em ,

Westworld: O novo êxito da HBO

Com o fim iminente de Game of Thrones, a HBO se viu com o dilema de como manter o número de assinantes fiés após o término da série. Nos EUA, os canais são comprados individualmente e não em pacotes como no Brasil. Assim os acionistas sabem como seus produtos estão sendo comprados, e os anunciantes sabem como se comportam seus consumidores.

Dessa maneira, resolveram se arriscar em um programa de Sci-Fi, com a produção executiva de Jonathan Nolan (irmão do diretor Cristopher, da triologia Batman) e J.J.Abrams, chamada Westworld, trama baseada em um filme produzido em 1973, dirigido por Michael Crichton (conhecido como o escritor de Jurassic Park).

westworld

A série conta a história de um parque temático de Velho Oeste, onde os anfitriões do parque são todos androides e não podem fazer nenhum tipo de mal aos visitantes. Além deles vemos os bastidores do parque, com seu criador e contador das histórias Robert Ford (Anthony Hopkins) e sua equipe, que montam e constroem novos anfitriões, além de personagens que estão dentro de Westworld, como os amigos William (Jimmi Simpson) e Logan (Ben Barnes) e o misterioso Homem de Preto (Ed Harris). No elenco estão também todos como anfitriões Dolores (Evan Rachel Wood), Teddy (James Marsden) Maeve (Thandie Newton) e Harlan Bell (Rodrigo Santoro).

Com uma trama bem escrita e que vai numa crescente a cada capitulo, Westworld trabalha com alguns conceitos filosóficos, sobre questões sobre autoconsciência, o que faz de uma pessoa um ser pensante e autônomo.

westworld3

Sobre seus mistérios, logo nos remetemos a “Lost” e como isso envolvia as pessoas e criava teorias na internet, que nos últimos episódios já crescia suas especulações. A grande inovação nesse sentido em “Westworld”, que diferente da antiga séria da ABC, é que grande partes de suas perguntas já foram respondidas ao fim dessa primeira temporada, e somente alguns pequenos ganchos serão explorados na próxima.

O custo da produção fica nítido nos episódios. Efeitos especiais elaborados e perfeitos (como na cena de Dolores com o corpo robótico e apenas a cabeça e as mãos humanas, além da cena de rejuvenescimento de Anthony Hopkins, perfeita), além de cenários muito bem construídos. Vale ressaltar que a produção também conta com um belo trabalho de fotografia.

westworld4

Westworld é aquela série que depois de terminada, podemos voltar a assistir e descobrir como as pistas de cada mistério estavam bem na nossa frente, mas que por ser uma história tão envolvente, não as percebíamos. Em sua maioria, até poderiam ficar claras, mas apenas momentos antes de serem reveladas.

Como foi anunciado recentemente que o programa terá pelo menos 5 temporadas, confirmou-se mais um êxito da HBO. A emissora acertou em mais uma produção, que tem tudo para marcar a história desses tempos de ouro das séries de TV e continuar garantindo um grande número de assinantes para o canal.

Deixe uma resposta

Professor de História, cinéfilo e torcedor do America-RJ

Rolling Stones voltam às origens com vigor em Blue & Lonesome

Sete dicas literárias de Emma Watson