AgendaArtes Visuais

Artista Paulo Paes em Brasília conta a história do balão

No dia 13 de abril, às 16h, o artista paraense radicado no Rio de Janeiro Paulo Paes fará uma palestra especial sobre a história do balão e do balonismo, no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. Reconhecido por seu trabalho com arte e cultura popular, Paes levará o público a uma viagem pelo fascinante universo dos balões, desde suas origens até suas expressões contemporâneas. Além da explanação teórica, que será realizada no cinema do CCBB Brasília, o artista realizará uma demonstração prática, com o passo a passo da construção de um balão. Uma oportunidade única para os apaixonados por arte, tradição e inovação.

“Não farei uma abordagem acadêmica, nem um inventário sobre a história do balão, mas sim destacar como os objetos se transformam quando são agregados a novas culturas e a novas memórias. Ao final, farei uma demonstração técnica, ensinando a modelar a superfície, demonstrando cada etapa que forma o raciocínio básico de um balão brasileiro, que é muito considerado no mundo inteiro”, conta o artista Paulo Paes, que ressalta haver diversas técnicas de construção de balões em diversos países do mundo.

O balão está presente em diversas culturas, das mais diferentes formas. É uma técnica milenar, que vem se aprimorando ao longo dos anos. “Há uma transformação estética, técnica e também da inserção dele na vida comunitária. Em muitos lugares, o balão é ligado ao mundo militar, ou religioso, ou às festas pagãs. Um mesmo objeto, que vem se adaptando pelo mundo”, afirma o artista.   

Paulo Paes tem uma longa trajetória com os balões.  Nascido em Belém, PA, em 1960, transferiu-se para o Rio de Janeiro em 1978, ingressando na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, onde foi aluno e posteriormente professor, até 1992. No subúrbio carioca, conheceu o alfaiate e baloeiro Ivo Patrocínio e nutriu interesse sobre os fundamentos da arte dos balões. Com esculturas infláveis e instalações, sua produção é resultado de uma extensa pesquisa sobre o universo lúdico e tecnológico dos balões de papel, a partir da convivência com mestres baloeiros e a participação nos rituais em torno dessa prática nas Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro. “Provavelmente eu já estava capturado neste lugar desde a infância. No Rio, entrei em contato com pessoas que já trabalhavam com papel de seda, mas com uma sofisticação técnica que eu não conhecia, mas quando eu entrei em contato com isso eu já tinha receptores, já sabia trabalhar com papel de seda, já tinha contato com artesania, então foi muito natural agregar esse conhecimento”, conta o artista.

A palestra será gratuita e integra a exposição “Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil”, que pode ser vista até o dia 27 de abril de 2025 no CCBB Brasília. Com curadora-chefe de Raphael Fonseca e curadoria-adjunta de Amanda Tavares e Tálisson Melo, a mostra apresenta cerca de 300 obras de mais de 200 artistas de todas as regiões do país, mostrando um amplo panorama das artes brasileiras na década de 1980. Para a exposição, o paraense Paulo Paes criou um balão azul e dourado, que foi colocado na horizontal no Pavilhão de Vidro, dialogando com o espaço. A obra, inédita, faz parte da série Pneumática, que o artista iniciou em 1988.

“’Fullgás’, assim como a música de Marina Lima, deseja que o público tenha contato com uma geração que depositou muito de sua energia existencial não apenas no fazer arte, mas também em novos projetos de país e cidadania. Uma geração que, nesse percurso, foi da intensidade à consciência da efemeridade das coisas, da vida”, afirmam os curadores.  

A exposição está dividida em cinco núcleos conceituais cujos nomes são músicas da década de 1980: “Que país é este” (1987), “Beat acelerado” (1985), “Diversões eletrônicas” (1980), “Pássaros na garganta” (1982) e “O tempo não para” (1988). No pavilhão de vidro há obras tridimensionais e vídeos, apresentando um panorama do período para além da pintura. Neste espaço, além da obra de Paulo Paes, também está “Coluna de cinzas” (1987), de Nuno Ramos. Na recepção central, ao lado da bilheteria, uma banca de jornal com revistas, vinis, livros e gibis publicados no período, com fatos marcantes da época, faz o público entrar no clima da exposição.

ACESSIBILIDADE
A ação “Vem pro CCBB” oferece translado gratuito (de ida e volta) para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. 

O ponto de embarque e desembarque da van fica próximo ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional. O acesso é gratuito e os ingressos podem ser emitidos no site bb.com.br/cultura, na bilheteria do CCBB, ou ainda pelo QR Code disponível no veículo.

Horários:
– Saindo da Biblioteca Nacional para o CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h 
– Saindo do CCBB para a Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h 

SERVIÇO

Palestra com o artista Paulo Paes
Dia 13 de abril de 2025, às 16h
Cinema
Capacidade: 70 lugares
Classificação indicativa: Livre, recomendado para maiores de 10 anos

Fullgás – artes visuais e anos 1980 no Brasil
Até 27 de abril de 2025
Local: CCBB Brasília – Recepção Central, Galerias 3 e 5 e Pavilhão de Vidro
Funcionamento: De terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Classificação indicativa: livre

Deixe um comentário

Sugeridos
Artes VisuaisAstros

Morre Yayoi Kusama, artista japonesa conhecida por sua obra polka dot

A artista de vanguarda japonesa Yayoi Kusama, que ficou famosa por suas...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...