São muitos os filmes que acabam por ser cancelados em diferentes fases do seu desenvolvimento, mas o caso de Nimona teria sido histórico, pois quando a Disney decidiu não o levar a cabo, cerca de 75% do trabalho necessário já estava completo. Felizmente, a Netflix veio em socorro e a adaptação desta história em quadrinhos de ND Stevenson chegou na plataforma, após seu lançamento limitado nos cinemas.
Na ocasião, foi destacado que foi o conteúdo LGTBI do filme que levou a Disney a ignorá-lo , especialmente por incluir um beijo entre dois homens. Isso finalmente continuou na produção da Netflix, pois é simplesmente vital para a história que nos conta, mas ainda mais importante é que estamos diante de uma das melhores animações até agora em 2023 .
Uma adaptação com personalidade
O filme consegue jogar com a relutância de Ballister em realmente aceitar Nimona como sua companheira. Isso enriquece a jornada emocional dos personagens, pois ajuda a dar mais profundidade aos dois personagens separadamente e ao mesmo tempo é usado para levar o filme adiante. Aqui não há tempo para pausas desnecessárias, o que se traduz em um ritmo divertido e ágil, daqueles que prendem a atenção do público.
Isso também é ajudado pelo toque levemente anárquico que o personagem de Nimona traz consigo, que os diretores, Nick Bruno e Troy Quanep, traz traduzida em imagens.O estilo toon não é tão importante, embora haja momentos que se enquadram nessa linha, mas o visual é mais dirigido a proposta do enredo. Isso faz com que seja brilhante e engenhoso na mesma fórmula que funcionou tão bem recentemente para Homem–Aranha: Através do Aranhaverso.
E é que essa reviravolta pelos contos de fadas que se concentra sobre o quanto pode custar ao diferente se encaixar em uma sociedade que rejeita quem não se encaixa no modelo que todos esperam.Tudo isto é acompanhado por um sentido de humor com que Bruno e Quane aperfeiçoam os modos que já tinham apontado em Um Espião Animal (2019). A diferença é que aqui eles têm um roteiro melhor, uma história mais interessante e um acabamento visual muito mais polido e marcante.
‘Nimona’ é uma das grandes joias até agora este ano e não me surpreenderia nem um pouco se acabasse liderando a lista dos melhores filmes da Netflix quando nos despedirmos deste 2023. Como filme é divertido, emocionante e com muita autoconfiança visual , mas também é uma adaptação exemplar que entende muito bem a obra que adapta mas que não tem medo de propor sua própria versão dessa história.
1 Comentários