AgendaFilmesTeatro

“Cabarés do Sul do Mundo — o documentário” terá sessão de estreia gratuita em Porto Alegre

O processo de criação de um dos mais recentes projetos da Cia. Rústica virou um filme. Dirigido por Luiz Argimon, Cabarés do Sul do Mundo — o documentário terá sessão de estreia com entrada franca no dia vinte e seis de março, terça-feira, às 20h. Após a exibição, haverá um bate-papo com o cineasta e a diretora da trupe Patrícia Fagundes. 

Com duração de 60 minutos, a produção retrata os bastidores e as apresentações de Cabarés do Sul do Mundo — formado pelos espetáculos Cabaré da Mulher Braba e Cabaré do Amor Rasgado, que estrearam no ano passado. A obra audiovisual exibe ainda entrevistas com a equipe das montagens. 

— Capturamos imagens desde o primeiro dia de ensaio. Mantive a câmera ligada em diversas fases do processo criativo, muitas vezes até participando e jogando junto com o elenco. Em outros momentos, a câmera ficou mais oculta para capturar cenas mais íntimas e espontâneas que não fossem tão influenciadas pela sua presença. Também utilizei câmeras diferentes para os ensaios e para as apresentações com o objetivo de trabalhar com diferentes texturas para atribuir estéticas diferentes a cada fase do projeto — explica Luiz Argimon.

O filme traduz em imagens e som a essência das duas produções, marcadas pela poesia, pelo riso e pela proximidade entre artistas e os espectadores. 

 — O que o público pode esperar é um registro genuíno do fazer teatral do sul do Brasil, com as dores e as delícias que o processo de construção de um espetáculo acarreta. Tem tentativa e erro, muito trabalho coletivo, suor e decisões que precisam ser tomadas pro trabalho nascer.  Um bando de gente que se reúne pra fazer a coisa acontecer! — afirma o cineasta. 

A atividade integra a programação da mostra Cia. Rústica 20 anos: o começo, que comemora as duas décadas de atividades do grupo teatral. 

SERVIÇO:

QUANDO: 26/03, terça-feira, às 20h.

ONDE: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANDO: entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19h)

Deixe um comentário

Sugeridos
AgendaFestivaisMúsica

Balaclava Fest 2026 consolida São Paulo como capital da música alternativa

O Balaclava Fest chega à sua 16ª edição realizando o maior movimento...

Gustavo Rodrigues em cena. Crédito: Fernanda Sabença
AgendaMúsicaTeatro

Billdog volta ao Rio de Janeiro em palco móvel após 10 anos

Depois de uma década, Billdog está de volta ao Rio de Janeiro....

AgendaArtes Visuais

Arena Cultural Dicró com Semana de Arte do Rio

Agenda gratuita na Penha inclui o Pé de Dendê – Encontro Cultural,...

AgendaArtes Visuais

Infâncias e ancestralidade ganham programação especial no Galpão Bela Maré em setembro

O mês também destaca a exposição “Tudo começa pelo território”, o CineBela...

AgendaArtes Visuais

Paulo Otavio apresenta A geometria como totem na Biblioteca Mário de Andrade

Com curadoria de Denise Mattar, exposição reúne esculturas recentes do artista e...

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta, cordelistas e repentistas
AgendaFestivaisShows

Festival em SP promove recital e bate-papo com poeta

Evento gratuito será na sede da Ucran e terá participação de Moreira...

AgendaTeatro

Mordida exploratoria no RJ

A peça traz como personagens três sacolas plásticas que emergem no Oceano...

FilmesGamesTrailersVideos

‘Street Fighter’ Inova ao Lançar Trailer Jogável em Clima de Arcade Anos 90

Prévia interativa no YouTube Playable permite que fãs executem combos e golpes...

Agenda

“Revolução na América do Sul”, clássico de Augusto Boal, estreia no Teatro Poeirinha

Marco fundador do teatro épico no Brasil, a obra “Revolução na América...

AstrosFilmes

Tim Curry (1946–2026): O Sorriso Sombrio que Iluminou a Cultura Pop

De cientista louco de salto alto em Rocky Horror a palhaço demoníaco...