Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho | Filmes | Revista Ambrosia
em ,

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho

O renomado crítico de cinema Rubens Ewald Filho faleceu nessa quarta-feira aos 74 anos. Ele estava internado no Hospital Samaritano, em Higienópolis, região central de São Paulo, desde maio, quando sofreu um desmaio num shopping da capital e caiu na escada rolante.

Nascido em Santos, em 7 de março de 1945, Rubens era conhecido por sua memória prodigiosa. Seu conhecimento enciclopédico foi utilizado em livros como “Os 100 melhores filmes do século 20”, “Os 100 maiores cineastas” e, principalmente, “Dicionário de cineastas”. Todos amplas fontes de consulta cinematográfica. Começou aos 11 anos de idade anotando os filmes que assistia. Transitou por várias profissões, como Direito e Administração, mas seu amor pelo cinema sempre falou mais alto. Tornou-se a maior referência de crítica fílmica do país.

Ficou conhecido por suas resenhas no Jornal Hoje nos anos 1980, mas sobretudo pelas transmissões do Oscar e Globo de Ouro na TNT. Passou por emissoras como Globo, Cultura, HBO, Telecine. Esteve à frente de alguns dos principais festivais de cinema do Brasil. Foi curador dos festivais de Gramado e Paulínia e consultor do Projeto Paulínia Magia do Cinema / Polo de Cinema.

O velório será realizado nesta quinta-feira, 20/6, na Cinemateca Brasileira, das 7h às 15h. O enterro será às 16h, no Cemitério dos Protestantes.

Deixe sua opinião

Avatar

Publicação Cesar Monteiro