“Cabarés do Sul do Mundo — o documentário” terá sessão de estreia gratuita em Porto Alegre

6
0

O processo de criação de um dos mais recentes projetos da Cia. Rústica virou um filme. Dirigido por Luiz Argimon, Cabarés do Sul do Mundo — o documentário terá sessão de estreia com entrada franca no dia vinte e seis de março, terça-feira, às 20h. Após a exibição, haverá um bate-papo com o cineasta e a diretora da trupe Patrícia Fagundes. 

Com duração de 60 minutos, a produção retrata os bastidores e as apresentações de Cabarés do Sul do Mundo — formado pelos espetáculos Cabaré da Mulher Braba e Cabaré do Amor Rasgado, que estrearam no ano passado. A obra audiovisual exibe ainda entrevistas com a equipe das montagens. 

— Capturamos imagens desde o primeiro dia de ensaio. Mantive a câmera ligada em diversas fases do processo criativo, muitas vezes até participando e jogando junto com o elenco. Em outros momentos, a câmera ficou mais oculta para capturar cenas mais íntimas e espontâneas que não fossem tão influenciadas pela sua presença. Também utilizei câmeras diferentes para os ensaios e para as apresentações com o objetivo de trabalhar com diferentes texturas para atribuir estéticas diferentes a cada fase do projeto — explica Luiz Argimon.

O filme traduz em imagens e som a essência das duas produções, marcadas pela poesia, pelo riso e pela proximidade entre artistas e os espectadores. 

 — O que o público pode esperar é um registro genuíno do fazer teatral do sul do Brasil, com as dores e as delícias que o processo de construção de um espetáculo acarreta. Tem tentativa e erro, muito trabalho coletivo, suor e decisões que precisam ser tomadas pro trabalho nascer.  Um bando de gente que se reúne pra fazer a coisa acontecer! — afirma o cineasta. 

A atividade integra a programação da mostra Cia. Rústica 20 anos: o começo, que comemora as duas décadas de atividades do grupo teatral. 

SERVIÇO:

QUANDO: 26/03, terça-feira, às 20h.

ONDE: Zona Cultural (Av. Alberto Bins, 900 — Centro Histórico de Porto Alegre)

QUANDO: entrada franca (distribuição de senhas a partir das 19h)

Leo Sant Anna
WRITTEN BY

Leo Sant Anna

Jornalista, assessor de imprensa e apaixonado por cultura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *