TV

"Amores Roubados" e a esperança de vida inteligente na teledramaturgia brasileira

Compartilhe
Compartilhe

A TV aberta brasileira, tão conservadora e previsível em sua teledramaturgia, nem deixando para as séries curtas sua maior evolução artística. Claro que por trás desse novo enfoque está também uma necessidade de mercado. Assim como o NetFlix vem obrigando o mercado de TV (aberta e fechada) norte-americano a se reinventar no diálogo pregresso com sua audiência, aqui, com a cada vez maior democratização e acesso da TV fechada, em sua pluralidade, à todas a s classes, fez com que uma parcela maior da população, ou seja, de telespectadores, tenha acesso à dramaturgias e programas mais bem elaboradas e instigantes.
Isso ressoou não só sobre a TV como produtora de conteúdo, como também para os profissionais que atuam nela. Depois da ótima “O Canto da Sereia”, que uniu excelência e ótima audiência nos primeiros dias de janeiro de 2013, a TV Globo lançou no comecinho de 2013 a notável “Amores Roubados”.
Com médias admiráveis acima da casa dos 30 pontos, a série também tem o roteiro de George Moura (que roteirizou o filme “Linha de Passe”, de Walter Salles), uma fotografia lindíssima de Walter Carvalho (que vem se tornando habituê em produções “globais”. Bom sinal!) e a inspirada direção de José Luiz Villamarim (um dos responsáveis pelo êxito técnico da melhor novela recente “Avenida Brasil”), por sinal o mesmo trio da citada “O Canto da Sereia”.

caua-reymond-e-isis-valverde-em-cena-de-amores-roubados-seriado-estreia-

Livremente inspirada na quase parábola “A Emparedada da Rua Nova”, romance de Carneiro Vilela que retrata com virulência a sociedade pernambucana do século XIX , a série acompanha o sommelier Leandro (Cauã Reymond) um conquistador nato que se entrelaça com três mulheres (mas que ama apenas a mais jovem e vivaz delas, personagem de Ísis Valverde) quase que num vício do risco e da propulsão sexual que isso lhe traz, sobre as margens das contradições regionais e afetivas do Rio São Francisco.
Um ponto de destaque na trama é o enfoque que foge totalmente dos clichês nordestinos na TV: trata-se de um visão fictícia porém moderna da região, com uma vinícola próspera, uma classe alta com sofisticação livre de caricaturas e sem gags cômicas regionalistas. Moura quer mostrar um Brasil profundo que se identifica no implícito da divisão de classes, na objetividade das arestas sociais e na humanidade de seus seres.
O elenco traz um trio de mulheres que roubam todas as cenas: Dira Paes, se valendo de uma impressionante sensualidade (muito explorada no cinema, mas retraída na TV), para marcar a força de sua atuação; Patrícia Pillar, numa perturbação até mais orgânica que o texto que toma posse e Cássia Kiss Magro, fazendo com os olhos o que muita atriz pena para fazer com o corpo inteiro. Murilo Benício e Irandhir Santos são outros destaques já esperados. O roteiro, ao longo de seus dez capítulos, dá umas leves derrapadas, principalmente na conclusão de alguns personagens como o de Murilo ou até insubstancialidade de certas soluções dramáticas, entretanto, são senões que não diminuem a força de sua história, a precisão de sua execução e sobretudo, a sensação de que a TV aberta do país pode sair de sua zona de conforto (The XX na trilha sonora principal – ocasionando a explosão de vendas de CD do grupo por aqui –  é um sinal claríssimo) e vislumbrar uma teledramaturgia adulta e sem o domínio irresponsável do melodrama. Oremos.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasSériesTV

Comando das Criaturas: sangue, humor e lágrimas

James Gunn deixa claro que o novo Universo DC está em boas...

CríticasSériesTV

Como Água para Chocolate: uma deliciosa primeira temporada

Não é o asco dos norte-americanos às produções em outras línguas que...

FilmesNotíciasPremiaçõesSériesTV

Walter Salles comemora as indicações de Ainda Estou Aqui ao Globo de Ouro

Fernanda Torres conquistou uma indicação ao Globo de Ouro pelo filme “Ainda...

SériesTrailersTVVideos

Ruptura tem trailer da 2ª temporada revelado

O Apple TV+ divulgou na CCXP24 uma nova prévia para a aguardada 2ª temporada...

MúsicaNotíciasShowsTV

Globo negocia transmitir megashow de Lady Gaga no Rio de Janeiro

A TV Globo está em negociações avançadas com a prefeitura do Rio...

AnimeNotíciasSériesTV

Arcane expande seu universo com três novas séries no mundo de LoL

Após o sucesso da série animada Arcane, criada em parceria entre Netflix...

AnimeCríticasTV

Dandadan: O anime que vai te deixar de queixo caído!

O último trimestre de 2024 trouxe um anime de peso especial, e...