em ,

Longa nacional ‘Os Pássaros de Massachusetts’ estreia no Amazon Prime

Inédito no circuito comercial, drama aposta na reflexão para explorar o cotidiano de três jovens

O longa “Os Pássaros de Massachusetts“, estreia na direção de Bruno de Oliveira, já está disponível na Amazon Prime.

Durante três dias de inverno, Fernanda (Fernanda Detoni), Bruno (Bruno de Oliveira) e Sofia (Sofia Nóbrega) se encontram pelas ruas de Porto Alegre. O entrelace ocasional na vida leva os três jovens de 20 e poucos anos a descobrirem mais sobre cada um. Inédito no circuito comercial, o filme teve sua première no Festival de Cinema de Gramado em 2019. A produção é da B25 com distribuição da Elo Company.

Com uma narrativa minimalista, marcada por silêncios, texturas e muitos detalhes espalhados ao longo da história, Bruno de Oliveira constrói o universo de seus personagens. Gravado em 20 diárias, distribuídas durante quatro meses de 2018 na capital gaúcha, o longa-metragem é uma produção de baixo orçamento feita entre amigos. “Nos divertimos muito fazendo o filme, dando rolês, rindo”,  relembra o diretor e ator. “E fizemos sem saber como tudo iria se encaixar para contar a história, que na verdade é um passeio por Porto Alegre e pela vida das três personagens”, resume.

Para o realizador, a capital dá o tom do filme. “É a cidade em que eu nasci, cresci e seria legal se ela fosse mais representada no audiovisual para que as pessoas daqui ou de outros lugares tivessem uma ideia do que seria uma atmosfera de Porto Alegre”, explica o diretor. O roteiro nasceu sem diálogos, que foram construídos ao longo das filmagens com um elenco de não atores. Parte da narrativa também foi construída na montagem, assinada por Leonardo Michelon. O diretor também destaca a trilha sonora original do compositor Felipe Rotta, que embala as idas e vindas dos personagens com batidas eletrônicas, arranjos inspirados na sonoridade japonesa e o uso de banjo.

Uma caminhada solitária ou acompanhada pelo parque, a simples ida a uma lancheria, conversas triviais, o cotidiano e a construção natural das relações estão entre as imagens que o diretor captura em detalhes. Na trama, Sofia acaba de passar em um mestrado nos EUA. Ela faz amizade com Fernanda que trabalha como costureira. Juntas elas conhecem o fotógrafo Bruno em uma festa. O cineasta cita o cinema de Robert Bresson, Eric Rohmer e Hong Sang-Soo como algumas das grandes influências de “Os Pássaros de Massachusetts”.

Serviço

“Os Pássaros de Massachusetts” de Bruno de Oliveira

Drama | 89 min. | Brasil

Disponível na plataforma: Amazon Prime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *