Cultura colaborativa! Participe, publique e ganhe pelo seu conteúdo!

Os cabelos esculturais da Nigéria nas fotos de Ojeikere

J. D. ‘Okhai Ojeikere (1930 – 2014, Nigeria) trabalhou a maior parte de sua vida como fotógrafo de publicidade. Em 1963 entrou para o West Africa Publicity e em 1967 para a Nigerian Arts Council. Foi nesse ano que iniciou sua pesquisa fotográfica sobre a cultura nigeriana. Trabalho que resultou num denso e belíssimo estudo antropológico, etnográfico e documental.

Sua série “Penteados” foi feita nas décadas de 60 e 70, a partir da cultura de massa nigeriana que estava na moda. Fotografias em preto e branco, lindas, eternas, mas de momentos efêmeros. Ojeikere diz que tentou captar os traços, os momentos de beleza, sabedoria e arte que envolvem o fazer dos penteados. Assim como qualquer moda cria e movimenta a cultura (vice-versa), com o tempo ela passa, mas continua a ser evocada historicamente.

Ojeikere deu título às fotografias com os “nomes” dos penteados e sua obra também conta com fotografias de turbantes nigerianos, entre outros. O artista teve grande parte de seu trabalho incluído na 55ª Bienal de Veneza, uma das mais renomadas bienais de arte do mundo. Ojeikere faleceu com 2014 com 83 anos.

 

Compartilhar Publicação
Link para Compartilhar
Publicação Anterior

Ubisoft apresenta: The Mighty Quest for Epic Loot (Free to Play)

Próxima publicação

Crítica: O grande trunfo da nova versão de “Annie” é o carisma de seus protagonistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia a seguir

A noite de 16 de janeiro

O elenco asseguro ter preparo físico, tipificação ajustada à dramaturgia, ritmo, idiossincrasia, boa impostação…