Música

The Killers Presta Tributo Aos Anos 80 com Battle Born

O The Killers é para os anos 80 o que os Black Crowes são para os 70. Assim como a banda de Chris Robinson parece um fóssil congelado em 1972 e descongelado em 1991 (no excelente Shake Your Money Maker) a banda formada em 2002, em Las Vegas por Brendan Flowers (vocal e teclado), Dave Keuning (guitarra e backing vocal), Mark Stoermer (baixo) e Ronnie Vannuci (bateria) parece ter vindo direto de 1987 para o ano de 2004, quando debutou com seu (ótimo) álbum Hot Fuzz. O sucesso foi imediato, até por estar inserido no contexto do auge da nostalgia oitentista da década passada. Outras bandas contemporâneas como Strokes, Franz Ferdinand, Scissor Sisters e Hard-Fi também tinham fortes influências dos 80, mas o Killers era a que além de influenciado, buscava ao máximo emular o som daquela década. Hits como Somebody Told Me e  Mr Brightside tomaram rádios e pistas de assalto no mundo todo.

Os álbuns seguintes seguiram a mesma linha, embora com um sucesso comercial um pouco menor, e a banda se assegurou entre os principais nomes do pop do novo milênio.

Seu último álbum Battle Born (Island/Vertigo 2012) não difere dos demais. Apenas a aura nostálgica soa ainda mais aguda e provavelmente essa era a intenção original, uma vez que foram chamados para a produção Daniel Lenois e Steve Lillywhite, responsáveis pelos trabalhos mais emblemáticos do U2 nos anos 80; na lista constam Boy, October War The Joshua Tree e The Unforgettable Fire. A eles se junta ainda Stuart Price, que já havia produzido o álbum anterior da banda e tem no currículo outros nomes influenciados pelos anos oitenta como Keane, Lady Gaga, Kylie Minogue, Gwen Steffani, além de artistas que foram ícones da época, como Madonna, Pet Shop Boys e New Order.

A música Runnaways, que foi lançada com bastante antecedência, já prenunciava como seria a sonoridade álbum. Se a banda é conhecida por ter influência de U2, a presença dos produtores certamente os empolgou a gravarem The Way It Was, na qual não só Brendan emula os maneirismos vocais de Bono, como o resto da banda soa idêntica aos irlandeses. Here With Me é uma faixa que traz a tona o clima daquelas baladas que tocavam incessantemente nas rádios na época e até hoje povoam as sessões flashback ou mesmo a programação normal de rádios “adulto contemporâneas”, sem vergonha de usar guitarras melodiosas e sintetizadores flamboyant. A Matter Of Time também presta tributo ao U2, mas acabou soando como os últimos trabalhos da banda irlandesa (cujo objetivo era voltar à sonoridade original…). Miss Atomic Bomb talvez seja a que sirva mais facilmente para identificar a banda, por mais que isso seja sinônimo de nostalgia anos 80 que permeia todo o álbum. Heart Of A Girl é mais uma a emular U2, poderia muito bem ser uma sobra de estúdio de Joshua Tree. A faixa título, que fecha o álbum tem uma pegada hard rock ballad, com ecos de Queen e com 5 minutos e 13 segundos é a mais longa do álbum, que tem o acerto de não se estender demais em suas músicas, são 12 faixas e todas têm em média 4 minutos.

Battle Born pode ser considerado um dos trabalhos mais inspirados da banda, justamente pela coragem de se assumir nostálgico, além de ter sido realizado por uma banda madura, que já não tem a preocupação de emplacar hits para alcançar ou se manter no topo. Nostálgicos sim, mas sem cheiro de mofo.

[xrr rating=3.5/5]

Deixe um comentário

Sugeridos
MotleyPressPhoto
LançamentosMúsica

Mötley Crüe lança versão de “Take Me To The Top”

Pela primeira vez, a versão original de 1981 lançada pela Leathür Records...

MISSAO FACÇÃO CAIPIRA
LançamentosMúsica

Facção Caipira lança single “Missão”

Dando continuidade aos lançamentos que antecedem o álbum O Retorno, a banda...

WRY POR ERIC MARQUES
LançamentosMúsica

WRY lança single “Décimo Andar” 

A banda paulista WRY apresenta em todas as plataformas de streaming o...

De 22 a 31 de outubro, São Paulo sediará a segunda edição da Mostra Violas Brasileiras, que ocupa o CCBB SP com 12 shows gratuitos, além de oficina e masterclass.
AgendaMúsicaShows

Mostra gratuita com 12 shows e oficinas de Viola caipira em SP

Mostra revela a amplitude da viola caipira: instrumento enraizado na cultura do...

CMAT album option photo EURO COUNTRY Credit Sarah Doyle. (1)
LançamentosMúsica

Cmat será atração do Primavera Sound São Paulo 2026

A cantora e compositora irlandesa CMAT desembarca no Brasil em dezembro de...

Bts yet to come busan
MúsicaNotíciasShows

BTS tem ingressos extras disponibilizados para shows no Brasil

Apresentações da turnê ‘ARIRANG’ acontecem no fim de outubro na capital paulista;...

APC 3 449 Travis Shinn crop
LançamentosMúsica

A Perfect Circle lança “To Whom It May Concern”

A Perfect Circle (liderada pelo guitarrista e produtor Billy Howerdel e pelo...

Marcus Salles e Samuel Messias (1)
LançamentosMúsica

Marcus Salles lança “Ele Vai Fazer de Novo”

Dando sequência aos lançamentos de seu novo projeto audiovisual, o cantor e...

Gabriel Guedes 1 (Edifica Produções)
LançamentosMúsica

Gabriel Guedes lança clipe infantil de “Santo pra Sempre”

Gabriel Guedes apresenta uma novidade para as novas gerações. O artista lança...

SARAU DO REINO
LançamentosMúsica

Sarau do Reino com “Esse é Meu Rei”

Formado pelos irmãos ao lado dos músicos Marcos Teixeira, Davi Dias e...

André Valadão 01 H
LançamentosMúsica

André Valadão lança o álbum “Versões Acústicas, Volume 3”

Com quase três décadas de dedicação à música, o cantor e pastor...

BTS TOUR
AstrosMúsicaNotícias

BTS além do K-pop: uma música que permanece

Na quarta e última matéria da série, ARIRANG retoma as raízes do...