AgendaFilmes

Arte da Diplomacia: longa-metragem de Zeca Brito estreia no Canal Curta!

Longa do diretor gaúcho detalha episódio esquecido da diplomacia brasileira que envolveu artistas modernistas contra o nazifascismo em 1944

“Arte da Diplomacia”, nono longa-metragem de Zeca Brito, faz sua estreia na TV por assinatura A exibição acontece no dia 15 de outubro de 2024, terça-feira, às 22h, no Canal Curta!, com reprises ao longo da semana. Durante a Segunda Guerra Mundial, o Brasil enviou de navio mais de 160 pinturas doadas por 70 artistas modernistas para serem exibidas e leiloadas no Reino Unido. O documentário investiga este gesto de diplomacia cultural que uniu territórios e definiu o papel do país na luta contra o nazifascismo.

Na Londres de 1944, em meio aos bombardeios da guerra, a Arte Moderna brasileira era apresentada ao mundo pela primeira vez. “Tem uma certa provocação ali de mandar para os inimigos da Alemanha justamente o tipo de arte que o próprio Hitler mais detesta”, avalia a pesquisadora Clara Marques, em uma das falas do filme. “Arte da Diplomacia” retrata os meandros deste ato de resistência, que ficou esquecido por décadas, enquanto procura novos significados para a arte moderna brasileira do período.

“O filme investiga o modernismo brasileiro em seu primeiro levante de internacionalização”, avalia Zeca Brito. O longa teve sua primeira exibição mundial na Argentina, no 11º FIDBA – Festival Internacional de Cine Documental de Buenos Aires, e também passou na Mostra de São PauloFestival do Rio. “Um fascinante episódio em que os artistas e suas obras influenciaram na composição geopolítica, e posicionaram simbolicamente o país na Segunda Guerra Mundial – arte como soft power no combate ao nazifascismo”, conclui.

Partindo da investigação do diplomata Hayle Melim Gadelha, o documentário traz relatos de diferentes críticos e historiadores da arte com gravações em Londres e Rio de Janeiro. Com diferentes versões e perspectivas, participam a crítica de arte brasileira Aracy Amaral e a inglesa Dawn Adès, as historiadoras Glaucea Britto e Anita Leocadia Benário Prestes, além de familiares dos artistas que participaram da exposição em Londres, como a pesquisadora Lisbeth Rebollo e o pintor Luiz Aquila.

“Arte da Diplomacia” é uma produção da Anti Filmes, em coprodução com Boulevard Filmes e Donna Features. Assinam a produção: Celina Torrealba, Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Sergio Carpi e Zeca Brito.

‘Arte da Diplomacia’

Estreia no Canal Curta!, 15 de outubro, terça-feira, às 22h, no Canal Curta! 

Reprises: 16/10 (qua) – 2h; 16/10 (qua) – 16h; 17/10 (qui) – 10h; 19/10 (sab) – 14h15min; 20/10 (dom) – 20h15min.

Créditos:

Roteiro: Frederico Ruas, Denise Silveira, Jardel Machado Hermes e Zeca Brito 

Produção: Celina Torrealba, Frederico Ruas, Letícia Friedrich, Sergio Carpi e Zeca Brito

Coprodução: Boulevard Filmes e Donna Features

Produção executiva: Letícia Friedrich

Direção de Fotografia: Bruno Polidoro

Montagem: Frederico Ruas e Jardel Machado Hermes

Direção de Arte: Leo Lage

Direção de Som: Tiago Bello

Direção Musical: Rita Zart

Pesquisa: Hayle Melim Gadelha e Clara Marques

Sobre Zeca Brito

Zeca Brito é cineasta, atuando como diretor, produtor e roteirista. Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), graduado em Realização Audiovisual pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos) e em Poéticas Visuais pela UFRGS. Foi diretor do Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul (2019- 2023). Dirigiu e roteirizou curtas e longas-metragens exibidos e premiados no Brasil e no exterior; “O Guri” (2011), “Glauco do Brasil” (2015), “Em 97 Era Assim” (2017), “A Vida Extra-Ordinaria de Tarso de Castro” (2018), “Grupo de Bagé” (2018), “Legalidade” (2019), “Trinta Povos” (2020) e “Hamlet” (2022).

Filmografia:

  • Um Breve Assalto (2009, 12’)
  • Aos Pés (2009, 18’)
  • O Sabiá (2011, 15’)
  • O Guri (2011, 94’)
  • Glauco do Brasil (2015, 90’)
  • Em 97 Era Assim (2017, 94’)
  • A Vida Extra-Ordinária de Tarso de Castro (2018, 90’)
  • Grupo de Bagé (2018, 75’)
  • Legalidade (2019, 122’)
  • Trinta Povos (2020, 78’)
  • Hamlet (2022, 87′)

Deixe um comentário

Sugeridos
FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...

CríticasFilmes

Nosso Segredo: A Materialização do Luto e a Casa-Quilombo de Grace Passô

Duas décadas após transformar o teatro brasileiro com a peça Amores Surdos,...

CríticasFilmes

‘Coyote vs. Acme’ é sagaz na proposta e no desenvolvimento

Longa resgata a nostalgia dos desenhos clássicos em uma sátira inteligente que...

AstrosFilmesListasMúsica

Dolly Parton e Suas Parcerias Mais Inusitadas

De duetos com os Beatles e Sylvester Stallone a participações em comédias...

AgendaArtes VisuaisAstrosMúsica

Mostra sobre RM, líder do BTS, abre retirada de ingressos gratuitos

Exposição “A Arte de Ser Humano — RM: The Human Behind the...

CríticasFilmesLançamentos

Champagne (2026): uma inesquecível viagem de pai e filho

Ali pela metade do filme holandês “Champagne”, Hans está conversando com um...

FilmesNotícias

Frozen 3 e 4: Tudo o que a Disney revelou sobre o Destino de Elsa e Anna na D23

Josh Gad classificou o terceiro longa como o mais divertido da franquia...

FilmesNotíciasTrailersVideos

Vingadores: Doutor Destino — Tudo o Que a Prévia Revela Sobre o Colapso do Multiverso

O trailer de Vingadores: Doutor Destino (Avengers: Doomsday), apresentado na D23 Expo,...