Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de Pedro Afonso (TO) a produzir vídeos com celulares 

Iniciativa tem como objetivos introduzir os participantes à linguagem audiovisual e ampliar as oportunidades no mercado de comunicação
Projeto Cultura Videomaker ensina jovens de baixa renda de Pedro Afonso (TO) a produzir vídeos com celulares  – Ambrosia

Entre 12 de setembro e 20 de outubro acontece em Pedro Afonso o projeto Cultura Videomaker, cuja proposta é capacitar jovens de baixa renda para a produção de vídeos usando celulares como ferramenta de gravação e edição. 

O projeto tem como inspiração a pesquisa “Juventudes e Conexões”, realizada pela Rede Conhecimento Social em parceria com o IBOPE Inteligência, que ouviu 1.400 pessoas entre 15 e 29 anos, em 2019, e evidenciou o quanto a produção de conteúdo para redes sociais é impactante na vida desses jovens. Segundo o estudo, 51% dos participantes acreditam que a internet estimula a inovação ou a geração de ideias; 70% consideram que a internet estimula a colaboração entre empreendedores; e 30% afirmam que a relação consigo mesmo melhorou com o acesso a conteúdos sobre cabelo, corpo, sexualidade e identidade.

Em diálogo com essa realidade, o Cultura Videomaker tem como principais objetivos introduzir os participantes na linguagem audiovisual, promover a inclusão digital, melhorar o desempenho dos alunos em leitura, escrita e comunicação oral, além de ampliar as oportunidades dos jovens no mercado de trabalho. A programação do projeto inclui a realização de palestras, oficinas de audiovisual e um evento de encerramento, com a exibição de vídeos documentários produzidos pelos alunos do curso e ainda rola um setlist de DJ.

Até o final do ano, a inciativa deve passar pelos municípios de Indaiatuba (SP), Sorocaba (SP), Porto Feliz (SP), São Paulo (SP) e Pedro Afonso (TO) e oferecer a formação gratuita para 450 jovens a partir de 13 anos. E, durante as aulas, serão produzidos 150 vídeos de até 5 minutos que serão disponibilizados gratuitamente no canal do projeto no YouTube.

“Não há dúvidas de que a internet e os canais digitais democratizaram a forma como as pessoas consomem e produzem conteúdo.  Ter domínio sobre este tema e entender as oportunidades que ele pode gerar no futuro é algo que pode fazer toda a diferença. A decisão de apoiar o projeto se deu justamente por considerá-lo como um excelente começo para que os jovens se desenvolvam na cultura audiovisual digital, garantindo assim diferenciais significativos para o seu desenvolvimento e qualificação profissional”, comenta Mara Pinheiro, diretora de Comunicação e Relações Institucionais da BP Bunge Bioenergia.

Atividades do Cultura Videomaker

A primeira atividade do projeto é um bate-papo sobre o tema “A produção Audiovisual”, que acontece no dia 12 de setembro, no Colégio Cristo Rei e no Colégio Estadual de Tempo Integral Prof. Antônio Belarmino Filho, às 08h30 e às 10h30, respectivamente. A ideia é introduzir os jovens ao tema e incentivá-los a participar das aulas. 

Já a formação em produção de vídeos acontece de 18 a 29 de setembro, de segunda a sexta, em ambas escolas. Na Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Antônio Belarmino Filho, três turmas são destinadas exclusivamente aos jovens da instituição. Já no Colégio Cristo Rei, haverá três turmas, sendo uma em cada período: manhã, tarde e noite, nas quais estão abertas as inscrições para jovens e demais moradores a partir dos 13 anos.

E, para encerrar o projeto, acontece um evento gratuito e aberto ao público, em que serão exibidos os vídeos produzidos pelos alunos do curso e com um setlist de DJ. A ocasião está prevista para ocorrer no Auditório Municipal, no final de outubro.

Programação Cultura Videomaker  

Pedro Afonso: de 12 de setembro a final de outubro

Palestra “A Produção no Audiovisual

Onde: Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Antônio Belarmino Filho

Av. Pedro Mariano dos Santos – Setor Bela Vista II – Pedro Afonso/TO

Quando: 12 de setembro às 08h30

Onde: Colégio Cristo Rei

Rua Constâncio Gomes, 300 – Pedro Afonso/TO

Quando: 12 de setembro às 10h30

Oficina de produção de vídeos

Onde: Escola Estadual de Tempo Integral Prof. Antônio Belarmino Filho

Av. Pedro Mariano dos Santos – Setor Bela Vista II

Quando: 18 a 29 de setembro (segunda a sexta)

Como: três turmas com jovens da instituição

Onde: Colégio Cristo Rei

Rua Constâncio Gomes, 300 – Pedro Afonso/TO

Quando: 18 a 29 de setembro (segunda a sexta)

Turma manhã – 09h às 11h: 30 vagas 

Turma tarde – 14h às 16h: 30 vagas

Turma noite – 19h às 21h: 30 vagas 

Inscrições: jovens e moradores a partir de 13 anos podem se inscrever na recepção da escola ou pelo link https://bit.ly/CulturaVideomakerPedroAfonso  

Evento de encerramento do projeto

Quando: final de outubro. Data e horário a confirmar

Onde: Auditório Municipal 

Quanto: Entrada gratuita 

Como: exibição de vídeos produzidos pelos alunos do curso e setlist de DJ.

Total
0
Links
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ant
Crítica de ‘O Menino e a Garça’ – o último filme de Miyazaki é uma obra-prima
Crítica de ‘O Menino e a Garça’ – o último filme de Miyazaki é uma obra-prima – Ambrosia

Crítica de ‘O Menino e a Garça’ – o último filme de Miyazaki é uma obra-prima

O primeiro filme de Hayao Miyazaki em uma década foi exibido no Festival

Prox
Os Fadas lançam single “Revolto”
Os Fadas Revolto

Os Fadas lançam single “Revolto”

A banda brasileira Os Fadas está de volta com sua mais recente criação sonora,

Sugestões para você: