Sem categoria

Do Nato Samba Jazz

Compositor e baixista Eduardo Machado reverencia João Donato em novo disco

Álbum com repertório autoral de inéditas contou com a participação especial do homenageado

O compositor e baixista Eduardo Machado acaba de lançar nas plataformas digitais Do Nato Samba Jazz, disco que faz homenagem ao mestre João Donato com repertório autoral de inéditas, e que enaltece as nuances do samba jazz. A versão em vinil, lançada pelo selo Microgrooves Records, traz QR Codes de vídeos exclusivos da gravação, que também contou com a participação especial do pianista, compositor e cantor homenageado.

“O álbum reúne toda a rica diversidade da minha carreira, com músicas que trazem a marcante harmonia da bossa nova e se entretecem com a sensibilidade e pensamento musical de João Donato, além de elementos da fusão entre o jazz, a música latina e uma pitada dos ritmos caribenhos, bem como, da reincorporação afro-cubana ao jazz”, diz Eduardo Machado.

No disco, o baixista está acompanhado pelos músicos Daniel D’Alcantara (trompete), Vitor Alcântara (sax tenor), Marcio Bahia (bateria) e Eron Guarnieri (piano/teclado). Juntos, exploram instrumentos além de sua forma tradicional, criando uma atmosfera com hibridismo de estilos como o samba, porém, com a harmonia da bossa nova e a melodia que remete ao blues. “Diferentemente da bossa nova, que é um estilo de samba, porém com um espírito intimista, o samba jazz pode ser considerado mais enérgico com a desenvoltura da improvisação. Por isso, neste álbum apresentamos o que há de mais nato deste subgênero musical, trazendo à tona as vertentes e as experimentações elaboradas pelo nosso mestre João Donato e ressoando o que de mais contemporâneo se faz hoje”, diz Eduardo.

Sobre a faixa “Ura”, o baixista revela “Foi a primeira música que compus e enviei ao João Donato, no início da pandemia. Fiquei muito emocionado quando a sua mulher retornou dizendo que ele tinha gostado e, por isso, queria participar da gravação. A partir daí surgiu a ideia desse novo trabalho e a composição das outras faixas”. “Me senti muito à vontade nesta gravação, porque o jazz é a minha casa. A música do Eduardo é uma obra que eu poderia ter escrito, é a minha cara. E os músicos são os melhores do instrumental, que afinal é o paraíso para mim. Ser homenageado num álbum que traz tanto de mim, me faz muito feliz”, disse João Donato na gravação. “João Donato é uma das maiores referências da música popular brasileira e, portanto, foi importante prestar uma homenagem a ele ainda em vida”, completa Eduardo. João Donato faleceu em 17 de julho de 2023.

REPERTÓRIO

URA (Eduardo Machado) – part. João Donato

SAMBLUES (Eduardo Machado)

DO NATO SAMBA JAZZ (Eduardo Machado)

CANASTRA (Eduardo Machado, Diego Figueiredo e Eron Guarnieri)

BRASILETO (Eduardo Machado)

TAPETE AZUL (Alegre Correa)

Bônus: PRO BADEN (Thiago Carreri)

Sobre Eduardo Machado

Com 33 anos de carreira como músico e professor, estudou no Musicians Institute (Londres) e é formado no Conservatório de Tatuí (SP). Sua discografia é composta por 10 álbuns e 5 DVDs. Participou de festivais por todo mundo, como o Hong Kong Jazz Festival (China), Jarasum Jazz Festival (Coréia do Sul) e Rio Montreux Jazz Festival (Rio de Janeiro). Com seu grupo fez cinco turnês na Europa, onde se apresentou em cidades como Paris, Berlim, Amsterdã, Zurique, Basel, Cracóvia, entre outros. Foi premiado no concurso “Novos Talentos do Jazz” (Savassi Festival, Belo Horizonte/MG, 2009). Artista reconhecido também no exterior, Eduardo participou de shows e gravações com grandes nomes da música brasileira e internacional, como Zeca Baleiro, Roberto Menescal, Toquinho, Renato Teixeira, João Donato, Jair Rodrigues, Sandra de Sá, Paula Lima, Margareth Menezes, Dinho Ouro Preto, Luiz Caldas, Zé Geraldo, Diego Figueiredo, Larry Coryell, Cyrille Aimée, Arthur Maia, Hamilton de Holanda, Robertinho Silva, Toninho Ferragutti, Victor Biglione, Toninho Horta, Ricardo Silveira, Gabriel Grossi, Marku Ribas, Arthur Maia, Celso Pixinga, Edu Ribeiro, Carlos Bala, Alegre Corrêa, Derico, David Garfield, Roberto Sion e muitos outros.

FICHA TÉCNICA

Eduardo Machado: baixo

Daniel D’Alcantara: trompete

Eron Guarnieri: piano/teclado

Márcio Bahia: bateria

Vitor Alcântara: sax tenor

Participação especial João Donato: piano

Gravação: Estúdio Arsis, em 27 de junho de 2022

Engenheiro de gravação: Adonias Souza Jr.

Mixagem: André Bolela e Eduardo Machado

Masterização: Vitor Hirtsch Master

Vinil: Arthur Joly Fotos: Ismael Derruci

Vídeo: Thamires Mulatino

Capa: Ricardo H. Fernandes

Produção Executiva: Tiago Pantaleão (Microgrooves Records)

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Sem categoria

Fotógrafo Bruno Guerchon na Fábrica Bhering

Com oito anos de trajetória, o fotógrafo Bruno Guerchon fará sua primeira...

LançamentosSem categoria

Gaúcho Felipe Gentileza lança “Tranqueiras”

O cantor e compositor gaúcho Felipe Gentileza lança nesta sexta-feira (10) o...

LançamentosSem categoria

The Script lança single influenciado pelo Oasis

Banda irlandesa que já se apresentou no Palco Mundo do Rock in...

AgendaSem categoria

Fabiana Corrêa lança livro de haicais

Escritora nascida em Bom Jardim e radicada em Cordeiro apresenta Território do...

AgendaSem categoria

Los Vibrantes estreia Gracias a La Vida

Com texto de Jérôme Savary e direção de Kleber Montanheiro, o espetáculo...

AgendaSem categoriaTeatro

Marco França conta histórias de vida e morte em A Última Cova

Com direção de Ana Rosa Genari Tezza, solo inédito com música ao...

Sem categoria

“Entre — Histórias e Caminhos” no Sesc Palladium

Como parte das celebrações dos 15 anos de atuação do Sesc Palladium...

Sem categoria

Eddy – violência & metamorfose tem sua estreia paulistana

Indicado ao Prêmio APTR 2025 nas categorias de melhores direção, ator protagonista...

Captura de Tela 2026 04 06 às 15.20.47
AgendaSem categoria

Gregorio Duvivier apresenta o sucesso O Céu da Língua no Teatro Bradesco

Escrito por Luciana Paes (que também dirige o espetáculo) e Gregorio Duvivier,...

Marcos Issa Argosfoto
AgendaSem categoria

Elder Costa e Bruna Marques percorrem sonoridades de Minas Gerais

O duo de MPB composto por Elder Costa e Bruna Moraes chega...

Captura de tela 2026 04 02
AgendaSem categoria

Carolina Manica faz novas apresentações do solo Na Sala Dos Espelhos

Em um verdadeiro tratado sobre a aparência e as ilusões do eu,...