Exposicao japan house brasil natureza botanica agenda cultural ambrosia
AgendaArtes Visuais

Japan House inaugura exposição botânica de Atsunobu Katagiri

Nova exposição da Japan House São Paulo convida o público a refletir a importância da natureza para o nosso bem-estar.

Batizada de “ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri”, a instalação botânica é assinada pelo mestre em Ikebana Atsunobu Katagiri, conhecido pelo seu trabalho com elementos naturais e por entender a natureza como um recurso primordial da vida. Apresentada no térreo do espaço, a ideia do artista japonês foi proporcionar um momento de contemplação para os visitantes a partir de um conjunto de espécies de plantas e flores presentes na fauna brasileira e posicionados como uma verdadeira floresta. Essa é a primeira vez que Katagiri faz uma obra na América Latina.

“O conceito foi desenvolver um jardim sagrado no meio da cidade para que as pessoas aproveitem a natureza e relaxem. Nós temos mais de 100 espécies juntas em um espaço pequeno, o que contribui para o expectador ficar maravilhado pela beleza e exuberância da flora e descobrir o quão importante é esse contato e esse momento de contemplação. Dentro do ambiente é muito calmo e pacífico, eu espero que a audiência sinta isso e que essa experiência provoque as pessoas a realmente ficarem mais próximas da natureza. Espero que a exibição abra essa porta de contato com o meio ambiente”, disse Atsunobu Katagiri.

A obra viva é dividida em quatro ambientes com diferentes vegetações e ficará em cartaz por oito semanas. Ao longo do tempo, as plantas mudarão de aparência de acordo com seu ciclo de vida, evolução que será assistida pelo público em uma espécie de homenagem à força da natureza sem tentar controlá-la. “Temos toda a essência da natureza compactada em um espaço. Fizemos uma combinação bastante variada de espécies e criamos também uma grande piscina cheia de água, que lembra um lago e reflete as plantas em volta. Reproduzir essa energia em uma galeria de arte não é fácil. Acredito que durante a exposição veremos as flores desabrocharem nas primeiras semanas e, ao final, se tornarem frutos ou sementes. Espero que, a partir dessa experiência, as pessoas apreciem o ciclo de vida e a passagem do tempo”, completou.

Para o artista, a natureza também nos torna mais agradecidos e nos lembra a importância de admirar o mundo a nossa volta. “Seja uma flor ou uma árvore, tudo sobre a natureza é especial, é algo que não podemos criar, precisamos esperar que a natureza aconteça. Se você está em frente a uma grande árvore e olha para cima, sente o todo, a grandeza que a natureza representa. Quando estamos conectados com ela, aprendemos a ser humildes e gratos aos seus processos, coisas que tendemos a esquecer no cotidiano corrido e que são necessárias para melhorar nossa qualidade de vida”, completa.

Serviço:

“ESSÊNCIA: Jardim Interior – Atsunobu Katagiri” fica em cartaz de 7 de março a 30 de abril. A exposição é gratuita. Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h.

Deixe um comentário

Sugeridos
Bts
AgendaMúsicaShows

BTS reencontra o público brasileiro em São Paulo após sete anos de espera

O hiato finalmente acabou para os fãs brasileiros do K-pop. Sete anos...

Meme expo agenda ambrosia
AgendaArtes Visuais

MEME: no Br@sil da memeficação

A vocação do brasileiro para o humor digital é celebrada em MEME:...

100 Dias que conta a história de Amyr Klink
AgendaFestivaisFilmes

Festival do Cinema Brasileiro traz filmes a R$ 12 em todo o país

O Festival do Cinema Brasileiro será realizado entre os dias 29 de...

Marvel
AgendaFestivaisFilmes

Marvel Day na CCXP26 terá dia inteiramente dedicado à Casa das Ideias

A organização da CCXP26 anunciou que o primeiro dia de portas abertas...

Iris monet
Artes VisuaisNotícias

Íris de Claude Monet bate recorde histórico na França

O mercado internacional de arte registrou um marco histórico nesta jornada. O...

FOTO 2 Pequeno Cidadão crédito Pedro Gadia
AgendaInfantilTeatro

Pequeno Cidadão celebra o mês das crianças com BNegão

Pequeno Cidadão desembarca no Rio de Janeiro para uma celebração especial do...

Fábio Cuelli em Geppetto foto Marcelo Pedroso
AgendaTeatro

“Geppetto” terá apresentações gratuitas em sete cidades gaúchas

   Peça teatral gaúcha de maior sucesso em 2025, Geppetto vai iniciar...

Latitude Zero (2001) crédito Olhar Imaginário
AgendaFestivaisFilmes

Mostra de Cinema Toni Venturi em São Paulo

A trajetória de um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro recente...

Homenagem a Tonico e Tinoco abre a Mostra Violas Brasileiras1.docx
AgendaMúsicaNotíciasShows

Homenagem a Tonico e Tinoco abre a Mostra Violas Brasileiras

A dupla que levou a música caipira do interior para todo o...

Das duas, uma Foto de Ricardo Avellar (4)
AgendaTeatro

“Das Duas, Uma” no Galpão dos Bonecos

O que permanece vivo quando alguém que amamos já não está mais...

IMG
AgendaInfantilTeatro

O Mundo Colorido dos Alimentos em circulação gratuita pelo interior

“Já provou?” “Não, mas não gosto.” Quem convive com crianças conhece de...

Filho da Margem crédito Leonardo Miranda (10)
AgendaTeatro

“Filho da Margem” no Sesc Copacabana

Com idealização e direção do coreógrafo e performer Marcio Cunha, o espetáculo...

Captura de Tela 2026 10 21 às 14.31.08
Agenda

Fúria Central ocupa o mezanino do IAB-SP

É da energia pela inquietação criativa que nasce a Fúria Central, uma...

Lívia Feltre como Duende Dudú, Adriana Lessa como a Rainha da Neve e Carol Romano como Duende Dedé (Crédito João Pedro Hachiya)
AgendaTeatro

Rio Branco recebe “Sonho Encantado de Cordel, O Musical”

Com músicas originais de Paulinho Moska, Chico César e Zeca Baleiro, peça...

Captura de tela 2026 10 13
AgendaTeatro

Luiza Mariani estreia solo autoral O que meu peito carrega sobre mim

O texto da peça nasce de uma experiência pessoal de sua intérprete-autora...

Núcleo Pèrègun, formado por Carol Rocha Ewaci e Wellington Ngunga, participa do Poéticas Pretas 2026. Foto acervo do grupo
AgendaTeatro

Poéticas Pretas 2026 – Territórios em movimento

Com inspiração no pensamento da historiadora Beatriz Nascimento, o evento do NEABI/Célia...

Cinema CENTRAL Anos 1930 Acervo Fototeca Sioma Breitamn MJJF
AgendaFilmes

Os 130 anos da primeira sessão de cinema em Porto Alegre

  Em 5 de novembro de 1896, a primeira sessão de cinema de...

Captura de Tela 2026 10 15 às 15.08.45
Agenda

Atravessando Lugares no Rio de Janeiro

Com criação de Dyego Yamaguishi e Marília Mattos, espetáculo circense explora técnicas...