em

O guia de cinema do verão americano de 2013

Como todos sabem, quando a temperatura sobe no hemisfério norte, as bilheterias esquentam. Começou a temporada de verão 2013 nos E.U.A, a época mais lucrativa para as salas exibidoras por lá, quando os estúdios lançam seus pesos pesados (leia-se adaptação de quadrinhos, livros best seller juvenis,continuações e reboots).

O verão americano no cinema compreende o feriadão do Memorial Day (última segunda feira de maio) até meados de agosto e tem seu ponto alto no feriadão da independência, o 4 de julho. Se bem que no início de maio já saem campeões de bilheteria. O Homem Aranha de Sam Raimi, Os Vingadores e agora Homem de Ferro saíram nessa época de pré-temporada. Como hoje em dia esses filmes chegam quase simultaneamente ao Brasil, nossas bilheterias também se aquecem nessa época.

Há uns 25 anos, os blockbusters do verão só chegavam aqui no fim do ano. Com tanta opção, aqui vai um guia para escolher pelo que vale a pena se quedar em filas gigantes nos multiplexes.

Velozes e Furiosos 6 

Velozes-e-Furiosos-6

Estreou mundialmente na semana passada e fez uma bela arrecadação tanto no mercado doméstico quanto no internacional. A série que em sua terceira parte parecia fadada ao fracasso, revigorou-se na quarta parte, em que os personagens do filme original voltaram à ação. O êxito se repetiu com a quinta parte (parcialmente filmada no Rio) e uma parte 7 já está engatilhada. Deveria ser a última, mas com essas belas cifras, talvez não.

Se Beber Não Case Parte III

Foi a estréia da semana. Por aqui. A terceira e (dizem) última parte da série iniciada em 2009 estrelada por Bradley Cooper, Ed Helms e Zack Galifianakis. Fez bonito no Memorial Day, embora abaixo de Velozes. Infelizmente a série não manteve a qualidade do primeiro filme.

Star Trek: Além da Escuridão

star_trek_011

J.J. Abrams salvou a combalida franquia de ficção científica que estava dando prejuízo nos cinemas e trouxe uma versão anabolizada sob medida para a nova geração. Acertou em cheio e, de quebra, não decepcionou os velhos fãs. Já estreou nos E.U.A em 17 de maio, chega aos nossos cinemas em 14 de junho, mas já está havendo pré-estreias em algumas salas, para os mais ansiosos. Crítica feita pelo colega JR Dib http://ambrosia.com.br/alem-da-escuridao-mostra-uma-nova-faceta-do-novo-star-trek/

Depois da Terra
Depois-da-Terra-Divulgação

M. Night Shyamalan surpreendeu o mundo inteiro com o suspense O Sexto Sentido, um verdadeiro marco no gênero… Só que depois nunca mais repetiu o êxito, alternando produções medíocres e ruins. Depois da Terra mostra a luta pela sobrevivência de um pai e seu filho (Will e Jaden Smith) no nosso planeta, que, mil anos após a debandada humana, virou um lugar inóspito e perigoso. Estréia em 31 de maio nos E.U.A e 7 de junho no Brasil

O Homem de Aço

É o filme mais esperado deste verão e um dos mais aguardados do ano. Sob a batuta de Christopher Nolan, que assume a produção, Zack Snyder comanda esse reboot do Superman, depois de dois filmes ridículos que arruinaram a franquia, ainda com o saudoso Christopher Reeve, e uma tentativa de ressuscitar o herói no cinema, que não foi muito bem sucedida, dirigida por Bryan Singer. Assim como em Batman, a abordagem será mais realista e não prestará tributo ao filme de Richard Donner, como foi o caso de Superman O Retorno.

A Warner aposta todas as suas fichas nesse filme, não só pela possibilidade de finalmente deslanchar sua franquia principal, mas também porque seu sucesso será o sinal verde definitivo para o filme da Liga da Justiça, o “Vingadores” da DC.
Estréia nos E.U.A dia 14 de Junho, os brasileiros terão de esperar até 12 de Julho, estratégia adotada pela Warner por conta da Copa das Confederações (que se inicia no dia 15 de junho) e para não dividir público com Star Trek, que estréia aqui dia 14 de junho.

Universidade Monstro

univercidade-de-monstros-sa
É a continuação da simpaticíssima animação de 2001. Mostra como Sulley (voz de John Goodman) e Wazowski (voz de Billy Cristal) se conheceram, ainda na universidade. Tomara que seja a volta da Pixar às animações geniais, que o estúdio está devendo desde Toy Story 3. Estréia dia 21 de juhno nos E.U.A e no Brasil.

Guerra Mundial Z

Brad Pitt contra os zumbis. Baseado no livro de Max Brooks. Medo nos dois sentidos. Se for bom, será a surpresa do ano. 21 de Junho nos E.U.A e uma semana depois no Brasil.

Meu Malvado Favorito 2

Gru agora é recrutado por uma liga de anti- vilões para combater um novo super criminoso. Continuação da impagável animação da Universal, na mesma época em que a Dreamworks também lançou uma trama cujo protagonista era um vilão, Megamente.
Estréia em 3 de julho nos E.U.A, no feriadão de Independência e no Brasil dois dias depois.

O Cavaleiro Solitário

Trata-se de uma adaptação do Lone Ranger, que aqui chegou a ser traduzido como Zorro, só por causa do chapéu e da máscara, mas as semelhanças param por aí; Diego De La Vega nada tem a ver com o pistoleiro do oeste selvagem. Criado para o rádio em 1930, Lone Ranger ganhou as matinês de cinema e a TV entre 1949 e 1957. Agora recebe uma versão super produzida para o cinema, com Johnny Depp no papel do índio Tonto e Jerry Bruckheimer e Gore Verbinski repetindo a dobradinha da trilogia Piratas do Caribe.
Chega aos E.U.A para disputar o concorrido feriadão de independência com Universidade Monstros em 3 de julho. Chega ao Brasil no dia 12 de Julho.

Círculo de Fogo

ads_pacificrim3

Um dos filmes mais esperados do verão, e promete ser um dos mais legais (se não for O mais). O novo filme de Guilhermo Del Toro é claramente influenciado pelos seriados japoneses (tokusatsus) com embates entre robôs gigantes pilotados e monstrengos despertados do pacífico. 12 de julho nos E.U.A. Por aqui teremos que esperar quase um mês. Só em 9 de agosto.

Wolverine Imortal

Ao que parece, esse aqui irá apagar da memória coletiva aquele desrespeito com um dos personagens mais cool dos quadrinhos, o medonho X Men Origens: Wolverine. Este segundo filme solo do carcaju é uma adaptação da saga japonesa de Chris Claremont e Frank Miller. Os mais entusiasmados arriscam dizer que esse é o “Batman do Nolan” do Wolverine. É esperar e conferir. Lançamento mundial dia 26 de julho.

Os Smurfs 2

O primeiro filme, adaptação do velho desenho da Hanna Barbera dos idos dos anos oitenta com os personagens criados pelo belga Peyo, usava a fórmula de Alvin e os Esquilos, com os azulzinhos no lugar dos peludos. Parece ter dado certo, aí vem a continuação. 31 de julho nos E.U.A e 2 de agosto no Brasil

Percy Jackson: Mar de Monstros

Era para ser o novo Harry Potter nas telonas, dado seu sucesso de vendas nos E.U.A, mas acabou fazendo uma bilheteria apenas boa. Isso não impediu uma continuação. 7 de agosto nos E.U.A e 16 de agosto no Brasil.

Kick Ass 2

kickassnew

A continuação da ótima adaptação dos quadrinhos de Mark Millar e John Romitta Jr mostra o Kick Ass Dave Lizewski, liderando um time de cidadãos normais que resolveram combater o crime inspirados nele. Ele contará ainda com a ajuda da Hit Girl, agora ainda mais mortífera. O trailer deu a impressão de que o filme terá um tom mais super heróico, já que o Kick Ass já não é mais um vigilante amador. Espera-se que seja tão legal quanto o original de 2010. Estréia prevista no Brasil para Setembro deste ano de acordo com o IMDB.

2 opinaram!

Deixe sua opinião!

Deixe sua opinião

Mad Men revisita o glamour e os fantasmas dos anos 60

“The World From The Side of The Moon” de Phillip Phillips é um deleite para os ouvidos