em ,

“Café Society” e a aguda e sensível obervação afetiva de Woody Allen

Sorria, tem filme novo do Woody Allen nos cinemas. Sorria mais ainda pois é um grande Woody Allen, como a gente gosta de ver. E refletir sobre o que tem a apresentar. O mais curioso nesse entusiasmo é que, a priori, Café Society parece um filme quase banal na filmografia do cineasta, pela aparente leveza e inclinação para romantismo solar e filosófico que ele sabe fazer muito bem.

Mas conforme vamos acompanhando o desenrolar da história de passionalidade e deslumbramento de Bobby (um absurdamente Woodyalleano Jesse Eisenberg) pela Los Angeles glamourosa dos anos 30 e, consequentemente, pela idealizada Vonnie (Kristen Stewart, provando que sua personalidade cênica é sim sinônimo de talento), sob o primor de uma fotografia sensacional do genial Vittorio Storaro (tornando tudo muito elegante, sem necessariamente soar pasteurizado), percebemos que Allen ainda usa seu bom e velho pessimismo para compreender (a sua maneira) o que rege os relacionamentos.

-cafe_society_c_gravier_productions_inc

Bobby é um jovem aspirante a escritor, que resolve se mudar de Nova York para Los Angeles. Lá ele deseja ingressar na indústria cinematográfica com a ajuda de seu tio Phil (Steve Carell), um produtor que conhece a elite da sétima arte. Após um bom período de espera, Bobby consegue o emprego de entregador de mensagens dentro da empresa de Phil. Enquanto aguarda uma oportunidade melhor, ele se envolve com Vonnie (Stewart), a secretária particular de seu tio. Só que ela, por mais que goste de Bobby, mantém um relacionamento secreto.

São das impossibilidades do amor que o diretor tira seus insumos. E a compreensão humana de Allen se esboça por sua genialidade em criar diálogos fortes e simples, sua capacidade em ambientar e relativizar o seio familiar judeu (as cenas mais hilárias do filme) e, principalmente, por fazer de seus filmes pequenas pérolas melancólicas sobre o lugar que nós deixamos ocupar nos relacionamentos. Sorria, tem filme novo do Woody Allen nos cinemas.

cafe societyFilme: Café Society (Idem)
Direção: Woody Allen
Elenco: Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Steve Carrell
Gênero: Comédia, Drama, Romance
País: EUA
Ano de produção: 2016
Distribuidora: Imagem Filmes
Duração: 1h 36 min
Classificação: 12 anos

 

Participe com sua opinião!