Daniel Munduruku (24)
AgendaEducação

XX encontro de escritores e artistas indígenas na UFF

Dando início ao “XX Encontro de escritores e artistas indígenas”, serão realizadas, no dia 6 de novembro de 2024, as mesas de debates “A literatura indígena hoje”, às 9h, com o escritor indígena Daniel Munduruku, e “Literatura Indígena como Ferramenta de Descolonização e Transformação no Ensino”, às 11h, com a poeta indígena Márcia Kambeba. As palestras, gratuitas, acontecerão no Auditório Macunaíma, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF). Na ocasião, também haverá uma exposição com publicações de autores indígenas.

As atividades integram a etapa educativa da vigésima edição do “Encontro de escritores e artistas indígenas”, idealizado por Daniel Munduruku e coordenado pela professora Claudete Daflon, que tem como ponto de partida o protagonismo indígena na área cultural. Com o tema “O futuro é ancestral?”, o encontro propõe discutir os movimentos que a literatura tem trilhado na formação da consciência do povo brasileiro a partir de mesas de debates compostas por autores indígenas e especialistas na temática da literatura indígena. “Queremos fazer uma grande celebração da esperança”, dizem os organizadores. As demais etapas serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de dezembro na UFF e na Biblioteca Nacional, de graça e abertas ao público.

Esta primeira etapa educativa do encontro será voltada para professores da educação básica e licenciandos, mas será aberta a toda a comunidade, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Município de Niterói/RJ e o Coletivo Casulo de São Gonçalo. Paralelamente, o Museu Nacional dos Povos Indígenas realizará, nos dias 8, 11, 12 e 13 de novembro, atividades de contação de histórias, com manuseio de objetos do acervo destinados a esse tipo de atividade, para estudantes de escolas da rede pública de ensino de Niterói.

“Ao acreditar na leitura e na escrita, oferece-se um caminho de mão dupla: para as crianças e os jovens indígenas surge um novo modo de entender a própria comunidade e a sociedade que os cercam; e às crianças e jovens não indígenas, apresenta-se a oportunidade de olhar e compreender sua ancestralidade pautada na presença indígena na História do Brasil”, afirma Daniel Munduruku.

O “XX Encontro de escritores e artistas indígenas” é uma produção do Governo Federal, FUNAI, Museu Nacional dos Povos Indígenas, Universidade Federal Fluminense  (UFF), Programa de Pós-graduação em Estudos de Literatura, MinC, Biblioteca Nacional e Instituto Uka. A Secretaria de Educação de Niterói e o Coletivo Casulo são parceiros na parte educativa.

Serviço: Etapa educativa do XX Encontro de escritores e artistas indígenas   
Dia 6 de novembro de 2024, a partir das 9h.
Universidade Federal Fluminense
Auditório Macunaíma – Instituto de Letras
Rua Prof. Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/nº – São Domingos – Niterói – RJ
Capacidade: 150 pessoas
Entrada franca
(21) 98762.6744

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...