em

Especial Camelot: Minissérie As Brumas de Avalon

E se a história de Rei Arthur fosse retratada por outra perspectiva, que não pelos personagens masculinos e sim por uma visão feminina? É exatamente isso que acontece em As Brumas de Avalon (The Mists of Avalon), minissérie de quatro horas, baseada no livro de mesmo nome de Marion Zimmer Bradley.

Aqui a personagem principal e narradora é Morgana (Morgaine) e sua história é contada desde a infância e como seu destino foi traçado para salvar a lendária ilha de Avalon de se perder eternamente nas brumas. Assim, quando a grã-sacerdotisa de Avalon, Viviane, planeja que sua irmã, Igraine gere um filho que seja metade cristão e metade com sangue de Avalon, para unir os dois povos e manter as duas crenças vivas. Um encontro orquestrado por Viviane e Merlin (que criou e ensinou Arthur) leva Morgana para passar uma noite com um caçador mascarado. Nenhum dos sabe a identidade do outro. Mas, antes de se casar, Arthur se reencontra com sua amada irmã Morgana, a quem ele confessa que só está se casando Gwenwyfar por dever e que ele está mais interessado em uma mulher mascarada com quem dormiu na festa de Beltane. Surpresa, Morgana, que percebe que ela cometeu incesto com irmão Arthur, e que ela também está grávida dele. Com raiva Morgana vai falar com Viviane, que diz a que aquilo que ela e Merlin planejaram era necessário para assegurar a continuidade de sua religião. Assim, surge o Rei Arthur da Bretanha, que tem como destino salvar seu povo descendente (de Avalon) e manter a paz dos pagãos com os cristãos. Na história, Guinevere e Morgana são retratados como dois personagens opostos e ambas nutre um amor enorme tanto por Arthur como por Lancelot.

A principal diferença entre o livro e o filme é que na versão televisiva a história teve que ser bem condensada para caber nas suas quase 4 horas. Dessa maneira, existem algumas diferenças e cenas retiradas, assim como algunss personagens. Por exemplo, Kevin, o Bardo não está na minissérie. Além disso, no livro Morgana é capaz de mudar de aparência e assumir outros rostos. Isso sem falar no triângulo Arthur-Guinevere (que no livro se chama Gwenwyfar)-Lancelot foi reduzido e censurado, pois tinha muitas cenas da rainha com o cavaleiro da Távola Redonda.

PERSONAGENS PRINCIPAIS:

Morgana é a narradora e a protagonista da história. A sua personagem tem poderes dados pela Deusa e vive em lealdade à ilha de Avalon, mas ao mesmo tempo possui desejos terrenos, como o amor por Lancelot. Assim Morgana, também conhecida como Morgana le Fey, filha de Igraine e Gorlois torna-se bastante dedicada ao seu meio-irmão de Arthur, filho de Igraine e Uther e é escolhida para suceder Viviane como sacerdotisa de Avalon.

Igraine é irmã de Viviane e mãe de Morgana e Arthur. Foi casada com Gorlois, mas vivia um casamento não muito feliz e distante do marido. Após o assassinato de Gorlois, se apaixona e casa com Uther, com quem tem outro filho Arthur.

Uther Pendragon é um guerreiro ambiocioso que mata seu aliado Gorlois após uma traição e com isso se torna o Grande Rei da Bretanha. Apaixona-se po Igraine com quem tem um filho, Arthur.

Gorlois foi primeiro marido de Igraine e pai de Morgana. Apesar de não aparentar, amava a esposa. Mas preferia não ter muito contato, principalmente com a filha. Dava uma vida boa e estável para esposa e filha. Foi assassinado por Uther, acusado de traição.

Arthur é o filho de Igraine e Uther e meio-irmão de Morgana. Ele é retratado como um rei forte, que se casa com Guinevere em uma união arranjada. Ele se compadece do sofrimento da esposa que não pode te dar um herdeiro. Ao mesmo tempo, ele tem consciência do caso entre a esposa e seu melhor amigo. Toda vida de Athur foi planejada pelas mulheres de Avalon, para que ele chegasse ao poder e reinasse de maneira justa unindo o cristianismo e a antiga religião da Deusa.

Lancelot é o primeiro cavaleiro do reino de Arthur e seu melhor amigo. Filho de Viviane e primo de Morgana, eé o primeiro amor dela. Ele é um guerreiro extremamente talentoso e admirado, no entanto tem medo de sua mãe e não sabe os limites do poder dela. Se apaixona por Gwenwyfar, antes de ela casar com Arthur, mas eles não têm a coragem de assumir o romance e fugirem juntos.

Guinevere (Gwenwyfar) é a bela esposa de Arthur, porém infeliz. Foi criada por um pai frio, sem amor, deixando-a com um complexo de inferioridade e agorafobia intensa. Sendo incapaz de gerar um herdeiro para seu reino e sem poder estar com o amor de sua vida, Lancelot, ela entra em depressão profunda e em busca de salvação, ela se torna uma cristã fanática, o quê atrapalha os planos de Viviane em torna o reino Camelot em uma extensão da ilha de Avalon.

Viviane é a Alta Sacerdotisa de Avalon. Ela é mal compreendida por sua família, pois não mede esforços para manter o legado da ilha de Avalon vivo. Irmã de Igraine, mãe de Lancelot e tia de Arthur e Morgana. Ela é retratada como uma forte líder político e religioso, mas sua maior falha é usar os outros em sua missão para salvar Avalon, sem pensar no seu sofrimento emocional dos envolvidos.

Morgause, irmã de Igraine e Viviane, sonha em ser rainha e ter o destino cheio de poder assim como as irmãs. No entanto, utiliza os conhecimentos de Avalon e manipula sua família para interesses próprios.

Mordred é o filho fruto do encontro entre Morgana, como a Donzela Caçadora, e Arthur, como o O Gamo Rei. Foi criado pela tia Morgause com interesse que ele se tornasse o rei da Bretanha.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SFpdJ0q1hj4&feature=player_embedded[/youtube]

ELENCO:

Anjelica Huston – Vivianne
Julianna Margulies – Morgana
Joan Allen – Morgause
Samantha Mathis – Guinevere
Caroline Goodall – Igraine
Edward Atterton – Arthur
Michael Vartan – Lancelot
Michael Byrne – Merlin
Hans Matheson – Mordred
Mark Lewis Jones – Uther
Clive Russell – Gorlois
Tamsin Egerton – Jovem Morgana
Christopher Fulford – Lot
David Calder – Uriens
Hugh Ross – Bisbo Patricius

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários

  1. Eu li os quatro livros dessa bagaça, mas não vi o filme. Achei interessante que a autora tenha tentado transformar Morgana numa espécie de heroína da história, uma mulher forte e decidida enquanto Guinevere é uma carola chata e infantil. O livro deixa em aberto a idéia de que Arthur e Lancelot tem um sentimento maior que uma simples amizade, mas essa amizade não impede o mesmo Lancelot ‘coma’ a Guinevere. Enfim, é uma história legal, mas na minha opinião não acrescenta nada mais a lenda de Arthur.

  2. Nunca parei pra saber essa historia de artur, sabia por alto, até que um dia vi a capa e achei o nome bem mistico. Pensei que seria um daqueles livros à la crepusculo, mas comecei a ler e vi uooohh o livro é mto bom, todos os personagens são mto bem explorados (apesar da chata guinever, e do sem graça pra rei Artur), o cenario é construido de formas a parecer maravilhoso, a historia é bem profunda, e até senti que critica o fanatismo religioso e preeconceito…. enfim, um livro maravilhoso. Mas não sei se pra serie fica bom… tentarei ver.