Animação pernambucana “Além da Lenda” encanta ao dar vida ao nosso folclore

Primeiro filme de animação feito em Pernambuco é dica imperdível para todas as idades

21
0

Eu sempre considerei que o Brasil tem uma fonte riquíssima de inspiração para a indústria do entretenimento, mas não a utiliza a contento. Esta inspiração é o nosso folclore. Mas parece que alguém me ouviu, e, como esperado, o resultado foi ótimo: Além da Lenda é um filme de animação imperdível – o primeiro filme de animação produzido em Pernambuco! – e protagonizado por personagens do folclore brasileiro.

Todas as lendas brasileiras estão descritas no Livro Sagrados das Lendas do Brasil. É 31 de outubro, aniversário do Saci e dia de atualizar o livro. Neste dia está marcado, numa cidade qualquer, um show do grupo musical Trio Halloween, trio este que tem entre seus fãs o jovem Lucas e sua crush Nicole. 

O Trio Halloween quer mais que fazer um bom show: eles querem tomar posse do Livro das Lendas e mandar o máximo de lendas possível para Além da Lenda, local de esquecimento. Quando o livro cai nas mãos destes vilões, Negrinho do Pastoreio, Comadre Fulozinha e Curupira vão até a cidade, onde juntam esforços a Lucas e Nicole para recobrar o livro. Outras lendas que também fazem parte da história são a Cuca, a Cabra Cabriola, o Chibamba, o Boto e o Vaqueiro Misterioso.

Este é um filme com muita ação e humor, ambos ingredientes fundamentais para prender a atenção dos espectadores mirins. É adicionado mais um ingrediente à mistura: a tecnologia, que faz parte da vida das crianças desde o nascimento, incorporada no filme para conversar com o público. E é assim e por isso que temos um drone companheiro da Comadre Fulozinha, sempre a postos para soltar algumas gírias regionais.

No elenco de vozes, os nomes mais conhecidos são de Gabriel Leone como Lucas e Hugo Bonemer como o Curupira. Os dois também soltam a voz na música-tema do filme. Com ampla experiência no teatro musical, Hugo Bonemer adiciona mais um crédito ao currículo como dublador, pois já dublou, entre outros, Freddie Mercury na cinebiografia “Bohemian Rhapsody” e o protagonista da série de animação e dos filmes Trolls, trabalho este pelo qual é mais conhecido. Também veterano dos palcos musicais, Gabriel Leone faz sua estreia na dublagem cinematográfica neste filme.

Já mencionamos que Além da Lenda é o primeiro filme de animação produzido em Pernambuco. Nos últimos anos, e frente a enormes dificuldades impostas ao setor cultural, parece ter havido uma volta à fase do cinema mudo brasileiro, na qual imperavam ciclos regionais, isto é, polos regionais de grande destaque na produção cinematográfica. Podemos afirmar que o polo nordestino – ou mesmo o polo pernambucano, focando ainda mais a geografia – é um dos mais ricos e criativos da atualidade.

Além da Lenda surgiu como uma série de 13 curtas-metragens animados de cerca de cinco minutos de duração cada, além de cinco curtíssimas metragens de um minuto cada, que foram exibidos na TV Brasil e estão disponíveis no YouTube. Neles, já é possível ver o humor presente no filme, mas o melhor é que não é preciso ter visto os curtas para entender a história do longa. Além dos curtas e do longa, Além da Lenda deu origem a livros recheados de brincadeiras para as crianças, uma linha de roupas e também se tornou aplicativo.

Prevemos e desejamos uma vida longa para Além da Lenda: que o filme tenha milhares de espectadores nas salas de cinema e depois seja exibido frequentemente na televisão e, em especial, nas escolas. Recurso didático poderoso e divertido para ensinar sobre o nosso folclore, o filme é prova da liderança atual do estado de Pernambuco do audiovisual, e um tributo àquilo que é 100% brasileiro.

Além da Lenda

Além da Lenda
9 10 0 1
Nota: Fantástico - 9/10
Nota: Fantástico - 9/10
9/10
Total Score iFantástico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *