Educação

Macaé ganha oficinas gratuitas de produção de vídeos (RJ)

Projeto ensina participantes práticas do audiovisual como roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento 

Compartilhe
Compartilhe

Com a missão de valorizar o olhar da mulher contemporânea sobre a condição feminina na sociedade, o projeto MAV – Mulheres no Audiovisual oferece oficinas para pessoas com 18 anos ou mais, moradoras em Macaé, no interior do Rio de Janeiro. Todas as atividades do curso são gratuitas e acontecem nos meses de outubro e dezembro de 2023.

Dessa forma, os principais objetivos do MAV são: despertar o interesse para a profissionalização através das atividades artísticas e técnicas desenvolvidas pelo projeto, fomentando a ocupação destes espaços tradicionalmente masculinos também por mulheres; contribuir para a valorização da mão de obra feminina no mercado de trabalho do audiovisual; ocupar artisticamente espaços públicos incentivando e fomentando a Cultura local; democratizar o acesso à Cultura buscando sempre atingir comunidades que não recebem rotineiramente projetos de caráter e qualidade semelhantes de forma gratuita.

Tanto do ponto de vista do ensino quanto da aprendizagem, as oficinas gratuitas de produção de vídeos buscam valorizar a narrativa do gênero feminino, tornando a prática mais convidativa, plural e potente.

O projeto ‘Mulheres no Audiovisual’ é uma ação cultural realizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal. A execução em Macaé (RJ) conta com o patrocínio da Air Liquide Brasil e apoios da Secretaria de Qualificação Profissional de Macaé.

Atividades do projeto

A iniciativa tem início com uma palestra aberta ao público com o tema “Como entrar no mercado de trabalho de vídeos”, que acontece no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, no dia 31 de outubro, às 18h30. Além de apresentar um pouco sobre o contexto desse setor no país, a ideia do bate-papo é falar um pouquinho sobre a oficina e convidar a população a participar das atividades.

Já as oficinas de produção de vídeo do projeto acontecem em dois locais, entre os dias  06 e 17 de novembro. O primeiro grupo tem aulas no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, das 18h às 21h,; o segundo, na Secretaria de Qualificação Profissional de Macaé serão duas turmas disponíveis: das 14h às 17h e das 18h às 21h.

As participantes aprendem a prática do audiovisual voltada à roteirização, filmagem, captura de áudio, edição e planejamento para a produção de vídeo. O projeto oferece estrutura para que as alunas possam colocar em prática os conteúdos aprendidos como microfones, iluminação e tripés.

E, como forma de encerramento do projeto, um evento gratuitos e abertos ao público acontece no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, Cidade Universitária, no dia 8 de dezembro, a partir das 18h. Na ocasião, são entregues os certificados de conclusão das oficinas e exibidos os vídeos produzidos pelas participantes. Os encontros ainda contam com uma atração musical.

Serviço 

Mulheres no Audiovisual em Macaé (RJ)

INSCRIÇÕES ABERTAS PELO LINK: https://bit.ly/MACAÉ

Palestra sobre o Mercado Audiovisual\

Quando: 31 de outubro, às 18h30

Onde: Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc – Rua Dr. Luiz Bellegard, 139 – Imbetiba, Macaé/RJ

Oficinas de Produção de Vídeos

Quando: 06 a 17 de novembro

TURMA 1
Local: Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc
Endereço: R. Dr. Luiz Bellegard, 139 – Imbetiba
Dias de Oficina: 06 a 17 de novembro
Horário: 18h às 21h

TURMA 2
Local: Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional
Endereço: R. Alfredo Backer, 363 – Centro, Macaé – RJ, CEP:27947-670
Dias de Oficina: 06 a 17 de novembro
Horário: 14h às 17h

TURMA 3
Local: Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional
Endereço: R. Alfredo Backer, 363 – Centro, Macaé – RJ, CEP:27947-670
Dias de Oficina:  06 a 17 de novembro
Horário: 18h às 21h

Eventos de encerramento

Quando: 8 de dezembro, a partir das 18h

Onde: Auditório Claudio Ulpiano – Bloco A – Cidade Universitária

Compartilhe
Por
Pombo Correio -

A Pombo Correio Assessoria de Comunicação foi fundada em 2013 pela jornalista e atriz Heloisa Cintra Castilho (formada em Comunicação Social pela PUC-SP, com pós Graduação em Mídias Digitais pela FGV e Artes Cênicas pelo Teatro Escola Célia Helena) e pelo publicitário Douglas Picchetti (formado pelo Mackenzie). O braço cultural da empresa já atendeu mais 600 espetáculos de teatro, dança e música, exposições em artes visuais. Atuamos também em trabalhos em audiovisual, literatura e projetos educacionais. A empresa faz assessoria de imprensa, mídias sociais, redação de textos, gerenciamento de crise e media training. Com foco em uma comunicação ampla e cuidadosa, olhamos para cada projeto como único, respeitando suas especificidades e trabalhando para que ele seja comunicado da forma mais adequada e eficiente possível.

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
AgendaEducação

Bumba-meu-Boi é tema de oficinas gratuitas em SP

A Clarin Cia. de Dança lança seu mais recente projeto, contemplado na...

foto: Luciana Bertozzi
Educação

Mais de duas mil crianças recebem visitas de “idosas carismáticas”

Projeto ‘Alimentando Saberes: Conectando Gerações’ leva diálogo sobre saudade, pressão estética e...

@satojorge
AgendaEducação

Cumbia Calavera apresenta mostra do processo criativo de “La Partida” na Vila Itororó

Com entrada gratuita, performance – parte do processo criativo do novo espetáculo...

EducaçãoEntrevistas

Aldeia Literária: Camila Veloso fala sobre formar uma nova geração de escritores

A escritora e empreendedora paulista Camila Veloso criou a Aldeia Literária, um...

EducaçãoNotíciasTecnologia

Cidade maia perdida é descoberta no México

Por mais de 1.000 anos, florestas densas no estado mexicano de Campeche...