em

Saiba 20 curiosidades sobre “Rocky: Um Lutador”

Em 20 de novembro de 1976 “Rocky: Um Lutador” ganhava sua premier em Nova York. O filme entrou em circuito primeiro na Big Apple e depois no dia 1 de dezembro em Los Angeles. No resto dos EUA o filme chegou em 3 de dezembro. No Brasil a estreia foi em 7 de janeiro de 1977.

A trama do pugilista amador que tem a chance de enfrentar o campeão mundial nos ringues é uma espécie de história de Cinderela com luvas de boxe no lugar de sapatilha de cristal. Pode se traçar um paralelismo entre a saga de Rocky Balboa com a odisseia de Sylvester Stallone para levar seu roteiro aos cinemas.

Para lembrarmos dos 40 anos de “Rocky”, listamos aqui 20 curiosidades sobre o filme:

  • Stallone se inspirou para escrever o roteiro após ver a luta de Chuck Wepner–Muhammad Ali em 24 de março de 1975, no coliseu de Richfield, Ohio. Wepner, de 36 anos, era considerado um talento moderado, mas ninguém pensava que ele tivesse alguma chance contra Ali. De fato, foi uma surpresa que Wepner durasse mais de três rounds. Quanto mais a luta avançava, mais chocadas as pessoas ficavam. Wepner perdeu a luta, mas somente no décimo quinto e último round, faltando 19 segundos para o fim.

 

  • Levar Rocky para as telas foi uma verdadeira epopeia. Depois de Stallone oferecer o roteiro e ser negado várias vezes, os produtores Irwin Winkler e Robert Chartoff ficaram interessados. Eles ofereceram um valor sem precedentes de US $ 350.000 para os direitos, mas Stallone se recusou a vender, a menos que concordassem em permitir que ele estrelasse o filme (apesar de ele ter apenas $ 106 no banco, sem carro e estava tentando vender seu cachorro porque não podia se dar ao luxo de alimentá-lo). Eles concordaram, mas apenas na condição de que Stallone continuar a trabalhar como escritor sem comissão e que ele trabalhasse como ator por um salário mínimo. Depois que Winkler e Chartoff compraram o filme, eles o levaram para a United Artists, que previa um orçamento de US $ 2 milhões, mas isso era baseado em usar uma estrela estabelecida (eles queriam Robert Redford, Ryan O’Neal, Burt Reynolds ou James Caan). Eles não queriam Stallone no papel principal. Mas Winkler e Chartoff disseram que a única maneira de negociar o script era conceder-lhe o papel. Então o estúdio cortou o orçamento a $ 1 milhão, e Chartoff e Winkler tiveram que assinar um acordo que se o filme passasse do orçamento, eles seriam pessoalmente responsável. O custo final do filme foi de US $ 1,1 milhão. Os US $ 0,1 milhões vieram depois que Chartoff e Winkler hipotecaram suas casas para concluir o projeto.

 

  • O cachorro de Rocky, Butkus, era o cachorro de Stallone na vida real.
American actor Sylvester Stallone sits on a staircase while holding the leash of a dog wearing a football jersey in a still from the film, 'Rocky,' directed by John G. Avildsen, 1976. (Photo by United Artists/Courtesy of Getty Images)
American actor Sylvester Stallone sits on a staircase while holding the leash of a dog wearing a football jersey in a still from the film, ‘Rocky,’ directed by John G. Avildsen, 1976. (Photo by United Artists/Courtesy of Getty Images)
  • O cartaz acima do ringue, antes da luta entre Rocky e Apollo mostra Rocky usando short vermelho com uma faixa branca quando na verdade ele usa short branco com uma faixa vermelha. Este foi um erro cometido pelo departamento responsável pelos itens de cena que não foi retificado por falta de recursos. Assim, Stallone veio com a idéia para a cena em que Rocky chama atenção para o erro. O mesmo aconteceu com o robe, que era meio largo. Stallone teve a ideia de fazer o personagem reparar no comprimento da vestimenta.

rocky

  • Stallone parou de fumar nessa época, porque o cigarro estava tirando o seu fôlego.

 

  • A cena da pista de gelo foi originalmente escrita para incluir 300 extras, mas a produção não conseguiu arranjar esse número de pessoas. Quando Stallone apareceu para filmar a cena, para seu pavor, havia apenas um extra. Assim, ele filmou rapidamente a cena na pista vazia, como a conhecemos. Ironicamente, esta cena se tornou uma das mais populares em toda a saga Rocky. Outro detalhe é que o ator não sabia patinar, por isso ele usou no roteiro o artifício de o personagem ir caminhando ao lado de Adrian.

rocky-3

  • A filmagem da cena icônica de Rocky subindo os degraus do Museu de Artes da Filadélfia surgiu por causa de Garrett Brown, inventor da Steadicam. Brown, que era da Filadélfia, estava se preparando para voar para Los Angeles para tentar vender seu recém-inventado dispositivo. Ele tinha filmado algumas imagens de teste seguindo pessoas ao redor de corredores e de sala em sala, mas ele queria ser capaz de filmar algo que até mesmo os cineastas mais experientes olhariam e perguntar como ele fez isso. Ele veio com a idéia de sua namorada correr para cima e para baixo os degraus do museu, enquanto ele seguia atrás dela. Usando esta filmagem, Brown vendeu a câmera em seu primeiro dia em Los Angeles. Vários meses depois, John G. Avildsen, que estava preparando Rocky, viu a filmagem e sentiu que seria perfeito para o filme. Avildsen então contratou Brown e Steadicam, e como Brown explica, meses depois das filmagem de sua namorada, ele estava realizando uma das cenas mais marcantes do cinema.

 

  • De acordo com Burt Young, durante a filmagem da cena em que Paulie volta para casa bêbado, um bêbado real percorreu o local e disse a Young que ele não estava atuando de forma convincente. Então Young pediu ao homem para mostrar a forma correta. Daí, copiou os movimentos do homem para a cena.

 

  • Burgess Meredith ganhou o papel do treinador Mickey porque os outros atores se sentiram insultados em terem de ler o texto para Stallone.

rocky-2

  • Na cena em que Paulie traz Rocky casa para o jantar de Ação de Graças há uma foto de Burt Young um pouco mais jovem, em um uniforme da Marinha em uma mesa no corredor. Aquilo na verdade é um still do filme “Licença para Amar até a Meia-Noite” em que Young atuou 3 anos antes.

 

  • Todos conhecem a história que Sylvester Stallone escreveu o primeiro rascunho do roteiro em 3 dias. Mas o script foi reescrito nove vezes antes de ser comprado por Winkler e Chartoff. Originalmente, o roteiro seria muito mais sombrio. Mickey seria um velho racista amargo, e o filme terminaria com Rocky entregando a luta depois de perceber que não queria fazer parte do mundo do boxe profissional.

 

  • A maioria das cenas de Rocky correndo pela Filadélfia foram filmadas num esquema de guerrilha, sem autorizações, sem equipamento e sem extras. A cena em que ele corre pelo barco ancorado por exemplo. A tripulação estava dirigindo pelas docas e o diretor John G. Avildsen viu o barco e achou que daria um bom pano de fundo. Então ele pediu a Stallone que saísse da van e corresse ao longo dos cais enquanto o próprio Avildsen filmava da porta lateral. Uma história semelhante aconteceu na famosa cena de Rocky correndo em meio à feira de rua. Se reparar bem, enquanto ele corre, os donos de barracas e as pessoas nas calçadas podem ser claramente vistas olhando para ele com uma certa perplexidade. Embora isso tenha funcionado no contexto do filme para sugerir que eles estão olhando para Rocky, na realidade, eles não tinham ideia por que aquele homem estava correndo para cima e para baixo da rua sendo filmado de uma van. A hora em que o dono da barraca joga uma laranja para Rocky foi  improvisada pelo próprio feirante, que não tinha ideia de que um futuro sucesso do cinema estava sendo feito e que estaria nele.

 

  • Originalmente, os cineastas queriam vários ex-campeões de peso pesado para aparecer no início da luta entre Rocky e Apollo. Eles fizeram um chamado para todos os ex-campeões aparecerem, mas no dia da sessão só Joe Frazier compareceu. No entanto os cineastas pensaram que funcionou bem, porque Frazier é um residente da Filadélfia, que foi onde a história se passa e foi filmada.

 

  • O nome verdadeiro do personagem, de acordo com os primeiros rascunhos, era Robert Balboa. Rocky foi inspirado em Rocky Marciano.

 

  • Frank Stallone, pai de Sylvester Stallone, faz uma participação como o homem que toca o sino para o início da luta Creed vs Balboa. O irmão mais novo de Sylvester, Frank Stallone, também aparece, como o cantor da banda de rua.

 

  • Durante a audição para o papel de Apollo, Carl Weathers se empolgou tanto fazendo sparring com Stallone que o acertou no queixo. Stallone disse para se acalmar, pois era apenas uma audição. Weathers disse que se fosse para fazer o teste com um ator de verdade ao invés de um stand-in, faria até melhor. Alvidsen disse que era um ator de verdade. O ator principal e roteirista. Weathers parou pensativo por um momento e disse: “bem, ele vai ficar bem”. Stallone não pensou duas vezes e o contratou para o papel.

rocky-6

  • Em uma entrevista, Stallone foi perguntado se ele e Elvis Presley se conheceram. Stallone disse que em 1976, depois que “Rocky” foi lançado, Elvis entrou em contato com ele e pediu-lhe para visitar Graceland e trazer uma cópia do filme. Stallone disse ao entrevistador que ele estava muito nervoso com a ideia de encontrar Elvis, e não foi. mas enviou uma cópia do filme. Parece que Elvis realmente viu o filme com alguns amigos.

 

  • As duas cenas em que Rocky corre até as escadas do museu foram filmadas com duas horas de intervalo. O primeira (em que ele não consegue ser bem sucedido na subida) antes que o sol nascesse, e a segunda (em que ele consegue o objetivo triunfantemente, ao som de ‘Gonna Fly Now’), depois.

rocky-4

  • É o único filme da série sem uso de câmera lenta na luta

 

  • Antes de filmar a luta entre Rocky e Apollo, Avildsen decidiu que as cenas precisavam ser filmadas de uma maneira única, de modo a tornar o boxe mais realista do que em outros filmes de boxe da época. Ele, Weathers e Stallone foram a um ringue e começaram a bloquear os movimentos, mas não estava funcionando, e a luta estava muito encenada e pouco energética. Depois que os dublês/coreógrafos da luta Paul Stader e George P. Wilbur abandonaram o projeto devido a divergências criativas, Avildsen disse a Stallone ir para casa e escrever literalmente a sequência. No dia seguinte, Stallone retornou com 32 páginas de direções específicas para a luta, que ele e Weathers aprenderam como um balé durante algumas semanas. No total, Stallone e Weathers ensaiaram por mais de 35 horas.

Participe com sua opinião!