sua zona de conforto (The XX na trilha sonora principal – ocasionando a explosão de vendas de CD do grupo por aqui –  é um sinal claríssimo) e vislumbrar uma teledramaturgia adulta e sem o domínio irresponsável do melodrama. Oremos.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AstrosNotíciasTV

Ana Paula Padrão deixa o MasterChef

Eita!!! Após uma década de sucesso e dedicação, a apresentadora Ana Paula...

CríticasSériesTV

O Simpatizante: uma minissérie eletrizante

Toda guerra é travada duas vezes: uma no campo de batalha e...

FilmesNotíciasTV

Coringa 2: Da tela grande para as plataformas digitais em tempo recorde

Após uma segunda semana desastrosa nas bilheterias, a Warner Bros resolveu antecipar...

AstrosNotíciasTV

Xuxa cogita programa com Angélica, mas admite: “Tenho Medo”

Na estreia da oitava temporada do programa “Lady Night”, Xuxa Meneghel, a...

FilmesNotíciasTV

The Beatles: documentário de Martin Scorsese mostrará a chegada aos EUA

O diretor Martin Scorsese se propôs a documentar um dos momentos mais...

NotíciasTecnologiaTV

Disney+ vai bloquear compartilhamento de senhas no Brasil

Disney+ anunciou que, a partir de 12 de novembro, implementará restrições ao...

EsportesNotíciasTV

YouTube e CazéTV anunciam transmissão do Brasileirão

Em uma notícia que deixará os fãs de futebol brasileiro mais que...