Filmes

Fernando Meirelles tem no seu elenco o principal trunfo de “360”

Compartilhe
Compartilhe

Foto: Divulgação

Em 2002, o cineasta brasileiro Fernando Meirelles impressionou público e crítica em todo o mundo com sua adaptação do livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins. Com o sucesso, ele se tornou um nome respeitado no meio cinematográfico e conseguiu, entre outras coisas, indicações nobres em várias premiações. Até mesmo no Oscar, onde conseguiu ser um dos únicos “brazucas” a ser indicado a Melhor Diretor. A partir daí, Meirelles passou a se envolver com produções internacionais, contando com bons atores, como Ralph Fiennes e Rachel Weisz em “O Jardineiro Fiel”, ou Julianne Moore e Mark Ruffalo em “Ensaio Sobre a Cegueira”. Agora, Meirelles apresenta seu projeto com maior star power de sua carreira até o momento: o drama romântico “360”.

Com um elenco que é uma verdadeira Torre de Babel, o filme tem atores consagrados como Anthony Hopkins, Jude Law, Rachel Weisz, Ben Foster, Marianne Jean-Baptiste, além dos brasileiros Maria Flor e Juliano Cazarré. A produção, rodada em Viena, Paris, Londres, Bratislava, Rio, Denver e Phoenix, tem uma narrativa semelhante a de filmes de Robert Altman, como “Nashville” e “Short Cuts – Cenas da Vida”, que mostra o que acontece na vida de várias pessoas a partir da decisão do empresário Michael Daly (Law) de não trair sua esposa com a prostituta Mirka (Lúcia Siposová) , durante uma viagem de negócios. Assim, o público é apresentado ao resto dos personagens em situações envolvendo diferentes formas de relacionamento, algumas cômicas, outras trágicas, culminando com a sensação de que tudo o que acontece em seus destinos pode voltar ao ponto de origem.

Foto: Divulgação

Com “360“, Fernando Meirelles quis mostrar que é capaz de conduzir tramas diversas e complexas ao mesmo tempo. Mas enquanto sua direção de atores é até bem sucedida em seus objetivos, ele acaba sendo traído pelo roteiro de Peter Morgan (o mesmo de “A Rainha” e “O último rei da Escócia”), que traz algumas soluções pouco aprofundadas e até rápidas demais para alguns conflitos dos personagens e perde muito tempo resolvendo outros, que nem são tão interessantes, como a história do russo Sergei (Vladimir Vdovichenkov), que precisa organizar a viagem do patrão para Viena. Além disso, é uma pena desperdiçar os talentosos Jude LawRachel Weisz (que até ganhou um Oscar em seu primeiro trabalho com Meirelles, “O Jardineiro Fiel”), com papéis fracos e que aparecem pouco na trama.

O diretor, no entanto, dá bastante espaço para alguns integrantes do elenco brilharem, especialmente Anthony Hopkins. O ator britânico, que virou figurinha fácil no cinema fazendo muitos filmes nos últimos anos, como “Thor” e “O Ritual”, ganha depois de muito tempo um personagem onde pode mostrar todo o seu talento, especialmente na cena em que conta uma história (que dizem ser verdadeira) sobre um padre que o ajudou anos atrás. Ele vive um homem que está viajando para descobrir se sua filha desaparecida está viva ou morta e acaba fazendo amizade com Laura (Maria Flor). O encontro entre os dois lhe dá a chance de ter uma espécie de acerto de contas com o passado.

Foto: Divulgação

Meirelles também dá para a atriz brasileira uma ótima oportunidade para se destacar na telona e ela até dá conta do recado, graças ao seu carisma. Especialmente nas cenas com Hopkins e nas que conhece Tyler (Ben Foster, ótimo no papel) e tenta seduzi-lo, sem saber que ele é um criminoso condenado por abuso sexual e que acaba de deixar a cadeia. Mas precisa melhorar o seu inglês, se pensa em fazer uma carreira internacional. Curiosamente, seu colega Juliano Cazarré, que faz Rui, o namorado infiel, aparece bem menos do que ela, mas se mostra mais seguro no idioma.

O filme “360” também conta com uma ótima parte técnica, especialmente na edição de Daniel Rezende (“Cidade de Deus”, “Tropa de Elite”, “Ensaio sobre a cegueira”) e na fotografia de Adriano Goldman (“Xingu”), especialmente na sequência realizada dentro de um túnel. Pena que, mesmo com essas qualidades, a superficialidade da história deixa tudo no meio-termo, não permitindo voos maiores da produção. O macedônio “Antes da Chuva“, de 1994, também tinha uma narrativa circular (ainda que imperfeita de propósito) e foi muito mais bem sucedido em seu objetivo do que o novo projeto de Fernando Meirelles. Esse, sim, merece ser descoberto pelo grande público, que ainda assim pode gostar de “360”.

[xrr rating=3/5]

Compartilhe

1 Comentários

  • Caro Célio,

    estou de acordo com quase todos os comentários sobre o filme e catei as referências dos outros títulos citados. Parabéns. Agora, quanto ao sotaque da Maria Flor: não seria esse o sotaque da personagem, da Laura? Foi o que me pareceu mais. Ora, ela estava na Europa por causa do namorado, tudo me pareceu muito decisão a la “o amor é cego” e tal. Por outro lado, Rui é um profissional em constante e intensa prática do idioma.

    Não sei se é isso ou se fiquei pura e realmente encantado com o tal carisma da atriz rsrs. Que sorriso!

    Forte abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sugeridos

Hellboy e o Homem Torto foi feito para agradar Mike Mignola, diz diretor

Após a recepção morna (para dizer o mínimo) do novo filme com...

“A Vingança de Cinderela” não se destaca na moda de contos de fada de terror

Nos anos 2010, espalhou-se uma tendência que pode ser vista até hoje...

Tom Holland compartilha foto misteriosa: “dia de filmagem secreta”

Na manhã de 5 de setembro de 2024, Tom Holland, conhecido por...

High Tide: filme com o brasileito Marco Pigossi e Marisa Tomei ganha trailer

O aguardado filme “High Tide”, estrelado pelo ator brasileiro Marco Pigossi e...

Disney suspende produção de filme adaptado de obra de Neil Gaiman

A Disney anunciou a suspensão temporária da pré-produção do filme “O Livro...

Novo Superman de James Gunn promete ser o oposto de O Homem de Aço

Em um movimento que promete redefinir o universo cinematográfico da DC, o...

Os Fantasmas Ainda Se Divertem se apoia em Michael Keaton para funcionar

Foram 36 anos de especulação sobre uma continuação de “Os Fantasmas Se...

Um filme Minecraft compartilha trailer com Jack Black e Jason Momoa

A Warner Bros. divulgou o primeiro trailer de “Um Filme Minecraft”, uma...