em , , ,

Confira as principais mostras do Festival do Rio 2014

Entre os dias 24 de setembro e 8 de outubro o Rio será a capital mundial do Cinema. O Festival do Rio vai apresentar 350 filmes de mais de 60 países, espalhados pelas mostras Panorama, Expectativa 2014, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente, além de receber profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket e realizar debates gratuitos no Cine Encontro. Entre os destaques, estarão mostras especiais a quatro grandes cineastas: Roberto Rosselini,com exibição de seis clássicos restaurados; uma retrospectiva do diretor americano Michael Cimino euma homenagem especial ao ator e diretor Hugo Carvana, com exibição de Vai Trabalhar, Vagabundo,que completa 40 anos e a mostra Clássicos de Hitchcock, que vai exibir cinco longas mudos do mestre do Suspense com acompanhamento musical ao vivo pelo pianista Cadu Pereira, na sala 1 do Estação Botafogo.
Para os beatlemaníacos virá uma cópia restaurada de “A Hard Days Night”, de Richard Lester, que completa 50 anos; já para os fãs de Terror o presente será a também restaurada cópia de “O Massacre da Serra Elétrica” o clássico de Tob Hopper. Isso tudo além dos últimos trabalhos de cineastas consagrados como David Fincher, Ken Loach, Win Wenders, Mike Leigh e Takashi Miiki.
Festival-do-Rio-Poltronas-600x350
Confira as principais mostras e títulos que serão exibidos
 
Mostra Panorama
– Boyhood – Da infância à juventude (Boyhood), de Richard Linklater
– Carvão Negro (Black Coal, Thin Ice), Diao Yinan
– Manglehorn (Manglehorn), de  David Gordon Green
– Garota exemplar (Gone Girl), de  David Fincher
– Timbuktu (Timbuktu), de  Abderrahmane Sissako
– Incompreendida (Misunderstood), de Asia Argento
– O Amor É Estranho (Love is Strange), de  Ira Sachs
– Whiplash – Em busca da perfeição (Whiplash), de Damien Chazelle
– Solness, o construtor (A Master Builder), de Jonathan Demme
– Homens, mulheres e filhos (Men, Women & Children), de Jason Reitman
– Três Corações (3 Hearts), de  Benoit Jacquot
– God Help the Girl (God Help the Girl), de Stuart Murdoch
– O Ciúme (Jealousy), de  Philippe Garrel
– Massagem cega (Blind Massage), de  Lou Ye
– O Presidente (The President), de  Moshen Makhmalbaf
– Só Deus sabe (Heaven Knows What), de  Ben Safdie, Joshua Safdie
– Cavalo dinheiro (Horse Money), de  Pedro Costa
– Catedrais da cultura 3D (Cathedrals of Culture), de  Wim Wenders, Michael Glawogger, Michael Madsen, Robert Redford, Margreth Olin, Karim Aïnouz
– ’71 (’71), de  Yann Demange
– Stations of the cross (Stations of the Cross), de  Dietrich Brüggemann
– Stratos (Stratos), de  Yannis Economides
– O juiz (The Judge), de  David Dobkin
– Ida (Ida), de  Pawel Pawlikowski
– Uma promessa (A Promise), de  Patrice Leconte
– Onírica (Field of Dogs), de  Lech Majewski
– Short Plays (Short Plays), de  Sebastián Cordero, Doris Dörrie, Vincent Gallo, Daniel Gruener, Luca Lucini, Carlos Moreno, Gaspar Noé, Carlos Reygadas, Apichatpong Weerasethakul, Ik-Joon Yang
– Mapa para as estrelas (Maps to the Stars), de  David Cronenberg
– Mommy (Mommy), de  Xavier Dolan
– Mr. Turner (Mr. Turner), de  Mike Leigh
– Jimmy’s Hall (Jimmy’s Hall), de  Ken Loach
– The Disappearance of Eleanor Rigby: Them (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them), de  Ned Benson
– Pessoas-pássaro (Bird People), de  Pascale Ferran
– O país de Charlie (Charlie’s Country), de  Rolf de Heer
– Fantasia (Fantasia), de  Chao Wang
– Frank (Frank), de  Lenny Abrahamson
– Coming Home (Coming Home), de  Zhang Yimou
– Maïdan: Protestos na Ucrânia (Maïdan), de  Sergei Loznitsa
– Bande de Filles (Girlhood), de  Céline Sciamma
– National Gallery (National Gallery), de  Frederick Wiseman
– Metamorfoses (Metamorphoses), de  Christophe Honoré
– O preço da glória (The Prince of Fame), de  Xavier Beauvois
– O cheiro da gente (The Smell of Us), de  Larry Clark
– Contos iranianos (Tales), de  Rakhshan Banietemad
– Aloft (Aloft), de  Claudia Llosa
– The Face of an Angel (The Face of an Angel), de  Michael Winterbottom
– Rio 50 graus (Rio 50 Degrees), de  Julien Temple
– Jornada ao Oeste (Journey to the West), de  Tsai Ming-Liang
– Falando com Deuses (Words with Gods), de  Warwick Thornton, Héctor Babenco, Mira Nair, Hideo Nakata, Amos Gitai,Álex de la Iglesia, Emir Kusturica, Bahman Ghobadi, Guillermo Arriaga
– A sapiência (La Sapience), de Eugène Green
– Corações famintos (Hungry Hearts), de  Saverio Costanzo
– Amnésia Vermelha (Red Amnesia), de  Wang Xiaoshuai
– Gomorrah (Gomorrah), de  Stefano Sollima
– Odisseia iraquiana (Iraqi Odyssey), de  Samir
– Vôo noturno (Night Flight), de  LeeSong Hee-il
– Dentre por dente (One on One), de  Kim Ki-duk
– The Humbling  (The Humbling), de  Barry Levinson
– Tsili (Tsili), de  Amos Gitai
Mostra Expectativa 2014
– A distância (The Distance), de Sergio Caballero
– Ela perdeu o controle (She’s Lost Control), de Anja Marquardt
– O Seqüestro de Michel Houellebecq (The Kidnapping of Michel Houellebecq), de Guillaume Nicloux
– Sonhos imperiais (Imperial Dreams), de Malik Vitthal
– Land Ho! (Land Ho!), de Martha Stephens, Aaron Katz
– Listen Up Philip (Listen Up Philip), de Alex Ross Perry
– Obvious Child (Obvious Child), de Gillian Robespierre
– Os mais jovens (Young Ones), de Jake Paltrow
– The Skeleton Twins (The Skeleton Twins), de Craig Johnson
– Pescando sem redes (Fishing Without Nets), de Cutter Hodierne
– Toda terça-feira (52 Tuesdays), de Sophie Hyde
– Na cadência do amor (Lilting), de Hong Khaou
– Algo a romper (Something Must Break), de Ester Martin Bergsmark
– Noivas (Brides), de Tinatin Kajrishvili
– Cinco Estrelas (Five Star), de Keith Miller
– Forma (Forma), de Ayumi Sakamoto
– Party Girl (Party Girl), de Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis
– Titli (Titli), de Kanu Behl
– Uma garota à porta (A Girl at My Door), de July Jung
– Xenia (Xenia), de Panos H. Koutras
– Ao Seu Lado (Next to Her), de Asaf Korman
– Coma seus mortos (Eat Your Bones), de Jean-Charles Hue
– Te peguei dormindo, Nicole (Tu Dors Nicole), de Stéphanie Lafleur
– Mais sombrio que a meia-noite (Darker Than Midnight), de Sebastiano Riso
– Canções do norte (Songs from the North), de Soon-Mi Yoo
– Os nossos meninos (The Dinner), de Ivano de Matteo
– Goob (The Goob), de Guy Myhill
– 10.000 Km (10.000 Km), de Carlos Marques-Marcet
– Brooklyn (Brooklyn), de Pascal Tessaud
– Sobrevivente (Alive), de Jungbum Park
– Blind (Blind), de Eskil Vogt
Mostra Midnight (ficção e documentários)
– Prop 8: O casamento gay em julgamento (The Case Against 8), de Ben Cotner, Ryan White (midnight docs)
– Espetáculo: O julgamento de Pamela Smart (Captivated, The Trials of Pamela Smart), de Jeremiah Zagar (midnight docs)
– O caso Galápagos – Quando Satã veio ao paraíso (The Galapagos Affair: Satan Came to Eden), de Dayna Goldfine, Dan Geller (midnight docs)
– Last Hijack (Last Hijack), de Tommy Pallotta, Femke Wolting (midnight docs)
– Muito além das patricinhas de Beverly Hills (Beyond Clueless), de Charlie Lyne (midnight docs)
– Exército vermelho (Red Army), de Gabe Polsky (midnight docs)
– Kumiko, a caçadora de tesouros (Kumiko, the Treasure Hunter), de David Zellner (midnight)
– Um dia difícil (A Hard Day), de Kim Seong-hun (midnight)
– Patema invertida (Patema Inverted), de Yasuhiro Yoshiura (midnight)
– Gangues de Tóquio (Tokyo Tribe), de Sion Sono (midnight)
– Cold in July (Cold in July), de Jim Mickle (midnight)
– Burying the Ex (Burying the Ex), de Joe Dante (midnight)
– Por cima do seu cadáver (Over Your Dead Body), de Takashi Miike (midnight)
Mostra Midnight Terror
– Aleluia (Alleluia), de Fabrice Du Welz (midnight terror)
– Corrente do mal (It Follows), de David Robert Mitchell (midnight terror)
– Annabelle (Annabelle), de John Leonetti (midnight terror)
– Primavera (Spring), de Justin Benson, Aaron Moorhead (midnight terror)
– O ABC da morte 2 (ABCs of Death 2), de Vários (midnight terror)
– O Massacre da Serra Elétrica (Versão Original Restaurada) (The Texas Chainsaw Massacre), de Tobe Hooper (midnight terror)
Mostra Filme Doc
– Life Itself – A vida de Roger Ebert ( Life Itself), de Steve James
– Mr Leos CaraX (Mr X), de Tessa Louise-Salomé
– Feliz por ser diferente (Happy to be Different), de Gianni Amelio
– Altman, um cineasta americano (Altman), de Ron Mann
– Estúdio Ghibli, reino de sonhos e loucura (The Kingdom of Dreams and Madness), de Mami Sunada
– Go-Go Boys: os bastidores da Cannon Films (The Go-Go Boys: The Inside Story of Cannon Films), de Hilla Medalia
– A Voz de Sokurov (The Voice of Sokurov), de Leena Kilpeläinen
– Remake, Remix, RipOff (Remake, Remix, RipOff), de Cem Kaya
Mostra Itinerários Únicos
– Martha Argerich – Meu sangue ( Bloody Daughter), de Stéphanie Argerich
– Nan Goldin – Lembro do seu rosto (Nan Goldin – I Remember Your Face), de Sabine Lidl
– Criado na internet: A história de Aaron Swartz (The Internet’s Own Boy), de Brian Knappenberger
– Sarah Lucas: escultora (About Sarah), de Elisa Miller
– O cidadão Himmler (The Decent One), de Vanessa Lapa
– Dior e eu (Dior and I), de Frédéric Tcheng
– Sobre Susan Sontag (Regarding Susan Sontag), de Nancy Kates
– O último produtor de teatro (The Last Impresario), de Gracie Otto
– Poesia precisa – A arquitetura de Lina Bo Bardi (Precise Poetry – Lina Bo Bardi’s Architecture), de Belinda Rukschcio
– Viagens noturnas com Jim Jarmusch (Travelling at Night with Jim Jarmusch), de Léa Rinaldi
– The New York Review of Books: Uma reflexão de 50 anos (The 50 Year Argument), de Martin Scorsese, David Tedeschi
– Microtopia (Microtopia), de Jesper Wachtmeister
– Domingo (Sunday), de Karim Ainouz
Música
– Procurando Fela Kuti (Finding Fela), de Alex Gibney
– Nick Cave – 20.000 dias na Terra (20.000 Days on Earth), de Iain Forsyth, Jane Pollard
– Pulp – Vida, morte e supermercados (Pulp), de Florian Habicht
– Que caramba é a vida (Que Caramba es la Vida), de Doris Dörrie
– American Interior – A viagem de Gruff Rhys pela América (American Interior), de Gruff Rhys, Dylan Goch
– Björk: Biophilia Live (Björk: Biophilia Live), de Peter Strickland, Nick Fenton
– Beautiful Noise – A era shoegazer (Beautiful Noise), de Eric Green
– A Hard Day’s Night: Os reis do iê iê iê (Versão Restaurada) (A Hard Day’s Night), de Richard Lester
– Quando Björk conheceu David Attenborough (When Björk Met Attenborough), de Louise Hooper
– David Bowie Is (David Bowie Is), de Hamish Hamilton
***
Mostra Fronteiras
– Um verão de liberdade ( Freedom Summer), de Stanley Nelson
– Vietnã: batendo em retirada (Last Days in Vietnam), de Rory Kennedy
– Nós, o gigante acordado (We Are the Giant), de Greg Barker
– Amigos, amigos, negócios à parte (We Come as Friends), de Hubert Sauper
– Câmera Escura: Os fotógrafos negros e a emergência de uma raça (Through A Lens Darkly: Black Photographers and the Emergence of a People), de Thomas Allen Harris
– A Primeira Baixa (First to Fall), de Rachel Beth Anderson
– Colocando a vida em jogo (The Supreme Price), de Joanna Lipper
– Água prateada, um autorretrato da Síria (Eau Argentee, Syrie autoportrait), de Ossama Mohammed, Wiam Simav Bedirxan
– Revolução ao contrário (Revolution in Reverse – Debito & Lavoro: il Nuovo Colonialismo), de Chiara Cavalazzi
– Suspiros das cidades (Hams al-mudam), de Kasim Abid
***
Mostra Geração
– Belle e Sebastian (Belle et Sébastien), de Nicolas Vanier
– Violeta ( Violet), de Bas Devos
– Maria e o Homem Aranha (María y el Araña), de María Victoria Menis
– Finn (Finn), de Frans Weisz
– Encantados (Encantados), de Tizuka Yamasaki
– Dixie e a revolução dos zumbis (Dixie y la Rebelión Zombi), de Ricardo Ramón, Beñat Beitia
– Primeiros amores (Amori Elementari), de Sergio Basso
– Desligando Charleen (Charleen macht Schluss ), de Mark Monheim
**
Foco México
– Manto aquífero (Manto Acuífero), de Michael Rowe
– Peixes insólitos (Los insólitos peces gato), de Claudia Sainte-Luce
– Güeros (Güeros), de Alonso Ruizpalacios
– Los Angeles (Los Ángeles), de Damian John Harper
– González (González), de Christian Díaz Pardo
– Os ausentes (Los ausentes), de Nicolás Pereda
– Asteróide (Asteroide), de Marcelo Tobar
– Cumes (Cumbres), de Gabriel Nuncio
– Somos Mari Pepa (Somos Mari Pepa), de Samuel Kishi Leopo
– Cantinflas (Cantinflas), de Sebastian del Amo
– A guerra de Manuela Jankovic (La Guerra de Manuela Jankovic), de Diana Cardozo
– Primaveras escuras, de Ernesto Contreras
– As Horas Mortas (Las Horas Muertas), de Aaron FERNANDEZ
– Somos Mari Pepa (Somos Mari Pepa), de Samuel Kishi Leopo
*
Clássicos Mexicanos
– O Compadre Mendoza (El Compadre Mendoza), de Fernando de Fuentes
– Vamos com Pancho Villa! (¡Vámonos con Pancho Villa!), de Fernando de
Fuentes
– A Mulher do Porto  (La Mujer del Puerto), de Arcady Boytler
– Redes (Redes), de Fred Zinnemann, Emilio Gómez Muriel
– A Outra (La Otra), de Roberto Gavaldón
***
Première Latina
– Ar Livre (Aire Libre), de  Anahí Berneri
– Matar um homem (Matar a un hombre), de Alejandro Fernández Almendras
– A terceira margem (La Tercera orilla), de Celina Murga
– Bem Perto de Buenos Aires (Historia del miedo), de Benjamin Naishtat
– Feriado (Feriado), de Diego Araujo
– Mauro (Mauro), de Hernán Rosselli
– La Salada (La Salada), de Juan Martín Hsu
– As irmãs Quispe (Las niñas Quispe), de Sebastián Sepúlveda
– Gente de bem (Gente de bien), de Franco Lolli
– Mãos sujas (Manos sucias), de Josef Wladyka
– A princesa de França (La Princesa de Francia), de Matías Piñeiro
– Sétimo (Séptimo), de Patxi Amezcua
– Dois Disparos (Dos Disparos), de Martín Rejtman
– Os inimigos da dor (Los Enemigos del Dolor) de Arauco Hernández
– Los Hongos (Los Hongos) de Oscar Ruiz Navia
– O mistério da felicidade (El Misterio de la Felicidad) de Daniel Burman
– A voz em off (La Voz en Off) de Cristián Jiménez
– Lulu, de Luis Ortega

Deixe sua opinião