Festival Varilux: Xeque-Mate

Xeque-mate (Joueuse, no original em francês), filme em cartaz do Festival Varilux, conta a história de Hélène (Sandrine Bonnaire), uma empregada que tem uma imensa vontade de aprender a jogar xadrez. Ela trabalha em um hotel e na casa do Sr. Kröger (Kevin Kline), um homem grosseiro e misterioso. É para ele que Hélène pede para ensiná-la a arte do jogo que tanto a fascina.

A vida de Hélène não é fácil. Seu marido é um grosseirão machista, e a filha morre de vergonha de ser pobre. Reprimida por todas essas coisas à sua volta, ela começa a passar as noites em claro para aprender a jogar xadrez e mais tarde, tem aulas com o Sr. Kröger. Aos poucos ela vai pegando o jeito da coisa e vê tabuleiros e peças de xadrez em diversos momentos do seu cotidiano.

O Sr. Kröger começa a respeitar Hélène, e decide que ela está pronta para participar de um campeonato amador. A partir daí, desenrola-se o terceiro ato do filme, que em nenhum momento peca em clichês.

As regras do jogo de xadrez tornam-se regras de vida para a protagonista, em um excelente jogo de metáforas. A interpretação de Sandrine Bonnaire é impecável, mostrando o desenvolvimento da personagem ao longo da história e a conquista de sua auto-confiança. O resultado final é uma bela história de superação, com o charme do interior da França.

[xrr rating=3.5/5]

Netflix anuncia nova série de Stranger Things; Assista ao trailer

Intitulada "Outros Mundos: Uma Aventura Stranger Things", a nova produção em live-action se passa nos anos 1950, traz novos personagens e promete explorar as origens dos mistérios do abismo

Elvis “retorna” na noite em que o Rio se converteu em Las Vegas

As teses de que Elvis Presley não morreu não...

‘Cavalo Selvagem Nove’ mira no imperialismo sob o peso da culpa

Misturando comédia ácida, espionagem e teatro do absurdo, o...

Bebe Rexha trará Dirty Blonde para o Tomorrowland Brasil em 2027

Estrela pop desembarca no festival em Itu após estreia...

Após rumores, Disney confirma data de estreia de ‘Vingadores: Guerra Secreta’

Em evento na Argentina, estúdio afasta especulações sobre adiamento...

DC Studios terá reboot de Constantine com diretor de Evil Dead

A DC Studios encabeçada por James Gunn e Peter...