Colorindo a Semana de 22 é um livro de atividades para crianças, que irá desenvolver habilidades artísticas ao mesmo tempo em que são apresentadas aos principais modernistas e à historia da Semana de Arte Moderna de 1922.
História
A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um evento cultural que aconteceu em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo. O evento contou com apresentações de pinturas, escultura, músicas, arquitetura e poesia. Foi um momento histórico no qual buscava construir uma identidade cultural legitimamente brasileira.
Livro
O livro Colorindo a semana de 22 de Leandro Tomaz e Mayra Correia traz atividades a criança irá reproduzir a técnica utilizada pelo artista com materiais do dia-a-dia, como lápis de cor, giz de cera, massa de modelar, cola e tesoura.
Essas atividades vão desde desenhos simples, pintura com efeito de volume, harmonização com o círculo de cores, carimbos cubistas e atividades de camadas com papéis. Cada atividade está atrelada à uma característica do artista ou do movimento modernista. Existem atividades relacionadas também à arquitetura neocolonial, escultura e poesia modernista.
Dentre os principais participantes da Semana de Arte Moderna estavam Mário de Andrade, Anita Malfatti, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti, Villa-Lobos, Georg Przyrembel, Antonio Moya, Victor Brecheret e Vicente do Rego Monteiro. Manuel Bandeira teve um poema declamado.
Neste livro estão incluídos também Tarsila do Amaral, Volpi e Lasar Segall, que apesar de não apresentarem obras na Semana de Arte Moderna tiveram grande importância no movimento Modernista.
As páginas contém retrato e descrição do artista com análise de uma de suas obras, ajudando a criança a compreender o movimento modernista de forma leve e lúdica.
A cultura de um modo geral deve ser proliferada de forma aditiva e positiva em todos os termos de entretenimento!!!! muito bom!!!! abraços!!!!