AgendaEducação

Mulheres no Audiovisual realiza oficinas gratuitas de produção de vídeos em Belford Roxo (RJ)

Projeto ensina participantes práticas do audiovisual como roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento 

Compartilhe
Compartilhe

O projeto MAV – Mulheres no Audiovisual oferece oficinas para pessoas com 15 anos ou mais, moradoras de Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Todas as atividades do curso são gratuitas e acontecem entre os meses de outubro e dezembro de 2023.

A iniciativa nasceu como uma resposta à necessidade de fomentar a inclusão e a atuação feminina no audiovisual e na Cultura, uma vez que as produções audiovisuais têm sido comandadas quase exclusivamente sob a perspectiva masculina ao longo dos séculos, com pouquíssimas referências à atuação de profissionais mulheres em sua construção.

Parte desta falta de representatividade por trás das câmeras se apresenta como resultado da desigualdade de gênero ainda existente no cenário cultural. Apesar de importantes políticas públicas e de esforços para tornar o consumo e o acesso à cultura menos desfavoráveis às mulheres brasileiras, o cenário ainda está distante do ideal. 

Dessa forma, os principais objetivos do MAV são: despertar o interesse para a profissionalização através das atividades artísticas e técnicas desenvolvidas pelo projeto, fomentando a ocupação destes espaços tradicionalmente masculinos também por mulheres; contribuir para a valorização da mão de obra feminina no mercado de trabalho do audiovisual; ocupar artisticamente espaços públicos incentivando e fomentando a Cultura local; democratizar o acesso à Cultura buscando sempre atingir comunidades que não recebem rotineiramente projetos de caráter e qualidade semelhantes de forma gratuita.

Tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem, as oficinas gratuitas de produção de vídeos buscam valorizar a narrativa do gênero feminino, tornando a prática mais convidativa, plural e potente.

Atividades do projeto

A iniciativa promove uma palestra aberta ao público com o tema “Como Entrar no Mercado de Trabalho de Vídeos”, que acontece no CIEP 037 Ernesto Guevara – R. Olavo Batista, s/n – Bom Pastor, no dia 18 de outubro, às 18h. Além de apresentar um pouco sobre o contexto desse setor no país, a ideia do bate-papo é falar um pouquinho sobre a oficina e convidar a população a participar das atividades.

Já as oficinas de produção de vídeo do projeto acontecem em três diferentes turmas, no dia 20 de outubro e 1º de novembro. Todas as atividades acontecem no CIEP 037 Ernesto Guevara – R. Olavo Batista, s/n – Bom Pastor. A primeira turma tem aulas das 9h às 12h, a segunda das 14h às 17h e a tereira das 18h às 21h.  

As participantes aprendem a prática do audiovisual voltada à roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento para a produção de vídeo. O projeto oferece estrutura para que as alunas possam colocar em prática os conteúdos aprendidos como microfones, iluminação e tripés.

E, como forma de encerramento do projeto, está previsto um evento gratuito no dia 1º de dezembro, às 18h, no CIEP 037 Ernesto Guevara – R. Olavo Batista, s/n – Bom Pastor.Na ocasião, são entregues os certificados de conclusão das oficinas e exibidos os vídeos produzidos pelas participantes. 

Serviço 

Mulheres no Audiovisual em Belford Roxo (RJ)

INSCRIÇÕES ABERTAS PELO LINK: https://bit.ly/MAVBELFORDROXO

Palestra Como Entrar no Mercado de Trabalho de Vídeos

Quando: 18 de outubro, às 18h

Onde: CIEP 037 Ernesto Guevara – R. Olavo Batista, s/n – Bom Pastor

Oficinas de Produção de Vídeos
Quando: 20 de outubro a 1º de novembro

Onde: CIEP 037 Ernesto Guevara – R. Olavo Batista, s/n – Bom Pastor

Turma 1: 9h às 12h
Turma 2: 14h às 17h
Turma 3: 18h às 21h

Evento de encerramento
Quando:
1º de dezembro, às 18h
Onde: CIEP 037 Ernesto Guevara – R. Olavo Batista, s/n – Bom Pastor

O projeto ‘Mulheres no Audiovisual’ é uma ação cultural realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Belford Roxo (RJ) conta com o patrocínio da Air Liquide Brasil e apoio da CIEP037 – Ernesto Guevara.

Compartilhe
Por
Pombo Correio -

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Panmela Castro realiza a performance “Ruptura” no Museu de Arte do Rio

Fechando o ciclo de performances na exposição “Ideias radicais sobre o amor”,...

Ellen Oléria canta Nina Simone na Casa de Francisca

Ellen Oléria faz a sua estreia no palco da Casa de Francisca...

“Histórias Particulares” na Galeria Patricia Costa

Monica Barki produz esculturas em cerâmica pela primeira vez apresentadas 

Flip 2024: Myriam Scotti lança “dororidade”

Premiada com romance “Terra Úmida”, escritora lança livro que reúne 34 crônicas ...

Feira das Formas Animadas chega à quarta edição em São Paulo

Programação gratuita conta com espetáculos, bate-papos e workshops, com destaque especial para...

Decameron na praça Roosevelt

Inspirada no clássico de Giovanni Boccaccio, o trabalho mais recente da companhia...

Flip 2024: Patrícia Mannaro lança livro que dá voz a experiências de abuso

"Portas Fechadas – Quebrando o Silêncio dos Relacionamentos Amorosos Abusivos" é um...