AcervoAgendaFilmesNotícias

Cineclube Escola de Cinema Darcy Ribeiro apresenta clássicos comentados

Compartilhe
Compartilhe

Amigo carioca: você quer fugir do calor infernal da Cidade Maravilhosa? Você gosta muito de Cinema? Você procura uma atividade cultural e prazerosa para o final de semana? Você quer gastar pouco (ou nada, se possível)? Pois nós temos a dica perfeita para seu caso: o cineclube da Escola de Cinema Darcy Ribeiro exibe excelentes clássicos nacionais e estrangeiros todos os sábados.
Neste dia 18/10, a pedida é o último filme feito por Fellini antes de estourar no cenário mundial: “Os Boas Vidas” (1953), que mostra as histórias de cinco homens enfrentando decisões importantes em suas vidas na Itália do pós-guerra. Este filme influenciou grandes realizadores como Stanley Kubrick, Martin Scorsese e George Lucas.
 
Quer ser cineasta? Um bom crítico? Ou “apenas” um cinéfilo completo e consciente? Então não perca “Cidadão Kane” (1941) no dia 25/10. Durante décadas considerado o melhor filme da História, o longa-metragem dirigido e estrelado por Orson Welles, então com 25 anos, foi um fracasso de público mas um sucesso de crítica, e inovou com ângulos de câmera audaciosos e uma história em flashbacks.

Dia 01/11 não é dia das crianças, mas ver “O Mágico de Oz” (1939) é uma bela maneira de voltar à infância… e também de aprender muito sobre técnicas cinematográficas e desafios dos bastidores. Será impossível não se maravilhar com o colorido de Oz e não se emocionar com “Over the Rainbow” na tela grande.

O resto de novembro é dedicado ao Cinema Brasileiro. Para entender melhor a história do país e da nossa arte cinematográfica, nada melhor que o filme que iniciou o Cinema Novo: “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), que será exibido em 08/11. Glauber Rocha, com “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, começou um novo período de glórias para o Cinema Nacional, com muitos temas sociais, alegorias e contestações.
Em 22/11: Paulo Cesar Saraceni escreve, dirige e produz “A Casa Assassinada” (1971), destaque dos festivais de cinema de Brasília e Gramado. Fique de ouvidos atentos: a trilha sonora da película é de Tom Jobim.
 
Para fechar as atividades do cineclube em 2014, vem em 29/11 a obra-prima do Cinema Mudo Brasileiro, “Limite” (1931), único filme terminado pelo diretor Mário Peixoto. Como vários filmes cultuados, “Limite” provocou polêmica na época do lançamento (com direito até a pancadaria!) e só voltou a ser exibido nos anos 70. Foi restaurado em 2007 para reestreia em Cannes.
As sessões acontecem sempre aos sábados, às 14 horas, e são seguidas por debate.

Compartilhe

Comente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos
GamesNotíciasRPG

O Senhor dos Anéis: jogo fica de graça na Epic Games Store

Epic Games Store celebra as festas de fim de ano com uma...

NotíciasQuadrinhos

Godzilla vs. Marvel farão crossover lendário em 2025

A Marvel Comics anunciou um evento de crossover emocionante para 2025: Godzilla...

CríticasFilmes

A Perfect Love Story: filme bósnio se perde na metalinguagem

A onipresença de Hollywood, nas salas de cinema, serviços de streaming e...

AgendaDançaTeatro

De Bach a Nirvana faz curta temporada no Rio de Janeiro

A Focus Cia de Dança traz ao Rio de Janeiro, neste final...

AgendaMúsicaShows

Information Society chega ao Rio para dois shows

Uma das bandas mais festejadas da dance music no final dos anos...

EsportesNotíciasSéries

Senna assume o primeiro lugar na Netflix entre séries ‘estrangeiras’

Netflix anunciou que a série “Senna” alcançou o primeiro lugar no Top...

GamesNotícias

PUBG Mobile Lança Crossover Épico com Senhor dos Anéis: Guerra dos Rohirrim

Em uma fusão inédita, PUBG Mobile e o universo de J.R.R. Tolkien...