Mulheres na Nova Figuração
AgendaArtes Visuais

“Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento” celebra o legado de artistas nos anos 1960 e 1970

Exposição em cartaz na Galeria Superfície resgata trabalhos que abordam criticamente questões sociais e políticas durante o período da ditadura civil-militar e que marcam um dos movimentos artísticos mais influentes e emblemáticos do Brasil

A Galeria Superfície lança luz aos trabalhos de 15 artistas que desempenharam um papel crucial no cenário artístico brasileiro durante os efervescentes anos 1960 e 1970. A exposição Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento tem curadoria de Camila Bechelany e Gustavo Nóbrega e revela a importante contribuição dessas mulheres a um dos movimentos artísticos mais influentes e emblemáticos do Brasil.

Contemplando um acervo diversificado com cerca de 30 obras, a mostra explora as criações de Amelia Toledo, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino, Cybèle Varela, Judith Lauand, Lydia Okumura, Maria do Carmo Secco, Maria Lídia Magliani, Pietrina Checcacci, Regina Vater, Romanita Disconzi, Terezinha Soares, Wanda Pimentel, Wilma Martins e Yolanda Freyre.

O período de atuação das artistas é especialmente significativo, pois marca uma era de efervescência criativa e questionamento sociopolítico. A Nova Figuração, caracterizada pela ruptura com a abstração geométrica e informal, proporcionou um terreno fértil para a exploração de novas linguagens estéticas. Além de contribuírem para a transformação do tratamento da figura, também demonstraram coragem ao abordar criticamente as questões sociais e políticas durante o período da ditadura civil-militar brasileira.

Segundo Camila Bechelany, co-curadora, embora a exposição-manifesto Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, seja frequentemente reconhecida como o marco inaugural da Nova Figuração, é notório que as mulheres estiveram quase ausentes das listas das mostras subsequentes. A Superfície busca assim preencher essa lacuna histórica, evidenciando a importância feminina no contexto do movimento.

“O conhecimento sobre artistas mulheres latino-americanas, mesmo entre especialistas, é ainda bastante limitado e o intuito é ampliar esse conhecimento por meio da pesquisa realizada em arquivos e coleções”, afirma Bechelany.

Mulheres na Nova Figuração: corpo e posicionamento oferece ao público uma rara oportunidade de apreciar diversas pinturas, objetos, gravuras e esculturas até então nunca exibidas. Ao promover um diálogo entre a arte, a história e a sociedade, a exposição desafia as narrativas convencionais e proporciona uma visão mais abrangente do impacto e importância das mulheres na cena artística brasileira.

Serviço

Mulheres na Nova Figuração: Corpo e Posicionamento
Local: Galeria Superfície. Rua Oscar Freire, 240 – Jardim Paulista, São Paulo – SP
Abertura: 19 de agosto, das 11h às 17h
Período expositivo: 19 de agosto a 21 de outubro de 2023
Horários de visitação: terça a sábado, das 11h às 17h
Entrada gratuita. 

Deixe um comentário

Sugeridos
Festival do Rio
AgendaFestivaisFilmes

Destaques do Festival do Rio, dia 6 de outubro.

A estreia da série documental Marília Mendonça: Sentimento Louco, da diretora Susanna...

Édipo de Novo?
AgendaTeatro

‘Édipo de novo?’ desembarca em São Paulo

A comédia “Édipo de novo?” desembarca em São Paulo para quatro apresentações...

2 OSJ Chiquinha Gonzaga e Flor Gil Foto Rafael Ribeiro
AgendaShows

OSJ Chiquinha Gonzaga celebra cinco anos

“O Palco é Nosso” é o nome do concerto que a Orquestra...

Captura de tela 2026 10 01
AgendaTeatro

Claudio Fontana interpreta o solo ‘A Raiz’

Solo narra a história de um menino que busca viver sua identidade,...

Carol Botelho e Deborah Marins em Um Rio dentro de mim - Divulgação
AgendaTeatro

“Um Rio dentro de mim” volta aos palcos em tour pelo RJ

“Um Rio Dentro de Mim” está de volta aos palcos em tour...

Sp criancas passeio cinema b32 up 01
AgendaFilmesInfantil

Cine Concerto apresenta UP: Altas Aventuras

Uma jornada emocionante que une o filme e a execução ao vivo de...

Cartas Amarelas Derya (Özgü Namal) e Aziz (Tansu Biçer) crédito Ella Knorz Autoral Filmes (3)
AgendaFestivaisFilmes

‘Cartas Amarelas’, vencedor de Berlim, no Festival do Rio

Dois longas da Autoral Filmes são destaques no Festival do Rio deste...

Elenco de Café, Almoço, Jantar - Crédito fotográfico Vantoen Pereira Jr
AgendaTeatro

“Café, Almoço, Jantar” chega à Casa de Cultura Laura Alvim

Com Fátima Patrício, Gabriel Breves, Aldo Perrotta e Renato Albuquerque no elenco,...

Foto 1 VivaSivuca
AgendaShows

Viva Sivuca” leva clássicos do compositor à Acaso Cultural

Claudia Castelo Branco celebra a obra de Sivuca em show na Acaso...

4BB Ralando Coco (pintura), de Li Monteiro (AL) crédito Li Monteiro
AgendaArtes Visuais

4ª Bienal Black Brazil Art anuncia calendário

A Bienal Black Brazil Art (BB) é uma iniciativa brasileira dedicada à...

Valentina Lisitsa 2 Photo Daniil Rabovsky g
AgendaClássicosMúsica

5ª edição do Festival Chopin em São Paulo

Dia 3 de outubro, sábado, às 20h30, começa o Festival Chopin 2026,...

Placebo
AgendaMúsicaShows

Placebo retorna ao Brasil em 2027

Em fevereiro de 2027 o Brasil volta a receber Placebo para quatro...