Artes VisuaisLançamentosLiteratura

Livro infantil se inspira na Semana de Arte Moderna de 1922

Compartilhe
Compartilhe

Colorindo a Semana de 22 é um livro de atividades para crianças, que irá desenvolver habilidades artísticas ao mesmo tempo em que são apresentadas aos principais modernistas e à historia da Semana de Arte Moderna de 1922.

História

A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento cultural que aconteceu em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento contou com apresentações de pinturas, escultura, músicas, arquitetura e poesia. Foi um momento histórico no qual buscava construir uma identidade cultural legitimamente brasileira.

Livro

O livro Colorindo a semana de 22 de Leandro Tomaz e Mayra Correia traz atividades a criança irá reproduzir a técnica utilizada pelo artista com materiais do dia-a-dia, como lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, cola e tesoura.

Essas atividades vão desde desenhos simples, pintura com efeito de volume, harmonização com o círculo de cores, carimbos cubistas e atividades de camadas com papéis. Cada atividade está atrelada à uma característica do artista ou do movimento modernista. Existem atividades relacionadas também à arquitetura neocolonial, escultura e poesia modernista.

Dentre os principais participantes da Semana de Arte Moderna estavam Mário de Andrade, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Villa-Lobos, Georg Przyrembel, Antonio Moya, Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro. Manuel Bandeira teve um poema declamado.

Neste livro estão incluídos também Tarsila do Amaral, Volpi e Lasar Segall, que apesar de não apresentarem obras na Semana de Arte Moderna tiveram grande importância no movimento Modernista.

As páginas contém retrato e descrição do artista com análise de uma de suas obras, ajudando a criança a compreender o movimento modernista de forma leve e lúdica.

Compartilhe
Por
Cadorno Teles -

Cearense de Amontada, um apaixonado pelo conhecimento, licenciado em Ciências Biológicas e em Física, Historiador de formação, idealizador da Biblioteca Canto do Piririguá. Membro do NALAP e do Conselho Editorial da Kawo Kabiyesile, mestre de RPG em vários sistemas, ler e assiste de tudo.

1 Comentários

  • A cultura de um modo geral deve ser proliferada de forma aditiva e positiva em todos os termos de entretenimento!!!! muito bom!!!! abraços!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
CríticasFilmesLançamentos

Crônica de uma relação passageira: amor nos tempos modernos

Ah, l’amour! O amor foi assunto de milhares, talvez milhões de filmes....

LançamentosLiteratura

100 Senna: livro ilustrado sobre Ayrton Senna ganha nova edição

Editora Arte Ensaio e Senna Brands lançam tiragens para colecionador de livro ...

LançamentosMúsica

“Dona Nega” é o novo single de Fernando Martte

Com um olhar para as relações humanas e os temas do cotidiano,...

LançamentosMúsica

Renan Barbosa lança releitura de “Pétala por Pétala”, de Chico César

O cantor e compositor paraibano Renan Barbosa, radicado em São Paulo há...

LançamentosMúsica

Banda de metal alternativo israelense Illegal Mind lança novo single “Foo!”

Em seu último single, Illegal Mind volta com humor sardônico para o...