AgendaArtes Visuais

Gabriel Torggler inaugura exposição “Sono Infinito” na Lona Galeria

O artista visual Gabriel Torggler apresenta, de 05 de novembro a 10 de dezembro, sua nova exposição “Sono Infinito”, na Lona Galeria, em São Paulo. A mostra reunirá cerca de vinte obras em diferentes suportes como tela, MDF, papel e metal; tendo o desenho e suas possibilidades como eixo central.

 A exposição estabelece um diálogo da arte com a psicanálise na experiência de um despertar de sentido que passa pela dimensão onírica. Com o título de “Sono infinito”, Gabriel Torggler vasculha elementos diversos de sua cartografia inconsciente ampliando as possibilidades de seu trabalho com novas operações. 

Os trabalhos selecionados expressam nos temas abordados a mesma diversidade utilizada nas formas: de personagens ao figurativo, das formas abstratas às geométricas, de objetos do cotidiano a estruturas industriais, dos símbolos ao grafismo. Os materiais utilizados pelo artista também afluem para a diversidade, do nanquim à tinta automotiva, da tinta acrílica a gravação em metal. Gabriel reúne nos trabalhos relações de dualidades estéticas, como o gráfico e o pictórico, conectados pelas possibilidades dos materiais e suportes empregados.  

O uso de imagens que transitam entre o abstrato e figurativo, outra característica marcante nos trabalhos de Torggler, mantêm-se presentes nas obras da nova exposição. Tão variadas quant os formatos são as ideias por trás das obras. “O título da exposição estabelece uma operação sobre o campo do sentido que encontra eco na obra seminal de Freud: “A interpretação dos sonhos”, obra que inaugura a descoberta da psicanálise e traz a função do sonho como um “guardião do sono”. Gabriel estabelece uma espécie de escrita por imagens lisérgicas e delirantes que nos fazem recordar da afirmação freudiana que sonhamos também para acordar, para despertar.”, afirma Bianca Dias, crítica de arte, pesquisadora e psicanalista.

SERVIÇO:

Local: Lona Galeria

Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 990 – Barra Funda – SP

Abertura da exposição: 5 de novembro

Horário de Funcionamento: das 13h às 18h

Informações: https://www.lonagaleria.com/

Deixe um comentário

Sugeridos
Artes VisuaisAstros

Morre Yayoi Kusama, artista japonesa conhecida por sua obra polka dot

A artista de vanguarda japonesa Yayoi Kusama, que ficou famosa por suas...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

Artes VisuaisMúsicaNotícias

Brian May recria capa clássica do Queen com IA e critica o resultado

O lendário guitarrista do Queen usa capa do álbum ‘The Game’ (1980)...

AgendaMúsicaShows

Flávio Venturini comemora 50 anos de carreira com show no Rio

Bastidores, hinos da MPB no Circo Voador Cinco décadas dedicadas à criação...

Agenda

Los Bodegueros lançam álbum de estreia Rio Habana em conexão histórica entre o samba e os ritmos cubanos

Projeto FOI gravado entre  Rio e Havana conta com participações de Áurea...

Agenda

Paço Imperial realiza seminário sobre a produção artística do Nordeste

Com o objetivo de refletir sobre a produção artística da região Nordeste...

AgendaSem categoria

Poema Suspenso para uma Cidade em Queda na Funarte SP

Ainda sem uma posição sobre um novo terreno para o Teatro de...

Agenda

‘Dia de Festa’no Teatro Sabesp Frei Caneca

A criançada pode esperar muita brincadeira, diversão e interatividade nos shows que...

AgendaTeatro

“Lábios que Beijei”, adaptação da obra de Aguinaldo Silva, estreia no Teatro Laura Alvim

Adaptação inédita de Júlio Kadetti, supervisionada pelo próprio Aguinaldo Silva, apresenta no...

AgendaTeatro

“O Filho das Mães” em Ipanema

Comédia escrita há mais de duas décadas retorna aos palcos pela primeira...

AgendaTeatro

“O Espírito da Coisa” estreia na Tijuca

A moralidade e o desejo entram em rota de colisão em uma...

AgendaFilmes

12 filmes no Jardim Suspenso do Centro Cultural São Paulo

Na programação estão obras aclamadas pela crítica e que marcaram a história...