em

5 anos de Youtube

Cinco anos de vídeos disponibilizados na internet, cinco anos evoluindo o modo de se assistir clipes, trailers, filmes, programas de televisão, forçando as gravadoras, produtoras e distribuidoras a se adequar ou cair no esquecimento. O YouTube antes de tudo foi uma criação genial de Chad Hurley e Steve Chen, dois jovens que criaram um canal de comunicação de videos.

Com o passar do tempo, as grandes marcas começaram a ficar de olho neles, e logo a Google comprou o site que hoje em dia ganha bilhões de visitas diariamente. Bilhões de visualizações, olhando e criando vídeos novos, conhecendo o mundo de forma que jamais se podia imaginar.

A expansão das mensagens publicitárias, da digitalização dos conteúdos antigos presos em formato VHS  e outros, agora são convertidos em formato digital e divididos com o mundo. Graças ao YouTube o mundo se tornou mais livre e todos podemos ver o quanto a internet ganhou força. Certos conteúdos restritos a poucos agora podem chegar na casa de cada um, sejam eles de conotação política, religiosa ou científica. Vemos imagens que há anos nunca esperaríamos ver. Imaginem se existisse o YouTube na época dos atentados de 11 de setembro…

Grandes eventos foram cobertos quase que instantaneamente pelo YouTube e são praticamente repetidos diariamente. As produtoras de cinema criaram os trailers específicos para o site, postados dias antes dos cinemas, assim como as propagandas virais que acabam chegando em trailers escondidos ou algo mais. A indústria da música ganha. Talvez a fama de Lady Gaga não fosse tanta se seus vídeos não fossem facilmente acessáveis pelo YouTube. Para se ter uma idéia, o clipe de “Bad Romance” já foi visto centenas de milhões de vezes.

A verdade é que a internet vem criando vários grupos de pessoas, algumas delas mais antenadas com o mundo, outras apenas se divertindo e se conectando com quem quer que seja. É uma revolução que apenas as transmissões de televisão via satélite poderiam ser comparadas. Porém, esta é uma revolução silenciosa que se faz presente a cada instante de nossas vidas. E uma das armas desta revolução se chama YouTube. Outras tantas foram criadas, desmanteladas ou refinadas, e outras ainda virão. Até lá, ficamos com um vídeo especial postado no YouTube contando um pouco da história do site.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Tlmho7SY-ic[/youtube]

J.R. Dib

2 opinaram!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

Finalmente um vencedor para a promoção Mulher-Maravilha Ame-Comi

Segundas de Mistério – House, Lost, Fringe, CSI e The Mentalist!