AgendaDançaFestivais

Dança em Trânsito 2023 traz 13 espetáculos gratuitos ao SESI-SP

O projeto está realizando a tradicional itinerância nacional, entre 10 de julho e 14 de outubro, por vários estados. A ampla programação inclui espetáculos, oficinas e residências que envolvem 25 companhias nacionais e internacionais, em teatros e espaços públicos, por 5 regiões, 13 estados e 33 cidades de norte a sul do Brasil – e no exterior em 5 cidades estrangeiras

Em sua 21ª edição, o Dança em Trânsito, um dos maiores e mais abrangentes festivais internacionais de dança contemporânea do país, cresceu ainda mais e chega ao Centro Cultural Fiesp nos dias 15 e 16 de agosto, em sua tradicional itinerância pelo país, iniciada em 10 julho e que este ano passa por 33 cidades, divididas em três circuitos espalhados pelas cinco regiões do país, até 14 de outubro. O evento chega na capital paulista depois de passar pela República Tcheca em junho. Serão 13 espetáculo entre os dias 15 e 16 de agosto em vários espaços do Centro Cultural Fiesp – Esplanada, Foyer, Espaço Café e Mezanino, além do Teatro.

OS 13 ESPETÁCULOS

Entre os destaques, estão dois espetáculos que encerram a programação dos dois dias:  CAFÉ NÃO É SÓ UMA XÍCARA, com o Grupo Tápias (dia 15 às 19h30), com coreografia e direção artística de Flávia Tápias, espetáculo de dança contemporânea inspirado na obra fotográfica de Sebastião Salgado. No dia 16 está programada a apresentação do SOLO GOLDBERG VARIATIONS, com o Virgilio Sieni Dance Company (Firenze, Itália). Virgilio Sieni dança ao som do piano de Andrea Rebaudengo na interpretação de As Variações Goldberg – J. S. BACH.

A programação do dia 15 conta com os espetáculos OXYMORE (dia 15, 17h25, no Espaço Café), com Cie Felinae – Maxime Cozic (Toulon, França); SCOTOMA (dia 15, 17h55, no Mezanino), com Clémentine & Lisard (Barcelona, Espanha); INVISIBLE TRACES (dia 15, 18h20, no Mezanino), com Yana Reutova & coll (Ucrânia, República Tcheca); LA MEDIDA QUE NOS HÁ DE DIVIDIR (dia 15, 18h45, no Foyer), com Compañia Qabalum (Pamplona, Espanha); Coreografia de Maxime Cozic(dia 15, 19h10, no Foyer), com Cie Felinae (Toulon, França), em trabalho criado para artistas profissionais de São Paulo (Ruan de Oliveira Trindade, Lucas Rodrigues Pardin, Emerson Silva Oliveira, Bruno de Almeida Gregorio). 

O segundo dia abre com UMBIGO DO SONHO (dia 16, 17h, na Esplanada), com Fábio Costa (Brumadinho, MG); SONORA (dia 16, 17h25, na Esplanada), com Companhia La Intrusa – Damian Muñoz e Virgínia Garcia (Barcelona, Espanha), Coreografia de Damian Munõz e Virginia Garcia (dia 16, 17h55 no Espaço Café); NIHIL OBSTAT (dia 16, 18h15, no Mezanino), com Jorge Garcia (São Paulo, SP), e ZERO (dia 16, 18h45, no Foyer), com Company SIGA (Seul, Coreia do Sul).

25 cias brasileiras e estrangeiras

Ao todo, 25 companhias e artistas do Brasil e da Bélgica, Coreia do Sul, Eslovênia, Espanha, França, Itália, República Tcheca, Ucrânia e Uruguai ocupam palcos e espaços públicos de 11 capitais brasileiras e 22 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e democratização da dança, que incluem três tipos de residências artísticas – para profissionais com circulação e para amadores para apresentações nas cidades; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais. O festival oferece ainda 13 oficinas gratuitas, em 12 cidades, ministradas por convidados nacionais e internacionais participantes do festival. São encontros pontuais, de duas a três horas de duração, abertos a todos os interessados.

O 21º Dança em Trânsito é apresentado pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia. “A inauguração do Espaço Tápias, há pouco mais de um ano, permitiu que pudéssemos colocar em prática ideias que tínhamos em mente. Além de servir como sede do Grupo Tápias, abrigar projetos sociais, espetáculos, coproduções, aulas, entre outras atividades, expandimos a realização do Dança em Trânsito, que incorpora um novo projeto, em sua cidade de origem, para ajudar a fomentar ainda mais a dança contemporânea, com espetáculos adultos e infantis”, explica Giselle Tápias, diretora artística e curadora do festival, ao lado de Flávia Tápias.

DANÇA EM TRÂNSITO – 21ª edição

Programação completa e inscrições para oficinas: www.dancaemtransito.com.br

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...

Agenda

Lulis lança “Cais”

Depois de apresentar ao público um primeiro trabalho marcado pela diversidade estética...

AgendaMúsicaShows

Das Cinzas à Música: Paulinho Moska Traz Seus “Violões Fênix” ao Rio de janeiro

Em apresentações carregadas de simbolismo e poesia, o cantor dá voz a...