“Bandeiras e Cores Entre Nós” chega ao Ceará

16
0

Projeto itinerante que já reuniu mais de 80 artistas do Brasil e do exterior, promove evento com destaque para “exposição” de arte em jangadas na Praia de Guajiru

Arte de vento em popa e al mare… Após ser exibido na Bélgica, em São Paulo, em Búzios e em Vaduz (capital de Liechtenstein), e reunir mais de 80 artistas do Brasil e do exterior, o projeto “Bandeiras e Cores Entre Nós”, que reproduz a arte de profissionais em pipas e bandeiras, está alçando novos vôos. E ganhando também os mares. Tendo como tema “Caminhos Entrelaçados: conexão com a natureza”, a exposição envolve, pela primeira vez, uma cidade litorânea do interior do país e sua comunidade. A mostra ao ar livre tem início no dia 18 de agosto, em Trairi, na Praia de Guajiru, no Ceará, com os trabalhos selecionados através de uma convocatória impressos em 20 velas de jangadas em tamanho real, que serão içadas em um verdadeiro “desfile” de arte ao mar. Além disso, grandes bandeiras em lona estarão distribuídas pela praça Nossa Senhora dos Navegantes, ocupando todo o vilarejo local até o dia 20.

Projeto ganha novos contornos e formatos nesta edição

Produzida pela Arte2 (representada pelas curadoras Angela de Oliveira e Ana Arcioni), em parceria com a empresária local Adriana Pompeu, esta é a 1ª edição com novos contornos e formatos. Baseado em uma reflexão/conexão entre a natureza (como o próprio nome diz) e os povos originários do Brasil, trata-se de um evento cultural que estará disponível tanto em formato analógico quanto digital, destinado a artistas de todo o país, que deverão se expressar através de cores, imagens e elementos caracteristicamente brasileiros. Depois, o evento itinerante aporta em outras cidades, incluindo Rio de Janeiro. A relação entre os povos originários, natureza e arte é a razão por trás da exibição “Bandeiras e cores entre nós”.

“Nosso maior intuito é o de levantar bandeiras pela Arte como mobilizadoras sociais e vitais em diferentes formatos, além de fomentar a economia local, uma vez que envolvemos produtores a artesãos locais”, afirma uma das curadoras e produtoras, Angela de Oliveira.

“’Bandeiras e Cores Entre Nós: Caminhos Entrelaçados conexão com a natureza’ se caracteriza como um ponto de encontro onde diferentes expressões artísticas refletem elementos da natureza e os povos originários, se entrelaçando e oferecendo uma experiência visual única, bem como uma reflexão sobre o nosso entorno e nossos valores, seja através das cores, formatos e técnicas. Queremos promover a integração das artes plurais que perfazem o universo diversificado do povo brasileiro”, complementa Angela.

O evento também contará com uma feira de artesanato, estimulando a produção da comunidade local. Uma Oficina de Pipas com as crianças de Trairi, show de sanfoneiro e performance artística da curadora Angela de Oliveira e de Lenny Lopes fazem parte da programação do evento, ao longo dos três dias de exposição.

Saiba mais sobre as curadoras e sócias da Arte2

Angela de Olveira nasceu em Itapetininga, São Paulo, e foi criadora do conceito BeArt News, trilhando um belo caminho na realização de eventos culturais, atuando também na curadoria de arte brasileira. Em sua trajetória, já realizou mais de 50 exposições na Europa, Estados Unidos, países da América Latina e mais de 90 exposições em diversos estados do Brasil e fazendo assessoria de artistas e galerias. Formada em artes plásticas, hoje contabiliza mais de 1.500 obras próprias comercializadas.

Ana Arcioni nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais. É galerista e curadora de arte com vasto conhecimento em sobre arte popular brasileira, além de fotógrafa, psicóloga e mestra em comportamento humano. Sócia proprietária da Viridis Gallery, atualmente reside em Blankenberge, na Bélgica, onde realiza seu objetivo de transmitir a cultura brasileira através da arte. Com este objetivo, já realizou diversos eventos culturais presencias e virtuais, assessoria a artistas e exposições com artistas brasileiros em diferentes países da Europa e do Brasil.

Serviço

Evento: “Bandeiras e cores entre nós”

Tema: “Caminhos Entrelaçados: conexão com a natureza”

Local: Trairi, Ceará

Data: de 18 a 20 de agosto de 2023

Realização: Arte2, em parceria com Adriana Pompeu

Curadoria: Angela de Oliveira e Ana Arcioni

Apoio: Secretaria de Cultura de Trairi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *