Ambrosia Filmes Festival do Rio: Rip - Um Manifesto Remixado

Festival do Rio: Rip – Um Manifesto Remixado

Na arte que se faz atualmente existe muito pouca autonomia. O fruidor de alguma obra sempre poderá identificar alguma obra anterior no que está apreciando. Eu disse “atualmente”?

Shakespeare não possui nenhuma peça que não seja adaptação de alguma obra anterior ou alguma biografia de personalidades históricas. Podemos ir mais longe. A ordem de matar todos os meninos por causa de uma profecia foi dada por Herodes para matar o messias assim como pelo faraó para matar o menino que seria Moisés.

O poeta é um fingidor e o artista é quase uma fotocopiadora. Diante das novas tecnologias, criou-se a possibilidade de um músico pegar a obra (Composição e execução) de outro para modificá-la. Gravadoras com problemas financeiros, devidos à possibilidade de se baixar qualquer música através da Internet, precisam agarrar-se a qualquer possibilidade legal para manter sua saúde financeira. Assim sendo, não querem saber de liberar as obras a que têm direito para remixagens das gravações de seu catálogo.

Eis que surge “RIP: Um Manifesto Remixado” do canadense Brett Gaylor. Trata-se de um panfleto em defesa do realismo e da liberdade. O realismo se dá devido a grande dificuldade de se impor tal lei e o que ela causa tais como processos absurdos a alguns que, por exemplo, baixaram alguma canção. A liberdade porque o remixador não rouba a obra do criador, ele a recria. Além disto, é afetada também a liberdade de sátira, tipo de obra impossível sem a referência ao satirizado, em geral, sem interesse para que a obra seja produzida ou divulgada.

Para isto, abordam-se exemplos como o de Girl Talk, tido como um dos grandes artistas do remix, o Funk carioca, com elogios de gosto duvidável, e um artista de quadrinhos que satirizou Mickey Mouse.

O documentário aborda as questões de maneira ágil e irônica proporcionando, assim, espetáculo eficaz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

próxima publicação