em

Festival do Rio: Dario Argento e seu mundo de horror

O Festival do Rio e o Centro Cultural Banco do Brasil, com apoio do Istituto Italiano di Cultura trouxeram para o Brasil Dario Argento, um dos maiores mestres do terror moderno, acompanhado de uma mostra bastante completa envolvendo a carreira do cineasta.

A mostra vai apresentar a filmografia completa: 31 produções, entre filmes, tv e seriados (cinema, TV e seriados), um filme de sua filha – e também cultuada – Asia Argento (precedido por dois curtas) e um apêndice do estilo giallo (subgênero do terror criado na Itália) com 4 filmes italianos protagonizados pelo Mickey Hargitay.

Confira a programação completa:

VOCÊ GOSTA DE HITCHCOCK? (Ti piace Hitchcock?)
de Dario Argento. Com Elio Germano, Chiara Conti, Elisabetta Rocchetti, Ivan Morales, Cristina Blondo. Itália, 2004. 95min.
Numa visita à videolocadora de seu bairro, Giulio entreouve uma conversa entre duas mulheres, Sasha e Federica. Aparentemente, elas conversam sobre o filme Pacto Sinistro (1951), de Alfred Hitchcock. Giulio não percebe que as duas estão flertando e trocando números de telefone. Ao chegar em casa, ele descobre que Sasha mora em um apartamento do outro lado da rua e testemunha uma discussão entre ela e sua mãe. No dia seguinte, a mãe de Sasha é encontrada morta. Giulio acredita ter descoberto uma conspiração e inicia uma investigação que irá deixá-lo à beira da insanidade.

Dario Argento e seu mundo de horror – (LP) – 16 anos
SEX (14/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
TER (18/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

O RETORNO DA MALDIÇÃO – A MÃE DAS LÁGRIMAS (La Terza madre)
de Dario Argento. Com Asia Argento, Udo Kier, Cristian Solimeno, Adam James, Moran Atias. Itália / Estados Unidos, 2007. 102min.
Uma antiga urna é encontrada em um cemitério no interior da Itália. Nela, estão os artefatos da Mãe das Lágrimas, uma das três Mães Bruxas do século XIX. Os objetos são enviados ao Museu de Arte Antiga de Roma, onde são recebidos por Sarah, uma estudante de restauração. No entanto, o ressurgimento dos artefatos provoca uma onda de assassinatos, suicídios, roubos e outros crimes em toda a cidade. Enquanto isso, bruxas vindas de todo o mundo se reúnem para dar início à Segunda Era das Bruxas. Terceiro filme da trilogia Mães Bruxas.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SAB (8/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
QUA (19/10) 20:00 CCBB – Cinema 1

UM VULTO NA ESCURIDÃO(Il Fantasma dell’Opera)
de Dario Argento. Com Asia Argento, Julian Sands, Andrea Di Stefano, Nadia Rinaldi. Itália, 1998. 99min.
Paris, fim do século XIX. Um bebê abandonado no esgoto é salvo por ratos. Já adulto, ele vive em segredo debaixo do teatro Ópera, cuidando dos animais e tocando órgão. Um dia, ao ouvir a bela voz da cantora substituta Christine Daaé, se apaixona perdidamente. Para conquistá-la, promete fazer dela a estrela principal, a qualquer custo. Christine se vê dividida entre a devoção do fantasma e os cuidados do Barão Raoul de Chagny, que a corteja. Ao mesmo tempo, misteriosos assassinatos começam a acontecer nos subterrâneos do teatro. Baseado no clássico de Gaston Leroux.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (21/10) 20:00 CCBB – Cinema 1

GIALLO – REFÉNS DO MEDO (Giallo)
de Dario Argento. Com Adrian Brody, Emmanuelle Seigner, Elsa Pataky, Robert Miano. Estados Unidos / Reino Unido / Espanha / Itália, 2009. 92min.
Em Turim, a modelo americana Celina é sequestrada por um taxista no caminho para a casa de sua irmã, Lisa. No dia seguinte, Lisa vai à polícia reportar o seu desaparecimento e é encaminhada para o agente do FBI Enzo Avolfi, que investiga um serial killer que atua sequestrando mulheres estrangeiras e desfigurando-as para destruir sua beleza. Conhecido como Giallo – “amarelo” em italiano -, o psicopata gosta também de fotografar suas vítimas. Juntos, Lisa e Avolfi precisam achar o assassino antes que Celina tenha o mesmo destino das outras vítimas.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (7/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

O PÁSSARO DAS PLUMAS DE CRISTAL (L’uccello dalle piume di cristallo)
de Dario Argento. Com . Itália / Alemanha Ocidental, 1970. 98min.
Sam é um escritor americano que vive em Roma. Sofrendo de um bloqueio criativo, ele pretende retornar em breve aos Estados Unidos com sua namorada, Giulia. Uma noite, ele testemunha uma tentativa de assassinato de uma mulher por um misterioso homem vestido de preto. A mulher sobrevive, mas o criminoso, que Sam descobre se tratar de um serial killer perseguido há tempos pela polícia, acaba fugindo. Assombrado por este ataque, ele começa a investigar o assassino sozinho, até tornar-se um de seus alvos. Primeiro filme da chamada “Trilogia dos Animais”. Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
DOM (16/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

O GATO DE NOVE CAUDAS (Il gatto a nove code)
de Dario Argento. Com . Itália / França / Alemanha Ocidental, 1971. 110min.
Franco Arno é um cego que trabalha escrevendo palavras cruzadas. Em uma noite, andando aos arredores de sua casa com sua sobrinha, ele ouve uma conversa entre dois homens dentro de um carro, parados em frente a um instituto, onde são realizadas pesquisas genéticas. Franco fica desconfiado e pede à sobrinha que descreva os dois. Na mesma noite, alguém invade o instituto e mata um segurança. Franco ouve os ruídos de sua casa. No dia seguinte, ele conhece o jornalista Carlo Giordano e, juntos, eles tentarão investigar o caso. Segundo filme da “Trilogia dos animais”. Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
DOM (16/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

QUATRO MOSCAS NO VELUDO CINZA (4 Mosche di Velluto Grigio)
de Dario Argento. Com . Itália / França, 1971. 104min.
Roberto, o baterista de uma banda de rock, percebe que tem sido seguido nos últimos dias por um homem desconhecido. Uma noite, ele consegue alcançar o homem em um teatro abandonado. Os dois lutam e Roberto acaba matando-o acidentalmente. Ele foge do local, porém uma figura mascarada no alto do teatro fotografara toda a ação. Roberto então passa a ser constantemente atormentado com ligações, fotos comprometedoras e visitas do homem mascarado em sua própria casa. Último filme da “Trilogia dos Animais”.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
DOM (16/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
SEX (21/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

CINCO DIAS EM MILÃO (Le Cinque Giornate di Milano)
de Dario Argento. Com . Itália, 1973. 122min.
Em meio à revolta anti-austríaca de 1848, em Milão, Cainazzo é um jovem que escapa da prisão e se depara com o clima caótico nas ruas da cidade. Ele conhece por acaso o padeiro Romolo, de quem acaba se tornando amigo. Juntos, os dois encontram todo o tipo de figuras, entre personagens sanguinários, bandidos, aventureiros sem escrúpulos, filósofos, oportunistas e idealistas, cada um com seu motivo para participar da rebelião. Em meio à onda de violência que toma conta da cidade, eles também se verão obrigados a reagir.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
QUI (13/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
SEX (21/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

PRELÚDIO PARA MATAR (Profondo rosso)
de Dario Argento. Com. Itália, 1975. 126min.
Em Roma, uma médium capaz de ler mentes recebe os pensamentos de um assassino durante uma sessão. Pouco depois, ela é morta violentamente em seu apartamento. O pianista inglês Marcus Daly, que está passando por ali, testemunha o assassinato através da janela. Ele tenta ajudá-la, porém chega tarde demais ao local, após o assassino ter fugido sem ser reconhecido. Intrigado, ele procura investigar o crime, tendo como companhia a jornalista Gianna Brezzi. No entanto, novos assassinatos acontecem e ele parece ter se tornado o principal alvo do psicopata.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (7/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
SAB (15/10) 24:00 Odeon Petrobras [OD038]
DOM (23/10) 20:00 CCBB – Cinema 1

SUSPIRIA (Suspiria)
de Dario Argento. Com Dario Argento. Itália, 1977. 98min.
Suzi é uma bailarina americana que chega à Alemanha para integrar uma famosa academia de dança, que fica no meio de uma floresta. Impossibilitada de dormir no local, ela vai para um hotel. Nessa mesma noite, porém, uma outra bailarina que havia acabado de deixar a escola é brutalmente assassinada. Enquanto procura se estabelecer no ambiente frio da academia, Suzi vai se deparando com estranhos personagens e situações. Aos poucos, ela descobrirá que o lugar é apenas uma fachada para uma organização maléfica. Primeiro filme da trilogia das “Mães Bruxas”. Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SAB (15/10) 18:00 CCBB – Cinema 1
QUA (19/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

A MANSÃO DO INFERNO (Inferno)
de Dario Argento. Com Irene Miracle, Leigh McCloskey, Eleonora Giorgi, Daria Nicolodi, Alida Valli. Itália, 1980. 107min.
Lisa é uma poetisa que vive em Nova York. Ela acha por acaso um livro chamado As Três Mães, sobre três bruxas cujas casas teriam sido construídas sob medida para elas em Roma, Freiburg e Nova York. Lisa acredita estar morando onde anteriormente fora uma dessas casas e escreve uma carta a seu irmão Mark, que vive em Roma, relatando seu medo. Uma amiga de Mark, Sara, lê a carta e, ao ir atrás do mesmo livro, acaba assassinada. Mark então parte para Nova York para procurar Lisa e tentar elucidar o mistério. Segundo filme da trilogia Mães Bruxas.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
QUA (19/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

TENEBRE (Tenebre)
de Dario Argento. Com Anthony Franciosa, Christian Borromeo, Mirella D´Angelo, Veronica Lario. Itália, 1982. 110min.
Peter Neal é um escritor americano de romances policiais violentos extremamente populares na Europa. Ele está em Roma para promover seu novo livro, acompanhado de seu agente e sua assistente. Sem que ele saiba, sua ex-mulher Jane também está por perto. Quando um brutal assassinato acontece, Neal recebe uma carta do assassino, que diz ter se inspirado em seus livros para cometer o crime. Ele avisa a polícia, que põe o detetive Giermani e sua parceira Altieri como responsáveis pelo caso. No entanto, outros assassinatos acontecem, aumentando cada vez mais a desconfiança sobre Neal.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (14/10) 18:00 CCBB – Cinema 1
QUI (20/10) 20:00 CCBB – Cinema 1

PHENOMENA (Phenomena)
de Dario Argento. Com Jeniffer Connelly, Daria Nicolodi, Donald Pleasence, Patrick Bauchau. Itália, 1985. 110min.
Uma turista adolescente é brutalmente assassinada no interior da Suíça. Oito meses depois, Jennifer, filha de um famoso ator, é enviada a uma escola para meninas na mesma região. Sonâmbula, ela testemunha o assassinato de uma estudante enquanto anda pelo telhado da escola. Na mesma noite, ela conhece o entomologista John McGregor, que percebe nela uma estranha capacidade de interação com os insetos. Um novo assassinato acontece, desta vez vitimando Sophie, colega de quarto de Jennifer. Assustada, ela foge para a casa de McGregor, enquanto tenta solucionar o caso.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
TER (11/10) 20:00 CCBB – Cinema 1

TERROR NA ÓPERA (Opera)
de Dario Argento. Com Cristina Marsillach, Ian Charleson, Urbano Barberini, Daria Nicolodi. Itália, 1987. 107min.
Betty é uma jovem e insegura cantora de ópera que ganha sua grande chance quando a diva Mara Cecova, atriz principal de uma montagem de MacBeth, de Verdi, é atropelada e quebra uma perna. Chamada para substituí-la, Betty aceita, apesar de sentir um mau pressentimento. Sua performance é saudada por todos, enquanto um assassinato acontece em um dos balcões do teatro. A partir daí, o assassino, obcecado por Betty, começa a matar todos os que tentam se aproximar dela. Em seus crimes, ele emprega ainda um requinte de crueldade: faz questão de que ela seja sua espectadora.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
DOM (9/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
SEX (14/10) 24:00 Est Sesc Botafogo 1 [BT156]
DOM (23/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

DOIS OLHOS SATÂNICOS (Due occhi diabolici)
de George A. Romero, Dario Argento. Com Adrienne Barbeau, Ramy Zada, Bingo O’Malley, Harvey Keitel, Madeleine Potter. Itália / Estados Unidos, 1990. 120min.
Filme em dois episódios, adaptados de contos de Edgar Allan Poe. Em The Facts in the Case of Mr. Valdemar, dirigido por George A. Romero, uma mulher e seu amante psicanalista submetem o marido dela a uma sessão de hipnose a fim de roubar sua fortuna. No entanto, o marido morre sob efeito do transe e seu espírito passa a assombrar sua esposa e o amante. Em The Black Cat, dirigido por Dario Argento, um fotógrafo criminal fica incomodado quando sua namorada traz um gato para casa. Um dia, ele mata o animal. Mas logo descobre que não conseguirá se livrar do felino tão facilmente. Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
QUI (13/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

TRAUMA (Trauma)
de Dario Argento. Com Asia Argento, Christopher Rydell, Piper Laurie, Frederic Forrest. Estados Unidos / Itália, 1993. 106min.
Aura é uma jovem anoréxica que fugiu de uma clínica psiquiátrica. Prestes a se suicidar, ela é impedida por David, que se torna seu amigo e a ajuda a retornar à casa de seus pais. Um noite, porém, eles são mortos e decapitados do lado de casa. Assombrada e sem ter para onde ir, Aura procura David. Enquanto isso, o assassino está à solta e as mortes continuam em série. Sabe-se que ele ataca sempre em dias chuvosos e que decapita suas vítimas. Juntos, Aura e David tentam investigar o caso. Eles precisam encontrar o assassino antes que ele os encontre.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
QUA (12/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
SAB (22/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

SÍNDROME MORTAL (La sindrome di Stendhal)
de Dario Argento. Com Asia Argento, Thomas Kretschmann, Marco Leonardi, Luigi Diberti. Itália, 1996. 120min. A detetive Anna Mani está envolvida na investigação de um assassino e estuprador em série. Ela viaja até Florença, onde recebe uma pista de que o criminoso estaria na Galeria Uffizi. Chegando lá, no entanto, Anna é acometida pela chamada Síndrome de Stendhal, na qual o contato com a beleza de certas obras de arte desencadeia lapsos de consciência e alucinações. Sofrendo de amnésia temporária, ela é ajudada por um jovem chamado Alfredo. Em suas garras, a detetive mergulha em seu maior pesadelo. Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SAB (15/10) 20:00 CCBB – Cinema 1
SAB (22/10) 18:00 CCBB – Cinema 1

SEM SONO (Non ho sonno)
de Dario Argento. Com Max Von Sydow, Stefano Dionisi, Chiara Caselli, Gabrielle Lavia. Itália, 2001. 117min.
Dezessete anos atrás, o detetive Moretti investigou uma série de assassinatos em que o principal suspeito, o escritor de livros de suspense Vincenzo de Fabritiis, fora dado como morto. Quando algumas mortes similares passam a ocorrer novamente, Moretti, agora aposentado, retorna à ativa para reabrir o caso. Ele se junta a Giácomo, filho de uma das vítimas do assassino no passado, que trará todo o tipo de aparelhagem eletrônica para a investigação. Juntando as técnicas de Giácomo com a experiência e os métodos antigos de Moretti, os dois tentarão solucionar o caso. Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
QUI (20/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

JOGADOR MISTERIOSO (Il cartaio)
de Dario Argento. Com Stefania Rocca, Liam Cunningham, Silvio Muccino . Itália, 2004. 103min.
Uma turista inglesa é sequestrada em Roma. A detetive Anna Mari recebe um e-mail que a desafia para um jogo de cartas pela internet. Caso ela perca, a turista será morta. Seguindo ordens superiores, ela se recusa a jogar e a turista é assassinada em frente a uma webcam. A polícia começa a investigar o crime, mas outros sequestros continuam a acontecer. Quando uma nova vítima é morta brutalmente, o jovem Remo, um aficionado por pôquer virtual, é chamado para tentar deter o assassino. Enquanto isso, Anna procura solucionar o caso com a ajuda do policial inglês John Brennan.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (14/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

PORTA PARA ESCURIDÃO – O TREM + O VIZINHO (La porta sul buio – Il tram)
de Dario Argento. Com Enzo Cerusico, Paola Tedesco, Pierluigi Aprà . Itália, 1973. 52min.
Uma jovem é encontrada morta no vagão de um trem que acabara de retornar de uma viagem noturna. O jovem inspetor Giordani é o encarregado do caso. Sem testemunhas para ajudá-lo, ele procura refazer o trajeto do trem e contactar todos os que estiveram nele no dia anterior. Como a investigação não evolui, ele decide usar sua própria mulher como isca para o assassino, colocando-a em perigo. Episódio da série de TV Porta para a Escuridão, inspirado por uma subtrama cortada de O Pássaro das Plumas de Cristal (1970).
Dario Argento e seu mundo de horror – (LP) – 16 anos

Episódio O Vizinho (Il vicino di casa)
Roteiro e Direção Luigi Cozzi Produção Dario Argento
Fotografia Elio Polacchi Montagem Amedeo Giomini e Alberto Moro
Direçao de arte Dario Micheli Trilha sonora Giorgio Gaslini
Elenco Aldo Reggiani, Laura Belli, Mimmo Palmara, Alberto Atenari
Itália 56 minutos
Sinopse: Luca e Stefania são um jovem casal com um bebê que se mudam para um apartamento à beira-mar remoto tarde da noite. Sem o conhecimento do casal, o vizinho que mora no andar de cima assassinou sua esposa.
TER (11/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

JENIFER: INSTINTO ASSASSINO (Jenifer)
de Dario Argento. Com Steven Weber, Carrie Fleming, Brenda James, Harris Allan. Estados Unidos, 2005. 58min.
Frank é um policial que salva uma mulher prestes a ser morta por um mendigo descontrolado. A vítima é Jenifer, uma mulher de corpo atraente, mas que possui o rosto desfigurado e problemas mentais. Mesmo sentindo repulsa inicialmente, Frank fica obcecado por Jenifer, nutrindo por ela uma atração incontrolável. No dia seguinte, ao ir visitá-la em um asilo psiquiátrico, ele decide levá-la para casa, onde vive com sua mulher e seu filho. No entanto, ele não faz ideia de quem está colocando dentro da vida de sua família. Episódio da série de TV Masters of Horror.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (7/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

PELTS (Pelts)
de Dario Argento. Com Meat Loaf, Link Baker, Emilio Salituro, Elise Lew. Canadá / Estados Unidos, 2006. 58min.
Jake é um ambicioso comerciante de peles. Quando um caçador lhe oferece peles de guaxinim obtidas em um local místico, Jake se depara com as peles mais atraentes que já viu na vida e decide roubá-las. Além da ascensão de seu negócio, ele tem também entre seus planos Shanna, uma stripper por quem é apaixonado e que espera conquistar com um casaco feito com suas novas peles. Ele não imagina, porém, que as peles são amaldiçoadas e que causarão uma onda de mortes entre os que se aproximarem delas. Episódio da série de TV Masters of Horror.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SEX (7/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

PORTA PARA ESCURIDÃO – TESTEMUNHA OCULAR + A BONECA (La Porta sul buio – Testimone Oculare)
de Roberto Pariante, Dario Argento. Com Marilù Tolo, Riccardo Salvino, Glauco Onorato. Itália, 1973. 53min.
Roberta dirige por uma estrada que percorre diariamente. Uma mulher surge do nada e cai na frente de seu carro. Inicialmente, Roberta pensa tê-la atropelado, mas, ao verificar o corpo, percebe que a mulher fora atingida anteriormente nas costas. Ela vê uma silhueta entre as árvores e corre para chamar a polícia. Quando retorna ao local do crime, no entanto, o corpo desapareceu. Os policiais não acreditam em Roberta e, aos poucos, passam a suspeitar dela. Episódio da série de TV Porta para a Escuridão (1973). Argento assumiu a função de diretor no meio da produção.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LP) – 16 anos

Episódio A Boneca (La bambola)
Direção Mario Foglietti Roteiro Marcella Elsberger e Mario Foglietti
Produção Dario Argento Fotografia Elio Polacchi Montagem Amedeo Giomini
Direção de arte Dario Micheli Trilha sonora Giorgio Gaslini Elenco Robert Hoffmann,
Mara Venier, Gianfranco D’Angelo, Erika Blanc e Maria Teresa Albani Itália 59 minutos
Sinopse: Um doente mental escapa de um asilo. A polícia tenta encontrar o paciente antes que alguém seja ferido ou morto.
QUA (12/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

O MUNDO DE HORROR DE DARIO ARGENTO (Il mondo dell’orrore di Dario Argento )
de Michele Soavi. Com Dario Argento, Romano Albani, Fiore Argento . Itália, 1985. 76min.
O cineasta Dario Argento, que havia acabado de filmar Phenomena (1985), fala de sua obra até então, com filmes como Prelúdio para Matar (1975), Tenebre (1982), entre outros. O filme traz cenas do making of de Phenomena, Suspiria (1977) e A Mansão do Inferno (1980), além de cenas excluídas de alguns filmes. Entre os temas abordados, há também os filmes produzidos por Argento, como Despertar dos Mortos (1978), de George Romero. Entre os depoimentos, figuram também colaboradores do diretor, como o diretor de fotografia Luciano Tovoli e atores como Michael Brandon e Jennifer Connelly.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LP) – 16 anos
TER (18/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

DARIO ARGENTO: O MESTRE DO HORROR (Dario Argento: Master of Horror)
de Luigi Cozzi. Com Dario Argento, Luigi Cozzi, Pino Donaggio. Itália, 1991. 60min.
O cineasta Dario Argento fala sobre suas inspirações, seus métodos criativos e o uso da música em seus filmes, entre outros temas. Cenas de making of de Terror na Ópera (1987) e Tenebre (1982) se somam a comentários sobre diversos outros filmes, entre eles Dois Olhos Diabólicos (1991), parceria com George Romero baseada em Edgar Allan Poe, de quem Argento se revela um grande admirador. Além da entrevista com o próprio diretor, há também depoimentos de alguns de seus colaboradores, como o maquiador Tom Savini e o especialista em efeitos especiais Sergio Stivaletti.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 16 anos
SAB (15/10) 16:00 CCBB – Cinema 1

SCARLET DIVA (Scarlet Diva)
de Asia Argento. Com Asia Argento, Jean Shepard, Herbert Fritsch, Gianluca Arcopinto, Joe Coleman. Itália, 2000. 91min.
Anna Battista é uma jovem e famosa atriz que acaba de receber um prêmio em Milão. Ela viaja por países como França, Estados Unidos, Inglaterra e Itália. Nesse meio tempo, se encontra com produtores inescrupulosos, tenta ajudar uma amiga vítima de constantes abusos pelo marido e se apaixona pelo cantor de uma banda de rock, que a abandona e de quem ela depois descobre estar grávida. Anna embarca então em uma jornada sem fim em meio às drogas. Enquanto isso, também tenta produzir seu primeiro filme como diretora, baseado em um roteiro autobiográfico e intitulado Scarlet Diva.
Dario Argento e seu mundo de horror – (LEP) – 18 anos
22/10 – 20:00 CCBB – Cinema 1
Antes serão exibidos dois curtas:
Prospectiva (Prospettive) –
Roteiro e Direção Asia Argento Montagem Federico Maneschi Itália 2 minutos
Sinopse: Uma jovem mulher tem seus sonhos invadidos por seu psiquiatra.
Grunhido! (Squeak!)
Roteiro e Direção Alessandro Valori Assistente de direção Asia Argento Montagem Federico Maneschi Elenco Asia Argento Itália 9 minutos
Sinopse: Cineastas anárquicos tentam fazer um snuff-movie.

BLOODY PIT OF HORROR (Il Boia Scarlatto) –
Direção Massimo Pupillo Fotografia Luciano Trasatti Montagem Mariano Arditi Trilha sonora Gino Peguri Elenco Mickey Hargitay, Walter Brandi, Luisa Baratto. EUA/Itália, 87 minutos. 1965
Sinopse: Filme de horror gótico baseado nos escritos do Marquês de Sade e dirigido por Massimo Pupillo. O filme, ambientado na Itália tem Mickey Hargitay como protagonista em seu papel mais icônico que foi incorporado na cultura pop através dos quadrinhos, camisetas e canções compostas por bandas de rock e heavy metal. Conta a história de um fotógrafo e suas modelos quando resolve fazer uma sessão de fotos em um velho castelo abandonado para capturar algumas capas de livros sexy de terror. Sem saberem, o castelo é habitado por um lunático que acredita ser o espírito reencarnado de um carrasco do século 17, o famigerado: The Crimson Executioner.
DOM (9/10) – 18h Cinema 1
DOM (23/10) – 16h Cinema 1

A MULHER DE FRANKENSTEIN (La Figlia di Frankenstein) –
Direção Aurelliano Luppi e Mel Welles Fotografia Riccardo Pallottini Montagem Cleofe Conversi Direção de arte Francis Mellon Trilha sonora Alessandro Alessandroni Elenco Joseph Cotten, Sara Bay, Mickey Hargitay. Itália, 85 minutos. 1971
Sinopse: Depois que seu pai é morto pelo monstro que criou, Tania Frankenstein (Rosalba Neri) realiza experimentos para criar o homem ideal para satisfazer seus estranhos desejos sexuais. Ela planeja transplantar o cérebro do assistente de seu pai (Paul Muller) para o corpo viril e robusto de um servo que possui uma deficiência mental.
TER (11/10) – 18h cinema 1

DELÍRIO (Delirio Caldo)
Direção Renato Polselli Fotografia Ugo Brunelli Montagem Otello Colangeli Trilha sonora Gianfranco Reverberi Elenco Mickey Hargitay, Rita Calderone, Raoul Lovecchio. Itália, 102 minutos. 1972
Sinopse: Dirigido por Renato Polselli, o filme é um marco do cinema dos anos 70 do cinema de exploração europeu (euro-exploitation). Embora a trama flerte com o giallo, um subgênero do terror, “Delirium caldo” (no original) é realmente 100 minutos de loucura com uma história complexa, absurda e recheada de humor negro. Mickey Hargitay interpreta o Dr. Herbert Lyutak, um maníaco sexual que abusa brutalmente de suas vítimas antes de matá-las. Conforme os assassinatos, a esposa de Lyutak começa a ter visões cada vez mais inquietantes de tortura medieval e orgias que ameaçam a sua compreensão da realidade.
QUARTA (12/10) 18h Cinema 1
QUINTA (20/10) 18h Cinema 1

A REENCARNAÇÃO DE ISABEL (Riti, Magie Nere e Segrete Orge nel Trecento…) –
Direção e Montagem Renato Polselli Fotografia Ugo Brunelli Direção de arte Giuseppe Ranieri Trilha sonora Romolo Forlai e Gianfranco Reverberi Elenco Mickey Hargitay, Rita Calderone, Raoul Lovecchio. Itália, 98 minutos.
1973
Sinopse: Jack Nelson (Mickey Hargitay) compra um castelo na Europa e dá uma festa de noivado para Laureen (Rita Calderoni), sua filha adotiva italiana. Durante a festa, uma série de jovens virginais são levadas para os sepulcros do porão por satanistas para sempre sacrificadas com o intuito de reviver Isabella (Rita Calderoni), uma bruxa de 400 anos queimada no século 13. A história gira em torno dessa seita demoníaca que sacrifica jovens virgens para ressuscitar Isabella (Rita Calderoni), uma vampira meio bruxa, que foi queimada durante a Inquisição do século XIV. Séculos depois todos os personagens envolvidos na execução estão reencarnados ou são mortos-vivos a espera do dia da ressurreição de Isabella, onde até o Conde Drácula reencarna.
QUINTA (13/10) – 18h Cinema 1

alguém opinou!

Deixe sua opinião!
  1. classe este artigo sal ,dario argento é um cineasta que deve ser conhecido e apreciado não só por pessoas que gosta de filmes de horror,mas por cinefilos em geral ,pois sua obra transcede generos

Participe com sua opinião!